Garuda – Uma Lenda Indiana Clássica

O Garuda é um ser mitológico presente nas lendas hindus. Basicamente, ele é uma águia de fogo, e também é conhecido como um pássaro solar. Sua forma é bastante parecida com a da Fênix, presente nas lendas gregas e egípcias, mas alguns detalhes de sua aparência podem variar de acordo com a cultura.

Garuda – a águia de fogo

Existem alguns contos que descrevem o Garuda com uma cabeça humana no lugar da cabeça de pássaro; em outras histórias ele possui três olhos; e em algumas versões também conta com braços e pernas. É uma criatura muito grande, sendo mencionado muitas vezes como capaz de cobrir o Sol com o seu tamanho.

pintura-744x558-6144624-3261883-3630983

As lendas dizem que o Garuda serve de montaria para o deus Vishnu, da cultura hindu, a levando por aí aonde quer que ela queira ir. Isso dá a impressão de que ele seja um simples animal inferior, que recebe ordens de outros, como um tipo de escravo. Mas na verdade sua história revela um ser bastante poderoso capaz de feitos magníficos.

A lenda de Garuda

Conta a lenda que um certo dia a mãe de Garuda fez uma aposta com a mãe dos Nagas, as serpentes da lua. Um cavalo lendário estava prestes a surgir do mar, e elas apostaram sobre qual era a cor desse cavalo. Quem perdesse a aposta se tornaria prisioneira da vencedora. Por fim o resultado foi que a mãe do Garuda perdeu a aposta, e como haviam combinado, ela se tornou prisioneira da mãe dos Nagas.

pintura3-744x558-2958758-4530490-9148517

Quando soube do ocorrido, Garuda se apressou em ir até os Nagas e lhes perguntou o que ele poderia fazer para que sua mãe fosse liberta. Os Nagas pensaram por um tempo e então decidiram qual seria o preço da liberdade da mãe do Garuda: ele deveria roubar a água da imortalidade dos deuses e entregar aos Nagas.

O desejo de ter sua mãe livre foi uma forte motivação para o ser mitológico. Ele não pensou duas vezes e voou até a montanha onde a água da imortalidade dos deuses estava sendo mantida. Mas não seria uma tarefa fácil, já que o lugar estava guardado por um exército de deuses e dois dragões.

Garuda lutou valentemente contra todos eles e saiu vencedor da batalha. Conseguindo a água, ele voltou apressado até os Nagas para lhes entregar o líquido da imortalidade.

Como prometeram, os Nagas libertaram a mãe de Garuda em troca da água. E mãe e filho partiram dali felizes por estarem novamente juntos.

garuda_e_naga-744x624-9150661-5377958-2013433

Quanto aos Nagas, porém, as coisas não correram muito bem: antes mesmo que pudessem ter a chance de beber da água da imortalidade, os deuses chegaram e a tiraram deles. E foi daí que surgiu a eterna rixa entre Garuda e os Nagas

Curiosidades sobre a Garuda:

Garuda é o emblema nacional da Tailândia e da Indonésia.

Há um lutador no jogo Street Fighter EX2 chamado Garuda.

O Garuda aparece em vários jogos da série Final Fantasy como um inimigo dos protagonistas. Sua aparição mais recente na série foi no Final Fantasy XIV.

Outro game onde o Garuda aparece é em Tales of Symphonia: Dawn of the New World, também como um inimigo.

E por falar em games, existe um estúdio de desenvolvimento de jogos na Indonésia que se chama Garuda Games.

Há também uma companhia aérea na Indonésia com o mesmo nome.

Em 2004 foi lançado um filme tailandês sobre o Garuda. A história conta sobre a descoberta de um fóssil misterioso e muito antigo. O trabalho de escavação tem início, mas todo o barulho e comoção no local acaba despertando um Garuda que habitava próximo ao local. A criatura então começa uma onda de terror.

Confira algumas imagens desta ave mitológica:

O que prega a religião hindu?

Os seguidores do u003cstrongu003ehinduísmou003c/strongu003e acreditam em vários deuses e na reencarnação. Segundo o u003cstrongu003ehinduísmou003c/strongu003e, os seres humanos morrem e renascem várias vezes.

O que é o povo hindu?

os arianos invadiram a região dos cinco rios, escravizaram o u003cstrongu003epovou003c/strongu003e dravida e a partir desta invasão muitos historiadores consideram como o início da civilização e do u003cstrongu003epovo hinduu003c/strongu003e.

Quais são as principais crenças do hinduísmo?

Os seguidores do u003cstrongu003eHinduísmou003c/strongu003e acreditam em reencarnação, em predestinação, confiam em guias espirituais e persistem no sistema de castas. 

Veja mais aqui.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20