Curiosidades do Halloween

O Halloween não faz parte da cultura brasileira, entretanto, é uma festa que vem ganhado muita força e reconhecimento no Brasil. O Halloween, também conhecido como o dia das bruxas no Brasil, é uma comemoração celebrada no dia 31 de outubro.

Curiosidades do halloween

Curiosidades do Halloween – Aranhas

Não se assuste se uma aranha aparecer para você no Halloween, muitos acreditam que nesta noite especial, o espírito de um falecido ou ente querido que está cuidando de você, apareceu para lhe dizer um oi em forma de aranha.

Curiosidades do Halloween – gostosuras ou travessuras

Trick-or-treating, ou como conhecemos, gostosuras ou travessuras, é realmente um tradição apenas para crianças.

Algumas cidades dos EUA têm proibido que crianças com idade superior a 12 anos participem da brincadeira. Em alguns lugares, os adolescentes que tentam enganar e vão pedir doces com os mais novos podem enfrentar uma multa de até US $ 1000.

Curiosidades do halloween

Curiosidades do Halloween – Abóboras

As abóboras fazem muito sucesso no período do Halloween, é um artigo de decoração indispensável para a comemoração desta data.

Na Irlanda, acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos na festa celta de Samhain, que celebrava o fim do verão. Com os imigrantes que foram para a america o costume passou a fazer parte das comemorações da véspera do dia de todos os santos, uma festa que deu origem ao halloween.

Muitos acreditam que a abobora enfeitada consegue afastar espíritos malignos da casa durante o halloween.

Curiosidades do halloween

Curiosidades do Halloween – Ver bruxas

Quer ver bruxas no Halloween? Existem rituais que dizem que é possível ver bruxas.

Para tentar ver uma bruxa no Halloween, ande de trás para frente e use roupas ao contrário. Segundo tradições, esse é um método para ver bruxas à meia-noite.

Curiosidades do Halloween – Festival Celta

O Halloween tem suas origens no antigo festival Celta de “Samhain”. A celebração do fim da temporada de colheita. Naquela época, os celtas acreditavam que em 31 de outubro, as fronteiras entre os mundos dos vivos e dos mortos ficavam um pouco embaçadas e os mortos voltavam à vida para causar estragos entre os vivos. Uma maneira de assustar os mortos? Usar fantasias e máscaras.

Está data já era celebrada há cerca de 6000 anos e acredita-se que sua origem seja na Irlanda, há 4000 B.C.

Curiosidades do halloween

Curiosidades do Halloween – Cores de destaque

As cores tipicamente usadas no Halloween (laranja, preto e roxo) também encontram origem no recôndito. São cores concernentes às missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas durante o mês de Novembro. As velas que iluminavam a cerimônia possuíam cor alaranjada e os caixões eram cobertos com tecidos roxos ou pretos.

O Halloween é uma data ótima para esbanjar na criatividade nas fantasias, você faz ideia de quais são as mais utilizadas?

As mais utilizadas são:

  • Bruxa;
  • Capetinha;
  • Mortícia Adams;
  • Mago;
  • Vampiro;
  • Múmia;
  • Cleópatra;
  • Caveira;
  • Princesas;
  • Animais.

Curiosidades do Halloween – Significado

A palavra Halloween é derivada de uma expressão.

Na realidade, Halloween é o “fast mode” da expressão “All Hallows’ Eve”, que significa “noite de todos os santos”.

A festa inicialmente também era celebrada pelos povos conservadores e cristãos. Roma até chegou a celebrar o Halloween algumas vezes antes de Cristo, mas depois a festa foi intitulada como pagã e proibida pela Igreja Católica, que apelidou a celebração como Dia das Bruxas.

Curiosidades do Halloween – Gato preto

O coitadinho do gato ganhou má fama em antigas lendas. Essas afirmavam que as bruxas se transformavam no bichano em versão “black” e, para ajudar, algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos.

Curiosidades do halloween

Mas nem tudo está perdido. Hoje o gato preto é símbolo da capacidade de meditação, recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.

Curiosidades do Halloween – Iténs

Há quem acredite em significados ocultos para os itens do Halloween.

  • A vela indica os caminhos para os espíritos.
  • O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. Dentro dele jogam-se moedas acompanhadas de mensagens com pedidos aos espíritos. Ao final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa. Já os bilhetes devem ser queimados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente.
  • A aranha simboliza o destino. O meio da teia representa o suporte para seguir em frente.
  • O morcego simboliza a clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da própria sensibilidade e energia, enxergando além das formas e das aparências.
Curiosidades do halloween

Curiosidades do Halloween – Dia 31

Existem várias teorias que explicam a comemoração do Halloween em 31 de outubro.  Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra.

Por que se comemora o Halloween?

Celebrado dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas – ou o u003cstrongu003eHalloweenu003c/strongu003e – é uma festa tradicional nos Estados Unidos e Europa que gradualmente foi invadindo o resto do mundo. Mas a data não representa apenas doces, travessuras e fantasias.

Porque se comemora o Halloween nos Estados Unidos?

A cultura do u003cstrongu003eHalloweenu003c/strongu003e surgiu nos EUA com a chegada dos Irlandeses, que disseminaram sua cultura por todo o país. No Brasil, com a intenção de barrar a cultura norte-americana e valorizar o folclore brasileiro, todo dia 31 de outubro, u003cstrongu003ecomemorau003c/strongu003e-se o dia do Saci-Pererê.

Em que ano nasceu o Halloween?

Quando u003cstrongu003esurgiuu003c/strongu003e o Dia das Bruxas? O Dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800. Fogueiras tornaram-se especialmente populares a partir do u003cstrongu003eHalloweenu003c/strongu003e.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20