Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira

0

Ler é uma das atividades mais importantes da vida infantil. Nessa seleção trazemos o melhor livro de literatura infantil para que você encantar seus filhos com a leitura desde pequenos.

Todos nós temos aquela história inesquecível que marcou a nossa vida, e a história que vai marcar a infância do seu pequeno pode ser uma das grandes obras a seguir.

Vamos lá?

Melhor livro de literatura infantil

A literatura infantil foi criada em meados do século XVIII a literatura infantil foi criada. Em nosso país, contudo, esta forma literária começou a ser publicada somente no século XIX.

melhor livro de literatura infantil

Temos uma excelente tradição no gênero de literatura infantil e muitos bons escritores dedicaram anos de suas vidas para agradar os pequenos leitores.

A leitura na infância é muito importante tanto do ponto de vista didático, quanto para o desenvolvimento saudável da própria criança, estimulando sua imaginação, brincando com sua fantasia e dando a ela muitos conhecimentos e ferramentas para explorar o mundo real ao seu redor.

Nesse post fizemos uma incrível seleção de histórias infantis consagradas, de autores nacionais, que marcaram o imaginário coletivo do brasileiro e a infância de muitos de nós.

Então, confira a seguir!

1. Melhor Livro de literatura infantil – Bisa Bia, Bisa Bel

De autoria de Ana Maria Machado e com ilustrações de Mariana Newlands, esse é um verdadeiro clássico da literatura infantil nacional.

Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira 1

O livro foi publicado em 1981 e surgiu da vontade da autora em falar sobre os seus avós para os filhos. É uma obra que fala sobre memória, valoriza a família e incentiva as crianças a se interessarem pelos seus antepassados.

A História de Bisa Bia, Bisa Bel

A história gira em torno de uma menina comum que certo dia encontra uma fotografia de sua bisavó Beatriz. A menina não conheceu a bisa Bia, mas fica encantada com a foto e resolve pedir a imagem emprestada a sua mãe.

A partir de então a menina começa a investigar o passado de sua família e sua própria genealogia. O livro fala também sobre o papel e importância das mulheres na sociedade. Uma história muito boa para ensinar valores aos pequenos e muito divertida.

Confira mais sobre a história do livro em Bisa Bia, Bisa Bel.

2. Melhor livro da literatura infantil brasileira – Menino Maluquinho

Essa é uma história muito boa para brincar com o imaginário da criança. Escrito por Ziraldo em 1980, o livro reúne os elementos clássicos da vida criança em uma história genuinamente brasileira.

Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira 2

A história ficou tão famosa que acabou virando uma série de TV e também recebeu adaptações para o cinema.

O Menino Maluquinho é uma criança ativa, travessa e cheia de energia, originalmente retratado em uma história em quadrinhos, a imagem do Menino Maluquinho está enraizada no imaginário brasileiro.

A história do Menino Maluquinho

Ziraldo conta a história de um menino de 10 anos de idade, muito aventureiro e que vive se metendo em todo tipo de enrascada. O Menino Maluquinho arruma toda sorte de confusão com suas travessuras.

A história fala sobre uma característica muito presente das crianças de hoje: a agitação. Tudo de uma forma lúdica e divertida, fazendo com que os pequenos se identifiquem com o personagem e se sintam acolhidos.

Além disso, todos os desafios que o Menino Maluquinho enfrenta fortalecem sua autonomia o ajudam a construir sua própria identidade.

Quer ver mais? Confere esse site aqui Menino Maluquinho versão online.

3. Melhor livro de literatura infantil – Chapeuzinho Amarelo

A história é de autoria de Chico Buarque e os desenhos são do talentoso Ziraldo. O nome Chapeuzinho Amarelo da personagem é uma evidente referencia ao conto dos irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho.

Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira 3

Esta é uma história que toda a criança deveria ler, ela incentiva os pequenos a encarrem os próprios medos e passa importantes valores sobre como lidar com situações difíceis na vida.

A história do Chapeuzinho Amarelo

A trama gira em torno de uma menina que tinha medo de simplesmente tudo, de animais, de raios e trovões, de cair e se machucas, de ficar doente, de qualquer coisa!

Por ficar paralisada diante dos seus pânicos ela perdia muita oportunidades de aprender e se divertir, seu dia a dia era muito parado e monótono. Assim, a trama do livro vai enfocar diferentes situações difíceis para uma criança e encorajar os pequenos a seguirem em frente, enfrentando seus próprios medos.

Veja mais em Resenha Chapeuzinho Amarelo.

4. Melhor livro de literatura infantil – Uma Ideia Toda Azul

Escrito por Marina Colasanti, este é um livro de contos muito divertido, e um verdadeiro clássico da literatura infantil nacional.

Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira 4

O livro foi publicada em 1979 e contém dez pequenas histórias encenadas em universos paralelos, todas repletadas daqueles elementos clássicos do universo infantil como reis, rainhas, fadas e castelos encantados.

As ilustrações foram feitas pela própria escritora.

A história de Uma Ideia Toda Azul

O livro não tem uma única história, mas uma pequena coleção de contos infantis. Esta obra tem o incrível poder de prender a atenção da criança e a transportar para um universo mágico cheio de seres encantados e histórias fantásticas.

Saiba mais em Uma Ideia Toda Azul – Global Editora.

5. Melhor Livro de literatura infantil – Ou Isto ou Aquilo

Escrito pela grande escritora brasileira Cecília Meireles, este é outro verdadeiro clássico da nossa literatura que apresenta importantes lições a serem aprendidas pelos pequenos.

Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira 5

Este é um livro de poemas totalmente direcionados ao universo infantil.

A história de Ou Isto ou Aquilo

É um livro de poemas onde o eu lírico composto pela autora se identifica com a vida na infância e vai trabalhando, de forma poética e encantadora, uma importante fase da vida de toda criança: aprender a fazer escolhas.

Assim, esse livro transporta os pequenos, por meio de exemplos simples da vida cotidiana, ao universo importante e decisivo de aprender a escolher. A história narrada pelos poemas demonstra como a todo momento é preciso fazer escolhas, e incentiva as crianças a aprenderem a lidar com a dúvida, as frustrações e o medo de escolher.

Saiba mais em Ou Isto ou Aquilo – Global Editora.

6. Melhor Livro de literatura infantil – Marcelo, Marmelo, Martelo

Escrito pela brilhante Ruth Rocha em 1976, esse é um livro que nunca envelhece. É um clássico literário que toda criança deveria ler!

Melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira 6

O livro é muito divertido e promove logo de cara uma identificação com os pequenos leitores pela sua temática central: fazer muitas e muitas perguntas!

Todo mundo que tem filhos, se não passou ainda vai passar por essa fase, aquele momento em que a criança começa a perguntar tudo, ela quer saber tudo, e as vezes deixa os pais em situações embaraçosas com sua inocência infantil.

A História de Marcelo, Marmelo, Martelo

O enredo fala sobre um menino chamado Marcelo que faz muitas e muitas perguntas, ele é extremamente curioso. Uma de suas maiores dúvidas é: por que as coisas têm determinados nomes?

E assim se desenrola uma trama onde o pai do menino tenta responder as argumentações dos filho. Muito divertido!

Saiba mais em Marcelo, Marmelo, Martelo.

O melhor livro de literatura infantil da literatura brasileira

Por hoje ficamos por aqui! Esperamos que tenha curtido nossa lista. Presenteie seu filho com um bom livro e incentive nele desde pequeno o hábito da leitura.

Em breve voltamos com muito mais aqui no Demonstre.com. Até a próxima!