Contents hide
1 Histórias da mitologia Grega

Histórias da mitologia Grega

As histórias da mitologia grega, na verdade estão entre as mais usadas por escritores, poetas e filósofos, como forma de explicar os sentimentos as emoções e outros fatos complexos da natureza, procuram explicar como  viviam e acreditavam ser a ordem dos acontecimentos e a criação das forças condutoras da Grécia antiga.

Histórias da mitologia Grega
Histórias da mitologia Grega

Eles possuíam seus rituais, suas formas de celebrar a vida, buscando explicações nos Titãs para explicarem as manifestações diversas ocorridas entre os homens. São diversos deuses e deusas venerados por eles, aos quais  são atribuídos aos fenômenos naturais ou atitudes dos homens. Vejamos alguns:

Histórias da mitologia Grega

A mitologia grega, era adotada principalmente pelos gregos que viviam antigamente nas partes das terras europeias, e ainda alguns povos que com eles se relacionavam.

Pelo fato de Grécia e Roma serem muito antigas e terem imensa influência na cultura de diversos povos, suas filosofias, a matemática e crenças foram aderidas profundamente até mesmo pelos ocidentais.

O que é?

São crenças de como se deu origem de fenômenos, seres humanos e toda a  influência dos deuses na formação cultural dos povos.

Quais os dogmas?

Os gregos não acreditavam que o mundo foi criado pelos deuses, eles criam que o universo os criou. O Céu e a Terra já existiam, da Terra (Gaia) e de Urano, nasceram os Titãs ou antigos deuses.

Cronos, um dos mais importantes dos deuses, recebeu uma mensagem do oráculo,  que um de seus filhos o iria destronar. Dessa forma, quando eles nasciam os devorava.

Réia que era mulher de Cronos, ao ver os filhos sendo engolidos, escondeu a Zeus quando nasceu. Dessa forma, ele cresceu e chegou a enfrentar Cronos, abrindo sua barriga e libertando seus irmãos, tornando-se o deus do Olimpo, líder dos outros deuses.

Réia Deusa da fertilidade – Histórias da mitologia Grega

Réia era uma deusa comparada como mãe da fertilidade, na Asia menor era conhecida como a “Mãe terra”.

Origem da Deusa Réia

Era uma Titãnide filha de Urano e Gaia, era conhecida como uma deusa terrestre, sendo adorada com ritos orgíacos.

O nome significa “fluxo”, aparentemente em referência à menstruação feminina, e “reconforto”, talvez em referência aos partos fáceis

Poderes da Deusa Réia

A ela foi atribuído o poder da fertilidade e a facilitação dos partos.

Parentesco da Deusa Réia

Era filha de Urano e Gaia, seus irmão eram os Titãs ; Oceano, Céos, Titãs:Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto,Cronos e as Titânides Tétis, Teia, Febe, Mnemosine, Têmis, seus filhos eram Demétra,Hera, Héstia, Hades,  Posídon e Zeus.

Feitos da Deusa Réia

A ela foi atribuído o poder da fertilidade. A Réia também foi atribuída a preservação da vida de Zeus, o qual libertou seus irmãos da barriga de Cronos, tornado-se o governante do Olimpo.

Zeus o rei dos Deuses – Histórias da mitologia Grega

“Zeus  era o rei dos deuses gregos e governador do Monte Olimpo ” ( Hipercultura)

Histórias da mitologia grega
Histórias da mitologia Grega

Zeus (nome latino: Júpiter) Era o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, e tinha no raio a sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou mesmo enganá-lo. Ele era filho de Crono e Réia.

Poderes atribuídos à Zeus

Ele regia o Olimpo, onde todos os deuses deveria prestar-lhe respeito. Dominava as alturas e a terra, mas não podia evitar que outro deus do Olimpo pudesse exercer seu poder.Zeus é o deus que dá ao homem o caminho da razão e também ensina que o legitimo  conhecimento se consegue apenas por meio da dor.

Parentesco de Zeus

Era filho de Cronos e Réia, irmão de Demétra, Héstia, Posídon Hera e Hades. Zeus foi casado co Métis, Têmis e com Hera com quem teve Ares e Hefesto, no entanto teve diversas amantes e inumeráveis filhos.

