Cidades fantasmas

Certamente você já ouviu falar sobre as cidades fantasmas e provavelmente imagine que se tratam de cidades assombradas por espíritos ou coisa semelhante.

Porém, elas nada mais são que cidades que foram desocupadas totalmente por seus habitantes. Os motivos  principais seriam: inviabilidade econômica na região, desastres naturais ou conflitos de guerra.

A maior parte destas cidades fantasmas foram construídas em tempos remotos, por isso guardam em si um ar de mistério que vale o nome que carregam. Em muitas delas as casas mantêm a arrumação dos móveis e até mesmo refeição posta à mesa.

Espalhadas por todo o mundo, boa parte delas viraram atração turística e recebem anualmente muito visitantes. Porém, algumas cuja evacuação se deu por tragédias como acidente químico, por exemplo, têm sua entrada proibida para prevenir danos aos curiosos.

Conheça as 10 maiores cidades fantasmas!

Kayakovi, a cidade fantasma da Turquia

Aqui se encontram ruínas de cerca de 500 casas que pertenciam a uma comunidade de cristãos gregos. Pode ter sido refúgio para habitantes das ilhas que fugiam de piratas saqueadores.

Cidades fantasmas

Devastada por um incêndio mas, chegou ao auge de seu desenvolvimento. Teria abrigado cerca de 20 mil habitantes.

Contudo, no ano de 1957 um terremoto de alta magnitude marcou o fim da cidade, batizada como hoje é conhecida, Kayakovi.

Pripyat, a cidade fantasma da Ucrãnia

Próxima à fronteira com a Bielorússia, Pripyat foi criada em 1970 para abrigar trabalhadores da usina nuclear de Chernobyl.

Cidades fantasmas

Após o incidente atômico que vitimou dezenas de pessoas, a cidade foi obrigatoriamente evacuada e assim deve permanecer por até 900 anos.

Entretanto, nela ainda vivem 3 habitantes idosos que se recusaram a abandonar suas casas, alguns pesquisadores e cientistas.

Bodie, a cidade fantasma dos EUA

Localizada na Califórnia, a cidade conheceu sua expansão a partir de 1876, com a descoberta de ouro passou atraiu milhares de pessoas para a região em busca de prosperidade.

Cidades fantasmas
Bodie, California,

Contudo, com minas promissoras surgindo em outras localidades, Bodie foi gradualmente perdendo o prestígio inicial. Sua população foi reduzida a poucas famílias, transformando-se enfim numa autêntica cidade fantasma do velho oeste.

Craco, a cidade fantasma da Itália

Registros históricos remetem a fundação da cidade ao ano de 1060 dC.

Construída em terreno íngreme como forma de proteção, sofreu muito tempo com as instabilidades do terreno, além das intempéries naturais e da peste que dizimou boa parte das famílias.

Cidades fantasmas

Passou por uma série de conflitos de posse, e finalmente foi evacuada em 1963 por conta de deslizamento de terras devido às obras de saneamento, sendo após o terremoto de 1980 completamente inviável repovoar a região.

Hashima, cidade fantasma do Japão

A ilha de Hashima é uma das tantas desabitadas da província de Nagasaki.

Durante a industrialização do Japão em 1887, a busca e exploração das minas de carvão levou a cidade ao auge.

Cidades fantasmas

Já em 1974, o abandono do uso do carvão como fonte de energia fez com que as minas deixassem de ser exploradas, levando a cidade ao desuso econômico e também social.

É visitada atualmente como elemento histórico.

Kolmanskop, cidade fantasma da Namíbia

Mineiros alemães iniciaram a colonização que deu origem à cidade. No ano de 1908 um operário encontrou um diamante durante a exploração.

Porém, as reservas de diamantes começaram a se esgotar e minas foram descobertas mais próximo do litoral.  A maioria dos habitantes começara a migrar abandonado suas casas.

Cidades fantasmas

Foi totalmente abandonada em 1954, sendo hoje quase totalmente coberta pelas areias do deserto.

Velho Airão, cidade fantasma do Brasil

Quem pensa que no Brasil não temos uma cidade fantasma?

Pois temos, e o nome da cidade é Velho Airão, localizada às margens do rio Negro, no Amazonas, foi fundada em 1694 sendo uma das primeiras povoações do lugar.

Viveu seu apogeu na época do extrativismo da borracha, quando foi povoada pelos seringueiros e suas famílias.

Cidades fantasmas

Como a exploração da borracha caiu tão rápido quanto se ergueu, caiu também a cidade, dando lugar ao abandono e esquecimento.

Houve uma história aterrorizante contada que afirmava que os habitantes estavam sendo comidos por formigas-de-fogo. Se verdade ou mentira não se sabe, fato é que a população foi transferida para o que hoje se chama Novo Airão.

San Zhi, cidade fantasma de Taiwan

O objetivo original era erguer um resort de luxo para descanso das pessoas abastadas, fugindo do agito do centro da cidade.

As obras iniciaram em 1978 e uma sequência de acidentes, que inclusive provocaram a morte de trabalhadores, deu fim ao projeto.

Cidades fantasmas

Lendas urbanas afirmam que até hoje Sem Zhi é assombrada pelos espíritos dos trabalhadores que perderam suas vidas nesta construção.

Doellersheim, cidade fantasma da Áustria

Esta aldeia chegou a ser evacuada a mando de Adolf Hitler, a fim de que se tornasse base militar do regime nazista.

Cidades fantasmas

Conta-se que sua avó estaria enterrada neste vilarejo e ele temesse que sua origem judia fosse especulada na época.

Virou uma grande área de treinamento militar.

Oradour-sur-Glane, cidade fantasma da França

Esta localidade foi palco de um dos tristes massacres da Segunda Guerra Mundial, sob o domínio do regime nazista.

Possivelmente sendo ponto de apoio à resistência francesa, as tropas nazistas dizimaram toda a população local, entre homens, mulheres e crianças.

Cidades fantasmas

Uma nova cidade com o mesmo nome foi construída, porém, o então presidente Charles de Gaulle ordenou que as ruínas da antiga cidade permanecessem intocadas como forma de homenagem aos mortos.

Todas estas cidades fantasmas são, além de fonte para o turismo, fonte histórica dos povos que as habitaram. Boa parte delas são tombadas pelo patrimônio histórico.

Além é claro, das lendas assombrosas que despertam a curiosidade de todos.

Qual a maior cidade fantasma do mundo?

Construída para mais de um milhão de habitantes, a cidade de Ordos foi projetada para ser a gloriosa coroação da Mongólia Interior. Porém, condenada à incompletude, essa metrópole futurística agora reina vazia nos desertos ao norte da China.

Porque fordlandia se tornou uma cidade fantasma?

u0022Fordlândiau0022: a cidade fantasma que o magnata Henry Ford criou na Amazónia. O que começou como um sonho, para muitos dos funcionários da Ford na Amazónia (Brasil), acabou como uma espécie de pesadelo, depois do projeto de fabricação de borracha – na década de 30 – ter falhado.

Qual é o nome da cidade fantasma?

Chaitén é uma pequena u003cstrongu003ecidadeu003c/strongu003e localizada no sul do Chile, na Patagônia, o que significa que ela é propensa a padrões climáticos extremos e a desastres naturais.

E você? Qual delas chamou mais a sua atenção? Comente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20