Mímica Histórica – Brincadeiras para Aprender História

0
1672
Mímica Histórica - Brincadeiras para Aprender História 2

A mímica é uma brincadeira muito famosa e popular por não precisar de recursos além da criatividade dos alunos em fazer os movimentos e adivinhá-los. E por conta desta facilidade, você pode atribuir um tipo especial – A Mímica Histórica.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como preparar a Mímica Histórica?

A mímica histórica é interessante como um complemento aos estudos regulares, pois incentiva os alunos a conhecerem mais sobre tais figuras para realizar mímicas melhores. Veja como preparar.

Mímica Histórica

Público alvo: pode ser feita com crianças e com adolescentes. Ou no caso, desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Idade: à partir dos 6 anos de idade, e adolescentes com idade mais avançada, entre 14 e 16 anos de idade.

Recursos: não é preciso muitos recursos. Apenas coloque todas as crianças em locais confortáveis na sala para ver um dos colegas fazer a mimica histórica, e que possam adivinhar e marcar o seu ponto.

Objetivo: a brincadeira é fazer as crianças adivinharem qual seria os personagens interpretados por meio de mimicas históricas feitas por cada aluno. Estimula a imaginação e principalmente, o aprendizado.

Passo a passo

  1. A brincadeira de mímica histórica começa com a professora selecionando um dos alunos e então fará o sorteio para que ele encontre o personagem histórico do qual ele deve interpretar na sala de aula.
  2. Para os outros alunos cabe a tarefa de adivinhar qual é o personagem histórico a qual ele está interpretando, o aluno que adivinhar mais vezes é o ganhador.

Para tornar as aulas de história mais atrativas, o professor pode realizar o jogo da mímica periodicamente, sempre que encerrar um assunto importante. Assim, os alunos já terão uma noção de como estudar para estes momentos divertidos. E como uma última sugestão, incentive-os a serem criativos com a mímica. As risadas, e o aprendizado, ficarão muito melhores. Um forte abraço pessoal, e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.