Melhores posições para dormir: tenha um sono tranquilo!

0

As melhores posições para dormir podem até parecer um assunto de pouca relevância para algumas pessoas. Mas, isso não poderia estar mais longe da verdade! Portanto, se você está entre aquelas pessoas que pensam assim, leia esse artigo até o final! Mas, se você tem dificuldades em dormir e veio em busca de dicas para dormir melhor, fique conosco também.

Melhores posições para dormir

Ter um sono tranquilo é fundamental para recuperar as energias depois de um dia todo de atividades. Mas, muitas pessoas tem dificuldades sérias para dormir. Nós entendemos o quanto isso é prejudicial a sua saúde, por isso pensamos em criar esse artigo. Afinal, entre os diferentes fatores que podem interferir no nosso sono, as posições nas quais dormimos podem interferir muito na qualidade do nosso sono.

melhores posições para dormir

E não é só isso. A postura na qual dormimos pode afetar mais que a qualidade do nosso sono. Dormir em uma má posição pode ocasionar dores nas costas, apneia do sono, fadiga, má circulação sanguínea, azia e câimbras.

Outro pronto importante, é que não existem uma posição universal para dormir. Todas as posiçòes tem seus prós e contras. Vamos ajudar você a entender melhor esse assunto, apresentando os aspectos positivos e negativos de cada uma delas!

Com certeza, você vai entender melhor seu próprio processo de sono após fazer essa leitura. Então, confira as nossas dicas sobre as melhores posições para dormir a seguir!

1. Melhores posições para dormir – de barriga para cima

Essa é uma das posições preferidas da maioria das pessoas para seu sono. Embora seja uma posição bem popular, é verdade que algumas pessoas que dorme de costas podem sentir dor lombar. Logo, se você tem dores nessa região, não é a posição mais indicada para você.

Outro aspecto negativo dessa posição é a possibilidade da pessoa desenvolver o hábito sonoramente incomodo, especialmente para os casados ou que dividem quartos, de roncar! Mas, fique alerta, o ronco pode ser apneia do sono. Se o ronco for recorrente procure orientação médica para corrigir o problema e aliviar sua situação.

Dormindo de barriga para cima – dicas para dormir melhor

Se você não consegue dormir de outra forma, então temos algumas dicas para ajuda-lo a ter um sono melhor. Escolha um travesseiro baixo, para que sua cabeça, pescoço e coluna fiquem em alinhamento com a coluna cervical. Isso vai tornar menos provável que desenvolva dores no pescoço.

Entre as melhores posições para dormir, você também pode usar um pequeno travesseiro ou rolo de tecido, como um cobertor, entre os joelhos. Isso vai alinhar seus quadris e dar um maior conforto para seu corpo repousar.

2. Melhores posições para dormir – de barriga para baixo

Essa é uma posição que tem muitos adeptos. Muitas pessoas no mundo todo gostam de dormir assim. No entanto, essa é de todas as posições para dormir, a menos aconselhada pelos médicos. Portanto, se você gosta de dormir assim talvez deva considerar mudar esse hábito, de qualquer forma fique atento!

Como ponto positivo, essa posição ajuda a diminuir problemas de ronco. Contudo, ela pode prejudicar outras condições médicas. O problema principal está no fato de que o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme assim. O resultado pode ser uma sobrecarga nessa região do corpo.

Por ser uma posição em que a coluna não fica em seu posicionamento natural, desrespeitando sua curvatura, pode ocasionar dores nessa região.

Dormindo de barriga para baixo – dicas para dormir melhor

Mas, se não tiver jeito e você não conseguir mudar esse hábito, temos algumas dicas para ajudar seu sono e melhorar a qualidade das suas horas de descanso! O melhor é dormir sem travesseiro, para deixar seu corpo uma em posição mais neutra, mais confortável ao descanso, sem forçar o tórax a ficar elevado.

Mas, se ainda assim não conseguir largar o travesseiro então prefira um mais baixo e macio, para reduzir o impacto na sua coluna, pescoço e tórax. Isso também vai ajudar a evitar dores corporais.

3 Melhor posições para dormir – de lado

A grande maioria das pessoas dorme de lado. Essa é a posição em que o tronco e as pernas são relativamente esticados. Logo, ajuda a diminuir problemas com o refluxo ácido. Além disso, pelo fato da coluna estar alongada, há poucas chances de você sofrer com dores nas costas e a dor no pescoço.

Dormir de lado é a posição mais recomendada pelos médicos. E não somos apenas nós quem dizemos isso. Se está em dúvida, dá só uma olhada nessa reportagem da BBC Dormir de lado.

Mas, fique atento ao seu travesseiro. Pois, dormir de lado usando um travesseiro muito alto, sem travesseiro no pescoço ou entre as pernas pode ocasionar problemas a sua coluna. A posição fetal também deve ser evitada, porque com os ombros e cabeça muito projetados para frente, o indivíduo corre o risco de ficar concorda.

Portanto, cuidado com sua coluna!

Dormindo de lado – dicas para dormir melhor

Se você for gestante o melhor é dormir virada para o lado esquerdo. Isso vai melhorar a sua circulação sanguínea. E o principal, dormir para o lado esquerdo vai impedir que o  impede que o feto e o útero sejam pressionados contra o fígado, órgão de grande tamanho que fica do lado direito do corpo.

E mais, dormir de lado vai diminuir muito a possibilidade de que você desenvolva apneia do sono. Você vai conseguir respirar melhor. E claro, se você divide o quarto ou sua cama com um parceiro (a) essa pessoa vai agradecer!

Mas, nem tudo são flores ao dormir de lado. Essa posição só tem um problema: pode causar o aparecimento de rugas, pois um dos lados do seu rosto vai sempre pressionar o travesseiro, marcando a pele.

Para finalizar, confira essas dicas extras!

Para dormir bem: o que evitar

Se você tem alguma lesão, como problemas no joelho ou no ombro, evite dormir para o lado da lesão. E caso você sofra de problemas de ronco e apneia do sono, prefira dormir de lado, é a melhor posição para pessoas com essa condição.

Dica: se você não pode dormir de um lado específico, coloque uma almofada ou travesseiro do outro lado da cama, para diminuir as chances de virar-se dormindo para essa posição sem perceber.

Opte sempre por uma cama grande, se possível. Se você dorme com seu parceiro (a), o ideal é uma boa cama de casal com espaços para ambos dormirem sem se apertar.

E acima de tudo: nunca durma sentado, seja em uma cadeira ou sofá. Isso vai causar dores ao seu corpo, fazendo você acordar mais cansado do que quando dormiu! E mais, pode ocasionar sérios problemas a sua coluna e pescoço, além de que manter esse hábito tornará bem mais difícil dormir em uma posição correta.

E aí, encontrou sua melhor posição para ter um sono tranquilo?

Em breve voltamos com mais conteúdos interessantes e úteis para você aqui no Demonstre.com. Até a próxima!