A Hierarquia Angelical

Os anjos são elementos da tradição cristã e encenam um papel essencial nas histórias bíblicas e em muitos traços de várias religiões.

De maneira geral eles são entendidos como seres celestiais que agem como mensageiros de Deus. Contudo, existem diversos tipos de anjos, que possuem domínios e funções distintas, sendo organizados segundo uma hierarquia angelical.

angel-2665661_1920-2159974-3550038-5995344-5408575

Organizar elementos hierarquicamente significa distribuí-los em determinada ordem de prioridade. Segundo Tomas de Aquino, essa hierarquia angelical gera uma classificação em 9 níveis divididos em três coros de tríades: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

Primeira tríade da hierarquia angelical

Esse primeiro grupo seria formado por aqueles que estão mais próximos a Deus, trabalhando diretamente com ele.

A hierarquia angelical

Serafins

Serafins são anjos de seis asas que ocupam o topo da hierarquia angelical, estando, assim, mais próximos de Deus. Das seis asas que possuas, duas cobrem o rosto, duas os pés e as outras duas são utilizadas para voar. São eles: Metraton (Rei dos Anjos), Vehulah, Jeliel, Sitael, Elemiah, Mahasiah, Lelahel, Achaiah e Cahethel.

Querubins 

Os querubins são anjos de quatro asas e quatros rostos. São considerados mensageiros de Deus e símbolo da justiça divina. Artisticamente existe uma associação da imagem do Querubim a um anjo com corpo de criança, mas esta não é uma imagem realista. São eles: Hekamiah, Haziel, Aladiah, Leoviah, Hahaiah, Iezalel, Mebahel e Hariel.

Tronos

Também chamados de Erelins ou Ofanins, os Tronos são uma classe de seres celestiais que servem a Cristo. Eles recebem esse nome por terem o dever de zelar e defender o trono de Deus. São eles: Tsaphkiel, Lauviah, Caliel, Leuviah, Pahaliah, Nelchael, Ieiaiel, Melahel e Haheuiah.

Segunda tríade da hierarquia angelical

Este segundo grupo seria formado pelos príncipes celestes

A hierarquia angelical

Dominações

São anjos fortes e dominantes que tem a missão de fazer com que a vontade de Deus seja cumprida. São normalmente enviados por Deus em casos de emergência ou para resolver conflitos importantes, estando no meio da hierarquia angelical. Existem 8 dominações: Nith-Halah, Haaiah, Ierathel, Sehelah, Reyel, Omael, Lecabel, e Vasariah.

Potestades 

São anjos que tem a missão de proteger os animais, a procriação e a perpetuação de todas as espécies vivas. Eles são responsáveis por equilibrar os 4 elementos. O nível de potestades é formado por 9 anjos: Camael, Iehuiah, Lehahiah, Chavakiah, Menadel, Aniel, Haamiah, Rehael e Ieiazel.

Virtudes 

As virtudes são a categoria da hierarquia angelical responsável por manter a ordem do Universo. São eles que afastam os anjos maus das pessoas transmitindo energia divina. São os anjos associados aos milagres. Os Anjos Virtudes são: Raphael, Hahahel, Mikael, Veuliah, Yelaiah, Sealiah, Ariel, Asaliah e Mihael.

Terceira tríade da hierarquia angelical

Este terceiro grupo é formado por aqueles que estão mais próximos ao homem

A hierarquia angelical

Principados

São anjos que auxiliam seus protegidos em problemas da sociedade. Eles são protetores da natureza e normalmente carregam nas mãos cetros e cruzes. A categoria Principados é formada por Haniel, Vehuel, Daniel, Hahasiah, Imamaiah, Nanael, Nithael, Mebahiah e Poiel.

Arcanjos

Os arcanjos são “anjos-chefe” da terceira hierarquia. Eles são enviados para a Terra para missões importantes entre os homens, sendo considerados intermediários entre Deus e os mortais. Em geral, são criaturas aladas e extremamente luminosas. Os principais arcanjos são: Miguel (chefe do exército celestial e arcanjos dos arrependimentos e da justiça), Gabriel (mensageiro de Deus e arcanjo responsável por encaminhar as almas para o céu após a morte) e Rafael (guardião da saúde).

Anjos

Ocupando o último degrau da hierarquia angelical estão os anjos propriamente ditos. São os anjos mais próximos dos seres humanos. Eles são normalmente chamados de anjos da guarda uma vez que cada um tem a guarda de uma pessoa específica. Eles cuidam de seus protegidos tanto física quanto espiritualmente. Eles podem ser tornar visíveis e invisíveis. São semelhantes aos humanos, exceto por suas asas e auréola no topo da cabeça. O príncipe regente dos anjos é o arcanjo Gabriel.

Como são os anjos?

Os u003cstrongu003eanjos sãou003c/strongu003e seres morais, inteligentes e espirituais ou seja, não possui corpo físico, embora possam se revelar na forma física humana. 

Qual foi o primeiro anjo criado pelo senhor?

O Arcanjo Miguel foi a primeira criação divina.

Quem é Castiel na Bíblia?

 É o anjo da solidão e das lágrimas e é também aquele que preside a morte de reis e possivelmente chefes de estado. Ele aparece na cabala, uma cultura judaica-cristã pós-bíblica.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20