Hoje trazemos para você uma seleção sobre a melhor faculdade do mundo, com dez incríveis universidades para você conhecer.

Só tem instituição renomada na nossa lista! E não fomos nós  quem preparamos à lista, mas uma empresa de consultoria britânica especializada, que divulga o seu ranking de melhores universidades do mundo  todos os anos.  

Você pode conferir  a página original aqui QS World University Rankings de 2020 (em inglês) ou mais fácil, acompanhar a nossa lista onde além de citar as Universidades da ranqueadas, também  pesquisamos informações curiosas sobre cada uma delas para você!

Confira a seguir a nossa apresentação da melhor faculdade do mundo.

A melhor faculdade do mundo

Você vai ver na nossa lista instituições renomadas com muitos anos e até século de tradição  no ensino superior, são universidades dos Estados Unidos, da Inglaterra e outros países do mundo que possui uma tradição Educacional conhecida internacionalmente.

melhor faculdade do mundo
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com.

Para eleger a melhor faculdade do mundo, a metodologia utilizada pelo ranking da empresa que realizou a pesquisa considera fatores como:  a reputação da universidade, sua tradição no ensino, o número de professores estrangeiros, o número de alunos internacionais, a reputação acadêmica da universidade, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores e citações por docentes.

Como podemos se ver só tem critério de peso para dirigir a melhor faculdade do mundo nessa lista!

Além desses critérios, a pesquisa também considera a influência de fatores políticos,  como o Brexit na Inglaterra e as regras mais rígidas para imigração adotadas pelos Estados Unidos no ano passado, que fez com que vai as notas de universidades Americanas  renomadas caíssem no ranking.

Sem mais delongas, confira a melhor faculdade do mundo a seguir. E  para aguçar a sua curiosidade vamos começar com a décima posição.

10.  Melhor faculdade do mundo: University of Chicago, Estados Unidos

Esta é uma é uma universidade de pesquisa privada sem fins lucrativos em Chicago, Illinois. 

Universidade de Chicago. Foto – @rob.deans – Facebook oficial University of Chicago .

A University of Chicago é composta por uma faculdade, vários programas de pós-graduação e comissões interdisciplinares organizadas em cinco divisões de pesquisa acadêmica e sete escolas profissionais.

Os pesquisadores da  desempenharam um papel importante no desenvolvimento de muitas disciplinas acadêmicas, incluindo sociologia, direito, economia, crítica literária, religião e a escola comportamentalista de ciência política.

Quais os destaques estudantis da melhor faculdade do mundo University of Chicago?

Essa universidade tem em sua leva de ex-alunos muitas figuras proeminentes,  incluindo membros do corpo docente e pesquisadores. No mês de outubro de 2018, 98 ganhadores do Prêmio Nobel eram afiliados a professores universitários, estudantes, professores ou funcionários, tornando-se uma universidade com uma das mais altas concentrações de prêmios Nobel no mundo.

Quais outros destaques da melhor faculdade do mundo University of Chicago??

A universidade também abriga a University of Chicago Press, a maior editora universitária dos Estados Unidos, e destaca pelas pesquisas que envolvem diferentes áreas do conhecimento humano.

Onde eu posso obter informações sobre a melhor faculdade brasileira?

Se você ficou  inspirado com a nossa lista da melhor faculdade do mundo e quer conferir as boas dicas de instituições no nosso país,  dá uma olhada no nosso artigo sobre melhores faculdades 2019.

09.  Melhor faculdade do mundo – Imperial College London, Reino Unido

O Imperial College London é  uma instituição renomada conhecida mundialmente que fica na Inglaterra, um país muito bem conceituada o teu nível das suas universidades.

Imperial College London. Foto Facebook Oficial Imperial College London.

Esta é uma instituição britânica com o campus principal em Londres (Reino Unido), com um foco em ciência, engenharia e medicina, integrado a Tanaka Business School e um departamento de humanidades.

Quais os destaques Acadêmicos da melhor faculdade do mundo Imperial College London?