Feitos de Zeus

Zeus tinha o poder dos fenômenos da natureza e fazia relâmpagos e trovões e lançava a chuva, podia usar sua força como destruidora, mas também mandava chuvas para as plantações. Casou-se três vezes, a primeira esposa foi Métis a deusa da prudência, a segunda foi Têmis a deusa da justiça e a terceira foi Hera. Ele teve diversas amantes e muitos filhos. Era sedutor e usava as mais belas transformações para conquistar as mulheres. As mais conhecidas são: o Cisne de Leda e o Touro da Europa.

Poseidon – Histórias da mitologia Grega

“Poseidon (nome latino: Netuno) Irmão de Zeus, era o senhor dos mares e ocupava o segundo lugar na hierarquia do Olimpo” (Educação, pesquisa escolar).

poseidon-300x300-4837646-8007804-2694579
Histórias da mitologia Grega

Origem do Deus Poseidon

Poseidon ou Netuno, como também conhecido entre os romanos, era o grande dominador dos mares. Com uma postura muito forte, possuía barbas e era representado nas esculturas ou pinturas com seu tridente na mão e as vezes com um golfinho.

Poderes do Deus Poseidon

Ele habitava na profundeza do mar, e com seu tridente causava maremotos, tremores, além de fazer brotar água do solo.

Parentesco do Deus Poseidon

Era filho de Cronos, deus do tempo, e da deusa da fertilidade Réia, era casado com Anfitrite e pai de Tritão.teve outros filhos de suas amantes, sendo os mais conhecidos como: Ciclope e Orion.

Feitos do Deus Poseidon

Disputou ser a deidade da cidade de Atena, perdendo para a deusa Atena, participou junto com Apolo da guerra de Troia, Ele era responsável pelos maremotos e por fazer brotar água no solo ( poços) Era competitivo e guerreiro.

Afrodite Deusa da beleza – Histórias da mitologia Grega

Afrodite foi uma das deusas mais amadas da mitologia grega. Ela era a deusa do amor, da beleza e do sexo. (Hipercultura)

afrodite-231x300-4826676-5623827-7284123
Histórias da mitologia Grega

A Deusas mais bela do Olimpo.

Origem da Deusa Afrodite

O mito sobre o nascimento da deusa Afrodite, é dividida em duas versões. Uma delas é contada por Hesíodo, que diz que Afrodite surgiu das espumas do mar, e outra contada por Homero, que atribui a Zeus e Dione a paternidade e maternidade de Afrodite.

Poderes da Deusa Afrodite

Dominava a beleza o amor e o sexo

Parentesco da Deusa Afrodite

Filha de Zeus e Dione, casada com Hefesto, mãe de Eros, Deimos e Phobos , Harmonia , Priapo e Hemafrodito.

Feitos da Deusa Afrodite

Devido a sua enorme beleza, os feitos de Afrodite giram mais em torno de seus amores, principalmente com Ares o deus da guerra, seu preferido.Quando Hefesto soube das traições de Afrodite, ele desejou pega-la com uma armadilha. Após conseguir capturar sua mulher envolvida em amores com Ares, por meio uma rede de malha inquebrável,  levou-os para o monte Olimpo para humilhá-los ante  outros deuses, só conseguiu desses  rizadas, ao verem os amantes.

Hera – Histórias da mitologia Grega

Hera (nome latino: Juno) Irmã e mulher de Zeus. Era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta, vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido (Educação, pesquisa escolar).

Histórias da mitologia grega
Histórias da mitologia Grega

Filha de Cronos e Réia, Hera era uma deusa rainha do Olimpo, conhecida também como a protetora do casamento, da vida e da mulher, administrava Olimpo ao lado do seu marido.

Poderes da Deusa Hera

Foi considerada a deusa protetora das mulheres casadas. transformava-se em animal para perseguir as amantes de Zeus, e podia transformar outros seres em animais. Os olhos que existem na calda do pavão, são atribuídos a um feito de Hera em uma de suas crises de ciúmes de Zeus, que era muito infiel à esposa.

