Você está para ter um bebê e não se aguenta de curiosidade para saber qual será a aparência do seu filho? Com quem ele vai se parecer mais? Curiosidade comum essa, querer saber a futura aparência dos filhos é algo que todos os pais sentem vontade.
Felizmente os cientistas têm dado uma certa importância a isso. São tantas pesquisas que eles podem te dar respostas convincentes bem antes do seu bebê nascer.
Lembre se que genética é tudo, mas mesmo assim, nada assegura que seu filho vai ser igual a você, ou a qualquer um dos pais, sendo assim vamos observar com mais atenção alguns pontos que podem te ajudar com essa curiosidade.
A ciência moderna pode prever as características físicas que a sua criança vai herdar de você, essa informação está nos seus genes, que podem ser dominantes ou recessivos.
São indicativos de genes fortes as seguintes características:
Os genes considerados fracos são:
Vale ressaltar que mesmo com base nessas características, seu filho pode nascer ruivo mesmo se ambos os pais tiverem cabelos escuros, tudo é uma questão de probabilidade.
Vamos supor que: A mãe possui olhos castanhos e cabelos loiros, enquanto isso o pai tem olhos azuis e cabelo preto e cacheado, sendo assim são altas as chances do filho ter olhos castanhos e cabelo preto cacheado.
Em outra situação, o pai tem cabelos ruivos, olhos castanhos e nariz fino, a mãe possui cabelos castanhos, olhos verdes e nariz grande, então o filho deles tem grandes chances de ter cabelos castanhos, olhos castanhos e nariz grande.
Ou então, mãe de olhos azuis, cabelo preto, lábios grandes e pele clara, pai de olhos castanhos, cabelo castanho, lábios pequenos e pele escura, o filho deles na maioria das chances terá olhos castanhos, cabelo preto, lábios grandes e pele escura.
Cor dos olhos: A cor dos olhos pode mudar de acordo com uma percentagem específica para cada cor que os pais tiverem.
É preciso lembrar que a aparência é o resultado do deslocamento de diversos genes dos seus pais, portanto, a aparência da criança não pode ser prevista de modo certeiro. Genes podem pular gerações e reaparecer, isso quer dizer que a pessoa herda genes dos avós e até dos bisavós.
Se você gostou de aprender sobre a genética passada entre as famílias e gostaria de saber mais sobre bebês, leia também: Como fazer o bebê arrotar.
Deixe uma resposta