• Início
  • Lendas
  • A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça – Mitos e Educação

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça – Mitos e Educação

Com certeza você já ouviu falar sobre a lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. Sua lenda teve origem na Europa, mas tem tanta força que atravessou o mar e se tornou parte do folclore americano.

cavaleiro-744x419-1672914-6540179-9478312

Aliás, na Europa o cavaleiro é conhecido como Dullahan, que significa “sem cabeça” ou decapitado em irlandês. E foi exatamente na Irlanda que a lenda começou.

Orinalmente, na Irlanda, onde a lenda começou, o Cavaleiro Sem Cabeça era um tipo de fada ou espírito que era visto literalmente sem cabeça de aspecto fantasmagórico sempre montado em um cavalo negro e levando sua cabeça debaixo do braço.

Segundo as lendas ele está sempre correndo com seu cavalo, e quando ele para de correr significa que alguém irá morrer. Quando isso acontece, a cabeça sob o braço anuncia o nome da vítima e a partir daí não há nada que possa ser feito para evitar o destino sombrio.

É dito que o Cavaleiro Sem Cabeça possui um ponto fraco: o ouro.  Ele fugirá ao perceber a existência mesmo do menor pedaço de ouro. O motivo disso é um mistério.

Essa lenda foi a origem para diversas lendas que americanas e foi a inspiração para inúmeros contos e também vários filmes. Entre os filmes, o mais destacado é o lançado em 1999, dirigido por Tim Burton e tem Johnny Depp no papel do detetive Ichabod Crane, que investiga misteriosos assassinatos supostamente cometidos pela figura lendária do Cavaleiro Sem Cabeça.

Conheça a lenda do Cavaleiro sem Cabeça

cavaleiro_filme-744x490-6169790-6020478-1288061

Conta a lenda que um homem chamado Lakey, da cidade de Mount Pleasant, que fica no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, foi encontrado morto – com a cabeça decapitada por um machado, deixado pelo assassino próximo ao corpo.

A população local ficou chocada pela violência do crime. Ninguém entendia o motivo daquilo, afinal todos diriam que Lakey era um bom homem e não tinha inimigos.

Existe um relato de dois homens que passaram cavalgando próximo à cabana de Lakey no dia seguinte ao seu enterro. Eles iam pescar num rio próximo e contaram que ao passar pela cabana, já era de noite e então notaram um cavaleiro juntar-se a eles na viagem.

Ficaram totalmente apavorados ao perceber que este cavaleiro, montado num cavalo preto, não tinha cabeça. Mas então, quando chegaram próximo ao riacho, o misterioso cavaleiro sem cabeça mudou de direção e logo desapareceu próximo a um cruzamento no caminho.

De início os homens ficaram muito assustados e não quiseram contar a história, mas com o tempo souberam que mais pessoas haviam visto o Cavaleiro Sem Cabeça naquele mesmo local.

Ele sempre fazia a mesma coisa: juntava-se a cavaleiros que passavam próximos à cabana de Lakey, seguia-os até perto do riacho e depois seguia até próximo ao cruzamento, onde desaparecia.

Hoje em dia há uma ponte no local por onde motoristas podem atravessar com seus carros, e o pequeno riacho ganhou o nome de “riacho de Lakey”.  A cidade passou a chamar-se Sleepy Hollow – nome escolhido pelos próprios moradores por causa de um conto publicado em 1820 sobre o Cavaleiro Sem Cabeça.

Há muitos anos ninguém mais viu a figura do cavaleiro passar por ali.

Ah, e o mistério sobre quem foi o assassino de Lakey, e o motivo que levou ao crime nunca foi solucionado.

Curiosidades sobre o Cavaleiro sem Cabeça

O Conto “The Legend of Sleepy Hollow”, de Washington Irving, é um dos contos mais antigos da ficção norte-americana lidos até hoje. Ele foi adaptado para o cinema no filme de Tim Burton. O conto foi publicado pela primeira vez em 1820, quase dois séculos atrás!

A lenda também já rendeu um musical da Broadway, em 1948 e uma ópera, em 2009.

Em 2013 estreou pelo canal Fox a série “Sleepy Hollow”, inspirada no conto original.

O Filme de Tim Burton, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, ganhou um Oscar de melhor direção de arte e mais pelo menos 3 outros prêmios.

Durahan o que é?

é um tipo de criatura lendária imortal proveniente da mitologia irlandesa. Ele não tem cabeça e geralmente é visto montado num cavalo negro.

Quando surgiu o cavaleiro sem cabeça?

 Publicado em 1820, é um conto de Washington Irving incluído na coleção The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent., escrita enquanto o autor vivia em Birmingham, Inglate.

Como termina a historia?

O desfecho do conto fictício se passa na ponte sobre o  rio Pocantico, na área da Velha Igreja Holandesa e Cemitério em Sleepy Hollow.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20