Qual a melhor posição para o bebê dormir

Qual a melhor posição para o bebê dormir? Ter um bebê em casa é algo que vai trazer muita alegria para a sua vida, por isso mesmo tomar o máximo de cuidado e oferecer sempre o máximo de segurança para o seu bebê é fundamental, sendo assim a hora de dormir pode ser um desafio. 

Principalmente nos primeiros meses de vida o bebê não vai ter muito controle sobre o seu sono e os pais de primeira viagem podem acabar gastando muito tempo tentando encontrar a posição certa que vai ser mais confortável para fazer o seu bebê dormir mais tempo.

Qual a melhor posição para o bebê dormir

Mas isso pode ser um risco, nesse artigo vamos falar um pouco sobre qual é a melhor posição para o bebê dormir e quais os motivos para que essa seja a posição correta para o bebê dormir, então vem com a gente e fique ligado.

Dormir de qualquer jeito oferece riscos ao bebê?

Sim, dormir pode ser muito perigoso nos primeiros doze meses, o que acontece é que durante esse período os bebês não tem total controle sobre seu corpo ainda é o sistema respiratório é muito frágil, sendo assim a posição que o bebê vai dormir é super importante para a saúde dele.

Existe um risco que poucos pais conhecem, uma verdadeira fera tentando prejudicar nossos bebês, é a chamada “Síndrome da Morte Súbita no Lactente” esse é um assunto bastante sério então é necessário que todos os pais entendam do que se trata.

A Síndrome da Morte Súbita no Lactente acontece com bebês que estão completamente saudáveis, ao dormir em uma posição incorreta o bebê acaba não conseguindo liberar corretamente o gás carbônico dentro do seu corpo então para quem estiver olhando parece que tudo está bem mas na verdade o bebê pode sufocar e até vir a óbito enquanto estiver dormindo.

Para diminuir esse tipo de risco que infelizmente ainda acontece muito a sociedade brasileira de pediatria tem recomendações firmes sobre qual é a posição correta para que o seu bebê tenha um sono mais seguro.

Mas afinal, qual é a melhor posição para o bebê dormir?

Qual a melhor posição para o bebê dormir

A melhor posição é simplesmente de barriga para cima, quando colocado com a barriga para cima o bebê pode respirar com mais facilidade, isso se torna ainda mais importante depois de comer quando o estômago do bebê vai ter um peso maior e vai dificultar a respiração.

Naturalmente o bebê pode mudar de posição durante o sono de modo que os pais devem prestar bastante atenção principalmente nos primeiros seis meses quando o bebê não tem forças para se virar rápido ou levantar.

Vale ainda lembrar que o colchão deve ser firme e coberto por um lençol, caso o colchão seja muito fofo o bebê pode afundar e com isso ter menos acesso ao oxigênio além de maior dificuldade para movimentar o rosto no caso de falta de ar.

Passo a passo para o sono tranquilo do bebê

Se você quer garantir que o seu bebê vai dormir com tranquilidade e você está oferecendo o máximo de proteção, então siga o nosso passo a passo na hora de colocar o bebê para dormir:

  1. Tenha certeza de que o bebê está de barriga para cima, assim você garante uma respiração livre e com menos riscos.
  2. Se o bebê já está na fase de agarrar as coisas tenha o cuidado de não deixar nada que ele possa colocar sobre o rosto, coisas como lençóis e fraldas soltas podem causar um acidente.
  3. Evite colocar o ventilador diretamente sobre o bebê, a força do ventilador pode tornar difícil para ele respirar.
  4. Nunca deixe seu bebê deitado de lado, essa é a pior posição para dormir uma vez que bebês tendem a se mexer e ele pode acabar virando de barriga para baixo com muita facilidade.
  5. Controle a temperatura, lençóis podem ser perigosos nessa idade mas o calor excessivo também, ao ficar superaquecido o bebê pode passar mal então tente manter a temperatura do quarto sempre amena.

Agora coloque em prática o que aprendeu com nossos 5 passos e garanta para o seu filho uma noite de sono muito mais tranquila e segura. 

Quero aprender mais!

Se você gostou de nossas dicas e quer continuar aprendendo ainda mais, não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Qual é o melhor leite para bebê de 0 a 6 meses?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Maternidade
Um blog abordando Maternidade.
Este é um site do grupo B20