Hoje nós vamos falar sobre métodos de alfabetização e letramento, o assunto é essencial tanto para educadores quanto para pais que têm filhos em idade escolar.

Aprender a ler e a escrever é  uma necessidade é um direito de todo  o ser humano, mas o processo de alfabetização e letramento é mais complexo do que a maioria das pessoas imaginam.

Não apenas por causa das especificidades que envolvem o aprendizado da língua em si,  mas por que cada criança é única e tem suas próprias dificuldades de aprendizado assim como suas próprias potencialidades que o educador precisa identificar e incentivar.

E quando entramos na questão do letramento, que envolve os  usos  ideológico, sociais e culturais da linguagem, o tema fica um pouco mais complexo. 

Vamos se entender tudo isso melhor seguir.

Métodos de alfabetização e letramento: uma união indispensável!

Quando discutimos os Conceitos de alfabetização e letramento percebemos que Ambos não são a mesma coisa, no entanto, é necessário que sejam trabalhados conjuntamente, tanto porque o meu tratamento depende da alfabetização para ser empreendido, quando porque a alfabetização apenas não da a autonomia necessária para o indivíduo.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Os métodos de alfabetização foram criados para ensinar a criança a ler e a escrever, e eles impõem regras que devem ser seguidas para que os alunos possam ser alfabetizados.

E hoje nós vamos ver que existem diferentes métodos de alfabetização e letramento, e alguns deles são mais adequados a nossa sociedade atual e as demandas de nossas crianças do que outras.

Saiba mais a seguir 

Métodos de alfabetização e letramento:  a escola tradicional

Talvez o método mais conhecido  e um dos mais utilizados durante toda a história da educação é a chamada Escola tradicional.

child playing with globe studio 23 2147851857 1 7513745
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

O método tradicional de alfabetização, que é aquele empregado na escola tradicional, é centrado no professor, que tem a função de “vigiar o aluno”. Ou seja, observar se o aluno está seguindo a risca o que lhe foi pedido.

Essa metodologia entende que a aula deve acontecer apenas dentro da sala, em que o professor ensina a matéria, passa os exercícios, e depois a corrige, e a criança deve obedecer e fazer todos os exercícios pedidos  e produzindo conhecimento transmitido pelo professor.

Qual a principal característica  dos métodos de alfabetização e letramento na escola tradicional?

Com a metodologia de ensino tradicional dessa escola a criança  aprende através de repetições de exercícios com exigência do uso da memória, levando o aluno a decorar e não aprender.  Muitas vezes o indivíduo esquece o que aprendeu por que não faz uso de tantas regras gramaticais e outras formalidades da língua em seu cotidiano.

Qual a principal crítica dos métodos de alfabetização e letramento da escola tradicional?

Os métodos de alfabetização e letramento dessas escolas são mecânicos e repetitivos, e entendem que o conhecimento está centrado na figura do professor, desconsiderando os saberes que a criança já possui e a sua experiência fora do ambiente escolar, ou seja, o contexto  social do educando.

Métodos de alfabetização e letramento:  o método sintético 

Essa é uma metodologia que está estruturado em conformidade com a corrente psicológica do behaviorismo, ou psicologia comportamentalista.

girl holding book with raised finger 23 2147824975 9479789
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

É o método mais antigo de alfabetização, e pode ser aplicado a qualquer criança em qualquer contexto.

O Método Sintético se assenta fundamentalmente numa correspondência entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia. Nesse nesse método de alfabetização, a criança primeiro domina o alfabeto, letra por letra, depois as sílabas, as palavras, frases e finalmente os textos.

Aprendizagem por esse método é feito através de técnicas de memorização e repetição, e  embora seja muito eficaz acaba prejudicando o aluno na sua capacidade crítica, pois impede que ele pense por si mesmo.

É um bom método para alfabetizar, mas para o equipamento, que envolve necessariamente o desenvolvimento de uma  capacidade crítica de pensamento, esse não é um método  eficaz.

Qual o foco de ensino dos métodos de alfabetização e letramento sintético?

Esse método foca essencialmente o seu ensino em lê letra por letra, ou sílaba por sílaba, e palavra por palavra, acarretando em pausas durante a leitura. Também inclui técnicas motivacionais para quando a criança estiver cansado ou desanimado.

Quais as principais características dos métodos de alfabetização e letramento sintético?

Esse é um método que se inicia do grau de dificuldade mais simples e vai progredindo passo a passo para os graus de dificuldades mais complexos. O método sintético também não permite que a criança se uma nova etapa sem ter dominado anterior.

Métodos de alfabetização e letramento: o método construtivista

O método construtivista baseia-se nas pesquisas de Jean Piaget, sobre a construção do conhecimento. Esse é um dos métodos mais utilizados por que parte do princípio que o conhecimento é construído pelo próprio indivíduo.

analysis frustration elementary data handsome 1134 973 6419316
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

O método de Piaget considera como a criança constrói seu conhecimento muito antes de entrar no ambiente escolar.

Seus conceitos de assimilação  e acomodação, ou seja, quando a criança aprende um novo saber ela assimila, então acomoda esse conhecimento junto aos outros que ela já tem formando um todo harmônico dentro de si, são peças fundamentais de uma metodologia de ensino pautada  no método construtivista.

Esse é um método que possui muitas vantagens em relação aos outros, pois permite que a criança possa se expressar, considera a realidade única de cada indivíduo, e também não está assentado na repetição e memorização cansativa de exercícios e regras gramaticais.

Qual a principal característica dos métodos de alfabetização e letramento baseado no construtivismo de Jean Piaget?

O método de alfabetização construtivista considera o conhecimento que a criança já tem vindo de casa e de outros espaços que ela conheça, ou seja, parte da perspectiva do contexto do educando criando metodologias e se adaptem a criança já sabe, que se adaptem as suas dificuldades de aprendizado e a forma como ela aprende.

Quais as principais características de um processo de ensino dos métodos de alfabetização e letramento pautados no  construtivismo?

Em termos de aprendizado da linguagem o método construtivista afirma que para aprender a ler e escrever é preciso praticar. Assim a criança é incentivada a escrever, a expressar o que sente, a usar a sua imaginação e a buscar resolução de seus problemas por si mesma.

Métodos de alfabetização e letramento: dicas finais

É sempre importante considerar o  contexto vivenciado que o volume em qualquer metodologia de aprendizado.

Embora cada um dos métodos aqui apresentados tenha características próprias, nada impede que o professor possa elaborar uma metodologia que os integre.

É possível, por exemplo, adotar a técnica de partir do mais simples para o mais complexo do método sintético aliada a visão do educando como um ser único que constrói seu próprio conhecimento do método construtivista.

E em alguns momentos, para que possa fixar o conhecimento, e aprender aquelas regras essenciais  dos usos gramaticais da língua que não podem deixar de serem ensinadas, a criança vai ter que fazer alguns exercícios repetitivos característica do método tradicional.

O que não pode é ficar só nisso, pois esse método sozinho não é eficiente!

Essas foram as nossas dicas de hoje, até a próxima!