Como tirar a mama do bebê a noite

Você sabe como tirar a mama do bebê a noite? durante os 6 primeiros meses de vida o bebê depende completamente do leite materno para conseguir se manter, e tendo um estômago muito pequeno é comum ele acordar até 3 vezes durante a noite para comer.

Acontece que embora isso seja normal durante os primeiros meses, não é algo que vai ser saudável ou sustentável para os pais ou para o bebê a longo prazo, uma vez que o cansaço vai se tornar cada vez mais difícil de lidar e essa rotina de sono vai tornar seu bebê cada vez mais mal humorado durante o dia. 

Nesse artigo vamos rever algumas dicas e truques que você pode utilizar de como tirar a mama do bebê a noite, assim você vai poder voltar a ter noites tranquilas de sono e finalmente descansar de verdade.

Atenção com a idade !

Primeiro vamos a um pequeno aviso, mesmo que seu objetivo seja aprender sobre como tirar a mama do bebê a noite, não significa que isso deve ser feito com qualquer bebê, antes dos seis meses de idade o bebê não tem mesmo um ciclo alimentar muito longo por isso você precisa ter paciência.

Sendo assim, tudo que listamos neste artigo são dicas para serem utilizadas com bebês que já passaram dos seis meses e que estão acordando durante a noite mais pelo costume do que pela necessidade de comer, então vamos lá.

Atrase a última refeição

Como tirar a mama do bebê a noite

Para conseguir que o seu bebê consiga dormir a noite toda satisfeito, você pode usar uma estratégia bem simples, atrasar a última mamada da noite, ou seja, se normalmente você coloca seu bebê para dormir por volta das 19:30, acorde o bebê por volta das 23 horas para oferecer o peito.

Esse ajuste no horário vai condicionar o seu bebê com a nova rotina alimentar e ele vai conseguir dormir satisfeito por muito mais tempo, desta forma você vai poder diminuir drasticamente a frequência de mamadas durante a madrugada.

Peça ajuda ao papai

Outra forma de diminuir essa necessidade de acordar no meio da noite é simplesmente tirar o leite da equação, afinal se a mamãe se levantar sempre que o bebê chorar vai ser muito mais simples pra ela oferecer o peito e acabar com o choro, por isso, peça ajuda ao papai.

Peça que seu companheiro levante durante a noite para ajudar a acalmar o bebê, normalmente seu filho vai acordar pelo costume a presença do pai vai ser o suficiente para que ele consiga relaxar e voltar a dormir.

Substitua o leite 

Que tal então no lugar da mamada oferecer algo diferente? para que o bebê comece a abrir mão da vontade de mamar durante a noite você pode atender ao choro dele oferecendo algo diferente, assim ele vai perder a vontade.

Você pode por exemplo oferecer água, assim ele vai ter a experiência de mamar mas sem o sabor e isso vai fazer com que ele rapidamente perca o interesse e volte a dormir, eventualmente até isso vai deixar de ser necessário.

Passo a passo como tirar a mama do bebê a noite

Como tirar a mama do bebê a noite

Agora para nossa última lição, um passo a passo rápido que vai te ajudar durante esse processo de transição e acalmar o seu bebê:

  1. Ofereça um banho antes de mamar, antes da última mamada da noite ofereça um banho, assim seu bebê vai ficar com o corpo mais relaxado e vai dormir com mais facilidade durante mais tempo.
  2. Peça para o papai oferecer água, nesse estágio é uma ótima ideia pedir para o papai cuidar do bebê durante a noite, assim você pode dormir mais tranquilamente e ele pode oferecer água que o bebê vai rapidamente aprender a aceitar e dormir.
  3. Organize os horários, para garantir que seu bebê não vai ficar com fome, se programa com cuidado para a última mamada da noite e a primeira do dia, assim você vai ter certeza de que seu filho vai estar alimentado e não vai vacilar na hora de dizer não para a mama durante a noite.

Colocando estas dicas em prática você não vai falhar e seu bebê vai crescer cada vez mais saudável. 

Quero aprender mais!

Se você quer aprender ainda mais sobre maternidade e dicas de como cuidar ainda melhor do seu bebê, não perca a chance de ler nosso artigo sobre: Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Maternidade
Um blog abordando Maternidade.
Este é um site do grupo B20