Parentesco da Deusa Hera

Hera, era filha de Cronos e Réia, mulher de Zeus e mãe de Ares e Hefesto

Feitos da Deusa Hera

Um dos sutis contos sobre os feitos de Hera, relatam que Zeus ao saber que Hera estava chegando e ele estava com uma amante, a transformou rapidamente em vaca. Hera, muito desconfiada, pediu a Zeus aquela vaca de presente. Sem haver como negar, a deu para sua esposa.

Ela então, muito esperta, colocou a novilha aos cuidados de Argos, um monstro de muitos olhos, que ao dormir nunca fechava todos eles. Sendo assim, a novilha estava sempre sendo observada.

Mas Zeus ao ver o sofrimento da amante pediu a Hermes que  mateasse Argos. Então, Hermes tocando uma música, fez Argos dormir completamente, fechando todos os olhos. Após isso, Hermes arrancou-lhe a cabeça. (Fonte:Info. escola)

Hades – Histórias da mitologia Grega

Hades ou Plutão, dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos (cultura escolar), Hades sempre é retratado nos filmes ou animções como um vilão ou um cara mal, mas na verdade Hades é um cara comum, não se parece nada com o que vimos nos filmes.

Histórias da mitologia grega
Histórias da mitologia Grega

Hades também é conhecido por sua solidão, ele prefere sempre estar sozinho e não gosta de estar perto dos outros Deuses do olimpo.

Origem do Deus Hades

Ele era filho de Cronos e Réia. Dominava  o Tártaro, onde eram punidos os vilões, o Elíseo, onde eram recompensados os heróis.

Poderes do Deus Hades

Ele guardava o mundo dos mortos e punia os que ali chegavam. Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.

Parentesco do Deus Hades

Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus  e de Poseidon, casado com Perséfone.

Feitos do Deus Hades

Um feito de Hades mais conhecido e aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).

Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. Na mitologia grega conta que, Hades era muito quieto, porém amedrontador e mal. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costumava intrometer-se nos assuntos terrenos.

Palas Atena (Minerva) Deusa da Mitologia Grega

Palas Atena ou Minerva, nascida da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da sabedoria.

Origem da Deusa Palas Atena ou Minerva

Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a conheciam como Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis da cidade de Atenas.

Histórias da mitologia grega
Histórias da mitologia Grega

Quanto ao seu nascimento, conta o mito que Zeus ao perceber a gravidez de Métis, a engoliu por medo de que sua filha fosse mais poderosa que ele. Sua mãe, tendo sido engolida como uma mosca, foi para cabeça de Zeus, o qual sentindo dores na cabeça, pediu que Hefesto lhe desse uma machadada na cabeça, nascendo assim Atena já toda equipada com armadura elmo e escudo.

Poderes da Deusa Palas Atena/ Minerva

Sendo além de ser deusa da sabedoria e das artes é também guerreira e protetora dos guerreiros, e protetora da cidade de Atenas.

Parentesco da Deusa Palas Atena/ Minerva

Filha de Zeus e Métis.

Feitos da Deusa Palas Atena/ Minerva

A ela é atribuído a invenção dos freios e a ensinar os homens domarem os cavalos. Em uma disputa com Poseidon para governar a cidade de Atenas, ela venceu por além de ensinar a domar o cavalo, deu a cidade a oliveira que produz óleo e a madeira

Apolo – Histórias da mitologia Grega

Apolo ou Febo, é filho de Zeus e Leto, ou Latona, era identificado com o Sol e considerado o deus da música e da cura e das artes, as quais ensinou aos homens.

Origem do Deus Apolo

Também conhecido como Febo (brilhante), na mitologia grega, Apolo é respeitado como sendo o deus da juventude e da luz. identificado primordialmente como uma divindade solar, uma dentre as mais ecléticas da mitologia greco-romana. Filho de Zeus e da titânide Latona (Leto).

apolo-deus-grego-242x300-6478044-9535568-7148827
Histórias da mitologia Grega

Ele nasceu na ilha de Delos onde sua mãe Leto se refugiou para se esconder da Hera, a esposa de Zeus.