No ano de 2008, na avaliação da revista Times Higher Education, o Imperial ficou classificado como a 6.° melhor universidade no mundo, ficando em 4.° para as àreas de engenharia, tecnologia e biomedicina.  A Universidade mantém o bom nível desde então, não à toa que aparece no na colocação do ranking de melhor faculdade do mundo 2020.

Quando foi criada melhor faculdade do mundo Imperial College London?

Essa é uma instituição antiga que foi fundada em 1907, através da fusão dos City and Guilds College, do Royal School of Mines e Royal College of Science recebeu o Royal Charter pelo rei Eduardo VII em julho de 1907 e foi integrado na Universidade de Londres. Ao longo de muitos anos  diversas instituições fundiram-se com o Imperial College School of Medicine, dando origem a atual configuração da instituição.

08.  Melhor Faculdade do mundo: UCL, Reino Unido

A University College London – UCL, ou University College, London, é uma universidade pública em Londres (Inglaterra) e uma das universidades que integram a Universidade de Londres, que funciona de forma federal e aglomera várias universidades (denominadas, no caso particular da Universidade de Londres, como colleges.

Entrada Principal da Universidade. Foto Steve Cadman from London, U.K.

Esta é a primeira instituição universitária de Londres. Foi também a primeira inteiramente secular na Inglaterra, a primeira a admitir estudantes independentemente de sua religião e a primeira a admitir mulheres em condição de igualdade com os homens.

Essa Universidade fez história não apenas pela qualidade do ensino, mas por ter sido pioneira em muitas frentes sociais e educacionais.

Quando foi criada a melhor faculdade do mundo UCL, Reino Unido?

Esta é uma instituição antiga que foi fundada no ano de 1826 como University of London, inspirada nos ideiais de Jeremy Bentham.

Qual a localização do principal Campus da melhor faculdade do mundo UCL, Reino Unido??

O campus principal do UCL está localizado na área de Bloomsbury, no centro de Londres. Além disso, a universidade conta com muitos institutos de pesquisa e hospitais universitários em outros lugares fora de Londres, assim como campos satélite em Adelaide, Austrália e Doha, Qatar. O UCL está organizado em 11 faculdades constituintes, dentro das quais existem mais de 100 departamentos, institutos e centros de pesquisa.

07.  Melhor faculdade do mundo – University of Cambridge, Reino Unido

E na sétima posição temos outra instituição renomada da Inglaterra,  que é também uma das faculdades mais conhecida de todo mundo.

Clare College (esquerda) e capela do King’s College (centro). Foto Andrew Dunn.

A University of Cambridge, ou Universidade de Cantabrígia ou Universidade de Cambrígia, do inglês: University of Cambridge, é uma tradicional instituição de ensino superior pública que localiza-se na cidade de Cambridge, Reino Unido.

É simplesmente uma  da instituições de ensino mais tradicionais da Inglaterra de todo mundo. A  University of Cambridge a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país, fundada no ano de 1209. Todavia, o rei Henrique III concedeu-lhe o monopólio do ensino apenas no ano de 1231.

Esta Universidade produziu mais vencedores do prêmio Nobel  do que qualquer outra instituição de ensino do mundo, totalizando 82  ganhadores entre seus ex-alunos.

Qual a principal rival da melhor faculdade do mundo University of Cambridge?

Uma curiosidade interessante a questão universidade tem uma forte rivalidade com outra instituição muito tradicional da Inglaterra,  a Universidade de Oxford. ambas tem como aspiração serem a melhor universidade do Reino Unido. Ambas produziram uma grande proporção dos mais proeminentes cientistas, escritores e políticos do mundo ocidental.

Quais os destaques Acadêmicos da melhor faculdade do mundo University of Cambridge?

Em 2006, Cambridge foi considerada novamente a segunda melhor universidade do mundo de acordo com o Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University, atrás apenas da Universidade Harvard nos Estados Unidos, e no ano de 2010, segundo lista elaborada pelo conselho acadêmico QS, foi considerada a melhor universidade do mundo. A  Universidade mantém o bom nível, como podemos ver pela sua presença na 7ª posição dessa lista.

