Você conhece os Deuses Astecas?

Neste post, inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Deuses Astecas. Abaixo estarão descritas as características, as lendas, nomes, símbolos e os principais poderes dessas entidades, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Deuses Astecas

Os astecas foram uma civilização da Mesoamérica que se estabeleceu onde hoje é a Cidade do México, às margens do Lago Texcoco entre 1300 e 1521. Assim como os incas, os astecas também formaram um império. Ele era constituído por três Cidades-Estados:  Tenochtitlan, Texcoco e Tlacopan.

astecas-1141715-3255235-6904630

A sociedade asteca combinava aspectos da agricultura com um sistema urbanizado. Sua religião se baseava em rituais de calendário destinados a um grupo de divindades: Os deuses astecas. Esse calendário é altamente conhecido até os dias de hoje.

Os astecas cultuavam diversas entidades e, à medida que o império crescia, mais divindades surgiam. Assim como diversos outros povos da Mesoamérica, eles praticavam sacrifício humano e de animais. Há indícios ainda de canibalismo em alguns ritos. A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre as 4 principais entidades que eram cultuadas por esse povo, suas lendas e como elas afetaram a história dessa fascinante civilização.

QUETZALCOATL

É um deus da mitologia asteca cujo nome significa serpente emplumada. Ele é o deus do vendo, do ar e do aprendizado e é comumente representado com um talismã em volta do pescoço chamado de “peitoral do vento”.

1200px-quetzalcoatl-svg_-9693370-3787231-7182794

Lenda

Diz a lenda que Quetzalcoatl nasceu de uma virgem chamada Chimalman que o concebeu engolindo uma esmeralda. Em outra versão do conto, é dito que Chimalman na verdade foi atingida no útero por uma flecha disparada por Mixcoatl (deus asteca das tempestades e da caça) e 9 meses depois deu a luz ao deus.

TLALOC

Tlaloc é o deus da chuva e senhor dos raios, trovões e relâmpagos. Adicionalmente também é considerado senhor de um dos paraísos: O Tlalocan. Essa divindade era adorada e temida entre os astecas.

1200px-tlaloc_glyph-svg_-9562444-8522784-2042888

Lenda

Diz a lenda que Tlaloc era o responsável pela bem-aventurança no mundo dos mortos (Mictlan) e pelas chuvas, as quais enviava através de seus filhos, os Tlaloques, para fecundar os campos.

HUITZILOPOCHTLI

Huitzilopochtli é o deus da guerra e do Estado na cultura asteca. Considerado padroeiro da cidade de Tenochtilan, ele era uma divindade exclusivamente asteca, não sendo cultuado em outros povos. Huitzilopochtli era representado com os membros pintados de azul com penas de beija-flor em sua perna esquerda. Seu nome significa “beija-flor azul”.

6af55b4f6b634b2b6a9b672463008230-5659309-3242618-1664884

Lenda

Diz a lenda que os beija-flores, na cultura asteca, eram considerados a alma dos guerreiros mortos que acompanhavam o sol, representado por Huitzilopochtli, em sua ronda diária pelo seu.

TEZCATLIPOCA

Tezcatlipoca é um dos deuses mais importantes do panteão asteca, sendo comumente representado como um jaguar. Ele é considerado o deus do céu noturno, das estrelas e da lua, além de senhor do fogo e da morte.

1200px-tezcatlipoca-svg_-5158016-1230206-5574492

Lenda

Diz a lenda que no peito ele carrega um espelho no qual pode ver toda a humanidade e que, por ter uma personalidade vingativa, ele costumava punir qualquer mal comportamento que visse na Terra através do espelho. Acredita-se que ele seja o criador do mundo, apesar de que, segundo os mitos, o criador original teria sido seu pai: Ometeotl. É dito ainda que era inimigo e irmão de Quetzalcoatl, deus do vento na mitologia asteca.

Fim do artigo sobre Deuses Astecas

Bom, aqui termina a lista dos Deuses Astecas. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses e entidades mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve aqui no blog!