Uma coisa comum durante a gravidez é a ansiedade que se sente por parte dos movimentos do bebê que está por vir dentro da barriga de sua mãe.
Todos os parentes próximos, o pai, a avó, tios, enfim, todos (ou quase) ficam eufóricos pela possibilidade e oportunidade de sentir o movimento da criança.
Em meio a ansiedade de sentir esse movimento poucos se fazem a seguinte pergunta: Quando o bebê começa a mexer?
A sensação do bebê mexendo pela primeira vez pode ser parecida com bolhas de ar, borboletas voando, peixe nadando, gases, fome ou ronco no estômago, segundo a maioria das “mães de primeira viagem”. A partir do 5º mês, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, a grávida começa a sentir esta sensação mais vezes e consegue saber com certeza que é o bebê está mexendo.
A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.
Uma ótima dica para sentir o bebê é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite.
Para conseguir sentir o bebê é importante que a grávida esteja relaxada enquanto se mantém nesta posição. A grávida pode ainda elevar as pernas, mantendo-as mais altas que o quadril, isso irá melhorar as chances de sentir o movimento do bebê.
É possível a gestante sentir o bebê mexendo menos vezes em alguns dias ou mais vezes em outros, dependendo da sua alimentação, do seu estado de espírito, da sua atividade diária ou do grau de cansaço.
É importante que a grávida esteja atenta ao ritmo de movimentos do bebê e se notar uma diminuição drástica na sua quantidade, principalmente se for uma gravidez de risco, deve consultar o obstetra para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente.
Mantenha portanto as seguintes coisas em mente para não se preocupar atoa caso não sinta o movimento do bebê e também para sentir ele mais facilmente.
É isso, siga essas dicas e livre-se da ansiedade e preocupações desnecessárias, até para não fazer mal ao bebê não é mesmo?
Quem ama aprender já sabe, basta visitar outros artigos no nosso site e descobrir cada dia um conhecimento novo, veja home mesmo nosso artigo sobre Como desentupir o nariz do Bebê e aprenda ainda mais!
Deixe uma resposta