06.  Melhor faculdade do mundo: ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology , Suíça

Esta é a única instituição de ensino a figurar entre as 10 melhores Universidade do mundo que não vem do Reino Unido ou dos Estados Unidos.

ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology. Foto Roland zh
ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology. Foto Roland zh

A ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology é considerada a quinta melhor universidade do mundo no ramo de engenharia e tecnologia, pela QS World University Rankings by Subject. 

Ela está classificada como a oitava melhor universidade do mundo na QS World University Rankings 2016 edition, sendo a melhor universidade da Europa continental. 

Esta Universidade também tem muitos alunos ganhadores do prêmio Nobel, além de se destacar mundialmente  no quesito arquitetura, sendo ganhadora de uns prêmios na área através de voz e seus membros do corpo docente e alunos.

Aliás, o curso de arquitetura desta instituição é considerado por muitos como o melhor que existe.

Quais os principais destaques da melhor faculdade do mundo ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology? 

Segundo rankings recentes, a ETHZ aparece como a quarta melhor escola de arquitetura do mundo, na frente de outras instituições como a Universidade de Cambridge, a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Universidade de Stanford, a Universidade de Princeton, a Universidade de Cornell e da Universidade de Harvard.

Qual o ano de fundação da melhor faculdade do mundo ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology? 

A ETHZ foi fundada em 1854 e recebeu os primeiros alunos em 1855 no que então se chamava Escola Politécnica Federal Suíça. Na ocasião a instituição contava com seis departamentos: arquitectura, construção civil, construção mecânica, silvicultura e um departamento genérico com matemática, as ciências naturais, a literatura e as ciências sociais e políticas.

05.  Melhor faculdade do mundo: California Institute of Technology (Caltech) Estados Unidos

E na quinta posição temos outra representante dos Estados Unidos da América,  que também é destaque no quesito tecnologia e qualidade de ensino.

Panorama da entrada do campus do Caltech. Foto Canon.vs .nikon 700x209 1968034
Panorama da entrada do campus do Caltech. Foto Canon.vs.nikon

O California Institute of Technology (Caltech) (em português Instituto de Tecnologia da Califórnia, popularmente conhecido nos Estados Unidos como Caltech), é uma instituição de ensino superior localizada em Pasadena, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

E apesar do nome tecnologia remeter a algo mais  contemporâneo, lembrando os cursos tecnológicos dos nossos dias  agora no século XXI, estamos falando de uma instituição de ensino centenária.

Com ntradição e tecnologia de ponta, a instituição se destaca tanto na pesquisa quanto no ensino.

Quando foi fundada a melhor faculdade  do mundo California Institute of Technology (Caltech)?

Essa Universidade foi criada como como uma escola preparatória e profissional por Amos G. Throop em 1891, e pela sua qualidade atraiu cientistas influentes como George Ellery Hale, Arthur Amos Noyes, e Robert Andrews Millikan no início do século XX. As escolas de formação profissionais e de preparação foram desmanteladas e desmembradas em 1910, e a faculdade assumiu seu nome atual em 1921.

Quais os principais destaques acadêmicos e profissionais da melhor faculdade  do mundo California Institute of Technology (Caltech)?

Essa é uma das primeiras universidades do mundo no que existe pesquisa que mantém uma grande em fazer tradição nas ciências naturais e engenharia. Também possui e administra o Laboratório de Propulsão a Jato , Jet Propulsion Laboratory, o JPL, que é um complexo autônomo de voos espaciais, responsável pelo projeto e operação da maioria das sondas da NASA.

4.  Melhor faculdade do mundo: University of Oxford, Reino Unido

Falamos dela logo acima, e a claro que ela também está na lista da melhor faculdade do mundo, afinal é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais e conceituadas que existem.

Faculdade de Mulheres Oxford. Foto Philip Allfrey

A University of Oxford, Reino Unido é uma instituição de ensino superior pública situada na cidade de Oxford. É a mais antiga universidade do mundo anglófono e a segunda mais antiga da Europa.