Poderes do Deus Apolo

Apolo, era estimado como um deus justo e puro que ajudava doentes e curava várias doenças através do sono. O poder de Apolo se exercia em todos os lugares da natureza e do homem.

Parentesco do Deus Apolo

Filho de Zeus e Latona, irmão gêmeo de Diana

Feitos do Deus Apolo

Tendo apenas um ano de idade seguiu a serpente Píton e a matou com flechadas. A partir daí foi considerado um grande arqueiro. O seu arco disparava dardos letais que matavam os homens com doenças ou então mortes súbitas. Apaixonou-se por Dafne, após receber uma flechada do Cúpido, mas o mesmo para provocar a Apolo, flechou o coração da moça com chumbo, que a fez repudiá-lo.

Artêmis ou Diana – Histórias da mitologia Grega

A filha de Zeus, Artêmis ou Diana, era uma linda jovem que se esmerava na caça. Possuía muito zelo por sua virgindade, protegendo e venerando a castidade.

deusa-grega-300x225-5569138-1120631-4833605
Histórias da mitologia Grega

Ártemis era adorada por muitos na Grécia antiga.

Origem da Deusa Ártemis ou Diana

Ártemis (nome latino: Diana) Era filha de Zeus e Leto ou Latona e  Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade

Poderes da Deusa Artêmis

Era portadora da luz e usava arco e flecha para caçar. Ajudava as mulheres nas dores de parto.

Parentesco da Deusa Artêmis

Filha de Zeus e Latona, irmã gêmea de Apolo.

Feitos da Deusa Artêmis

segundo a mitologia, embora gêmea de seu irmão Apolo, nasceu primeiro e ajudou sua mãe no parto do irmão. Sendo virgem, Ártemis despertava o interesse de muitos deuses e homens, mas exclusivamente o seu companheiro de caça, Orion, foi seu grande amor. Orion foi morto acidentalmente ou por Ártemis ou por Gaia.

Nas diversas tentativa de ataque para tirar a virgindade de Artêmis, ou daqueles que a acompanhavam ela se vingava. Ainda punia os que se diziam ser melhores caçadores do que ela,  transformando em animais, em meninas ou sendo atacados.

Hermes – Histórias da mitologia Grega

Hermes ou Mercúrio,  filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou astuto. Por isso, protegia comerciantes e ladrões

Origem do Deus Hermes

Hermes ou Mercúrio como é conhecido era filho de Zeus e de Maia.

Poderes do Deus Hermes

Hermes é considerado uma divindade muito antiga, já cultuado na história pré-Grécia como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, entre outros predicados. Com o decorrer dos séculos, seu mito foi se ampliando, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da expressão dentre outros.

Parentesco do Deus Hermes

Filho de Zeus e Maia

Feitos do Deus Hermes

Já no primeiro dia de vida realizou várias proezas e exibiu vários poderes: furtou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandálias mágicas e a lira.

No dia seguinte, perdoado pelo furto das vacas, foi investido de poderes adicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por sua vez concedeu a Apolo a arte de uma nova música, sendo admitido no Olimpo como um dos grandes deuses.

O que foi a Titanomaquia ?

A titanomaquia foi uma guerra que aconteceu entre os Deuses e Titãs que teve um desfecho mais satisfatório para os Deuses que apos vencer a batalha inciaram a era de ouro dos Olimpianos.

O que foi a era de ouro dos Olimpianos ?

A era de ouro dos olimpianos foi uma época onde os Deuses do Olimpo residiram em total controle sobre a terra, fazendo suas leis e sendo adorados pelos mortais, no caso os humanos.

Quem veio primeiro, os Deuses ou titãs ?

Os Deuses do olimpo são na sua maioria filhos de titãs, principalmente Zeus, Poseidon e Hades que são flhos de Chonos, ou seja, os titãs vieram primeiro.

Curtiu ?

Esperamos que você tenha gostado da seleção contendo a Mitologia Grega. Ela faz parte da série  “Panteões e seus deuses”. Se você quiser saber, mais um pouco sobre a Mitologia grega, aqui na Demonstre, temos muito mais para você nesse link . Continue conectado conosco, vem muita novidade por aí!

E se gostou de nosso conteúdo, que tal curtir e compartilhar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20