Saber a partir de que momento começamos a enxergar parece uma pergunta tão distante que até pensar em uma resposta devidamente convincente parece meio difícil.
Ao contrário do que parece os bebês não enxergam perfeitamente logo que abrem os olhos, isso leva um tempo, nos primeiros dias muita coisa no corpo do bebê ainda está em desenvolvimento e em processo de finalização.
Apesar dessas informações, talvez seja necessário ficar de olho nos movimentos que seu bebê faz, para prevenir qualquer coisa relacionada a visão, ou, indicados por ela.
Quando os bebês estão no útero materno, a visão é um sentido pouco utilizado. Ao nascer e abrir os olhos, podemos observar que seu olhar dificilmente fixa pessoas ou objetos. A visão dos recém-nascidos parece que “atravessa” as pessoas e não se detém em um ponto específico.
No primeiro mês de vida ela vai se aprimorando, de tal forma que no segundo mês, os bebês já conseguem fixar mais o olhar em pessoas ou objetos que estão por perto de seu alcance visual, ainda limitado.
Portanto, nessa fase após um mês de vida, se algo se aproximar e se afastar em seguida, eles já conseguem acompanhar com o olhar.
Nos primeiros meses o bebê percebe diferentes tonalidades, dando preferência às vibrantes.
Apesar do que muitos acreditam, os bebês não enxergam em preto e branco. A capacidade de enxergar em um sentido tridimensional aumenta gradativamente até que ele chegue ao primeiro ano de vida.
Como falamos acima, a visão do bebê melhora gradativamente com o passar dos meses, até que ele tenha um ano. Segundo oftalmologistas a visão do bebê vai se desenvolvendo, de maneira precisa da seguinte forma:
Normalmente o bebê segue esse cronograma, porém se em algum momento você notar algo diferente no comportamento do seu bebê em relação a visão, sempre vale a pena procurar um médico e tirar as duvidas.
Caso você esteja preocupada e quer de alguma forma ajudar, para estimular a visão do bebê você deve recorrer aos brinquedos coloridos, com estampas e formas diferentes. Vale lembrar que o bebê recém-nascido enxerga melhor a uma distância de cerca de vinte a trinta centímetros dos objetos.
Se nutrir alguma preocupação sobre isso, o teste do olhinho, que pode ser realizado ainda na maternidade e até os 3 meses de vida da criança pode indicar que o bebê possui algum problema de visão, como estrabismo, sendo preciso adotar algumas estratégias para estimular a visão da criança.
Quero aprender mais!
Pois bem, esteja atenta aos sinais que seu bebê te der, faça uma observação no seu bebê com base nessas dicas. E que tal saber mais sobre outros cuidados com os bebês? Leia também: Como saber se o bebê tem refluxo.
Deixe uma resposta