A universidade é composta por várias instituições, incluindo 38 faculdades e uma grande variedade de departamentos académicos organizados em quatro divisões. Todas as faculdades têm administrações próprias que controlam a sua estrutura e atividades internas

Quais os principais destaques  acadêmicos da melhor faculdade do mundo University of Oxford?

Estamos falando de uma instituição que tem uma longa lista de ex-alunos  renomados, com destaque para várias pessoas que fizeram grandes contributos para a política, ciência, medicina e literatura no Reino Unido. A destruição também contenta em seu histórico mas de 50 vencedores do prémio Nobel e mais de 50 líderes mundiais estudaram nesta universidade.

Quando foi fundada a melhor faculdade do mundo University of Oxford?

Desconhece-se o ano da fundação da Universidade de Oxford, mas já existia ali uma instituição de ensino em 1096. Quando Henrique II de Inglaterra proibiu alunos ingleses de estudarem na universidade de Paris, em 1167, Oxford começou a crescer rapidamente.

03. Melhor Faculdade do mundo – Harvard University, Estados Unidos

Esta é uma Instituição que dispensa  apresentações, você já deve ter ouvido falar dela nem que seja em um filme norte-americano.

Campus de Harvard em Cambridge, Massachusetts. Foto Nick Allen

A Harvard University, Estados Unidos foi fundada em 1636 pela Assembleia Estadual de Massachusetts, e logo depois nomeada em homenagem a John Harvard, seu primeiro benfeitor, a universidade é a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

Onde está localizada a melhor faculdade do mundo Harvard University?

A Harvard University é uma universidade privada situada na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Quais os principais destaques da melhor faculdade do mundo Harvard University? 

Oito presidentes dos Estados Unidos formaram-se nessa universidade e 150 ganhadores do Prêmios Nobel foram filiados como estudantes, professores ou funcionários da instituição. Harvard também é o centro dos investimentos de sessenta e dois bilionários que vivem, em sua maioria, nos Estados Unidos.

02. Melhor faculdade do mundo – Stanford University, Estados Unidos 

Outra instituição  Superior de Ensino,  com muita tradição em educação, que fica nos Estados Unidos da América.

Vista de um campus da Universidade Stanford. Foto Wikipedia

A Stanford University é uma universidade de pesquisa privada situada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, e uma das instituições mais prestigiadas do mundo.

Quando foi fundada a melhor faculdade do mundo Stanford University?

Em outubro de 1892, a Universidade Stanford abriu suas portas no Estado da Califórnia, na região conhecida como Palo Alto, em memória do filho dos fundadores, o casal Leland e Jane Stanford.

Onde se localiza o principal Campus da melhor faculdade do mundo Stanford University??

O campus  está localizado  nos arredores do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), possuindo uma bela arquitetura e diversas esculturas de Rodin.

MIT campus.Foto Fcb981 700x427 3756029
MIT campus.Foto Fcb981

01. Melhor faculdade do mundo: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos 

A melhor faculdade do mundo também é uma instituição dos Estados Unidos da América voltada para a tecnologia.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é uma universidade privada de pesquisa localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. Fundada em 1861, em resposta à crescente industrialização dos Estados Unidos.

Seus pesquisadores trabalharam em computadores, radares e em sistemas de navegação inercial durante a Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, e atualmente a instituição segue sendo destaque no ramo da engenharia.

Quais os principais destaques da melhor faculdade do mundo Massachusetts Institute of Technology (MIT)?

O instituto é tradicionalmente conhecido por sua pesquisa e educação na ciências físicas e engenharia, e mais recentemente na biologia, economia, linguística e administração.  Esses engenheiros patrocinam 31 esportes, a maioria das equipes competem na National Collegiate Athletic Association.

Quais as principais conquistas acadêmicas da melhor faculdade do mundo Massachusetts Institute of Technology (MIT)?

Até 2015 somam-se 85 laureados com o Prêmio Nobel, 52 que receberam a Medalha Nacional de Ciências, 34 astronautas e dois ganhadores da Medalha Fields foram afiliados ao MIT.

A melhor faculdade do mundo

Essas são as melhores faculdades do mundo! E  então, o que você achou?

Até a próxima!