Você sabe Quando o bebê começa a falar? Como todas as mães e pais, é muito normal que eles se perguntem quando que seu lindo bebê irá começar a falar, pois é um momento incrivelmente importante. Lembrando que esse momento irá ser relembrado por muito tempo.

Alguns bebês demoram mesmo para começar a falar, mas por volta dos 12 meses o bebê já articula pelo menos quatro palavras, já aos 2 anos ele já consegue formar uma frase com mais ou menos três palavras, mas seu vocabulário pode ter cerca de 50 palavras, que pode ir aumentando conforme a idade, por exemplo, 200 palavras aos 3 anos de idade.

Aos 3 meses de idade eles podem emitir alguns sons como “ahh”, “ohh” ou “uhh” por volta de mais ou menos 3 meses de idade, mas depois ele passa a balbuciar algumas palavras, como “dá-dá”, “má-má” entre outros. Mais ou menos aos 9 meses de idade, o bebê já pode ter aperfeiçoado a fala e já pode ser capaz de dizer palavras como “mamãe” ou “papai”.

Quando o bebê começa a falar
Quando o bebê começa a falar

A falta de estimulação na fala do bebê, pode retardar a fala dele, mas pode ser também doenças, como surdez ou autismo. Você pode observar seu bebê, para ver se ele reage a algumas coisas ou se ele não desenvolveu a fala pela idade ou se ele apresenta outros sintomas, como não reagir a algum som ou frieza emocional que pode estar relacionada com o autismo. Se isso ocorrer você pode consultar algum pediatra, ou um médico para saber se ele possui surdez.

Sempre procure ajuda se algo sair do controle, ou mesmo antes, para que você evite alguns problemas, pois a ajuda pode lhe proporcionar algumas dicas. Mas nunca esqueça de pesquisar e procurar ajuda.

Desenvolvimento da fala do bebê através da idade

Quando o bebê começa a falar

Esse desenvolvimento pode ser um processo lento, que vai se aperfeiçoando enquanto o bebê vai crescendo e desenvolvendo de acordo com sua idade. Mas o resultado é uma eterna alegria, tanto dos pais como dele.

  • 3 meses: A partir dos 3 meses de idade, o bebê vai se comunicar com o choro, é a principal forma de comunicação do bebê nessa idade. Ele chora de uma forma para cada situação, irá chorar de forma diferente para causas diferentes. Nesta idade eles costumam fazer sons como “ahh” ou “hghh”, já que eles se desenvolveram tanto.
  • Aos 4 e 6 meses: Nessa idade o bebê começa a fazer sons, que pode pode ser com vogais, como A, E, U e algumas vezes eles falam consoantes, como D e B, onde eles fazem os sons para eles mesmos ou para os seus brinquedos. Ainda podem tentar falar dizer algumas palavras, como por exemplo “dá-dá”, “pá-pá” ou “má-má”.
  • Aos 7 e 12 meses: Eles começam a dar sentido aos seus sons e ainda tentam imitar as palavras que os pais ou outras pessoas fazem. Já conseguem ser capazes de vocalizar algumas palavras como “papai”, “babá” ou “mamãe”, conseguem imitar tosses e outros sons. Já aos 12 meses, eles já começam a articular mais ou menos 4 palavras, conseguem compreender e responder a algumas ordens que a eles são dadas e já aprenderam a usar umas duas ou três combinações de sons para conseguir comida ou brinquedos.

Para finalizar

Cada bebê possui seu próprio ritmo de desenvolvimento, podem até demorar um pouco, mas tendo paciência e os pais fazendo presença e incentivando eles, pois isso é importante, eles consequentemente conseguiram falar normalmente. Mas não esqueça de procurar ajuda, tanto antes, como depois da gravidez, mas depois de nascido leve-o constantemente no pediatra, para que ele possa avaliar o desenvolvimento de seu bebê.

Quando o bebê começa a falar
  • Aos 13 e 18 meses: Por volta dessa idade os bebês já conseguem dizer entre quatro a seis palavras diferentes, podem indicar nomes e podem identificar algum objeto pelo nome. Aos seus 18 meses, os bebês já conseguem pronunciar cinco a dez palavras diferentes, onde organizam frases com duas ou mais palavras e ainda começam a dar nome ao que conseguem ver, como “neném”, “peta”(chupeta), entre outros.
  • Aos 19 e 24 meses: Os bebês já possuem um vocabulário que possui 50 palavras e eles usam até palavras inventadas por eles mesmos, onde ela cria para pessoas e brinquedos. Já conseguem dizer seus nomes e ainda podem geralmente saber os nomes de tudo que está nas suas casas. Ainda podem reunir duas ou três palavras que formam uma frase, como “neném quer”, entre outros.
  • 3 anos: Nessa idade eles já conseguem entender o que está sendo dito e podem dialogar com outras pessoas. Possuem um grande vocabulário, onde possui 100 á 200 palavras, por isso conseguem dialogar, entretanto, podem ter uma conversa básica, não muito longa.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso artigo e quer aprender ainda mais, não perca a oportunidade de continuar aprendendo com o nosso artigo sobre: Quanto custa uma Bebê Reborn.