La Befana – lenda italiana

La Befana é um personagem bastante popular na cultura italiana, que está ligada às tradições do natal e ano novo. Poderíamos dizer que, de certa forma, ela é como uma versão do Papai Noel.

La Befana

Mas ao ver uma foto da Befana, você notará que ela se parece a uma bruxa, com nariz comprido, vestido negro e voando por uma vassoura. “O que ela tem em comum com o Papai Noel?” – Você deve estar se perguntando.

O primeiro ponto em comum entre esses dois personagens é sua ligação aos feriados de natal e ano novo, como você verá mais abaixo, na lenda que contaremos sobre a origem de La Befana.

Outro fator em que essa personagem lembra o Papai Noel é que ela também costuma dar presentes às crianças e tem o costume de entrar nas casas pela chaminé.

Porém, diferente da tradição do Papai Noel, que visitaria as crianças no dia 25 de Dezembro, La Befana o faz na madrugada do dia 5 para o dia 6 de janeiro.

Apesar de toda a bondade representada pela velhinha, sua origem é um tanto controversa.

Um certo livro, escrito por um reverendo diz que “Befana parece ser herdeira de uma deusa pagã denominada Strenia, que patrocinava os presentes de ano novo.”

Essa origem inspirada numa deidade pagã foi a causa de a personagem enfrentar forte oposição por parte de membros da igreja no passado.

Resumo da lenda de La Befana

Conta a lenda popular que no dia em que Jesus nasceu, quando os Três Reis Magos viajavam a caminho de Belém para visitar a criança predita pelas profecias da Bíblia, aconteceu de eles se perderem.

pintura-744x541-3326016-7065084-1319960

Andaram sem rumo por um tempo até se darem conta de que não conseguiriam encontrar seu caminho sozinhos. Por isso decidiram que era a hora de pedir informações a alguém. Mas a quem pedir ajuda no meio do nada?

Eles caminharam mais algum tempo até que encontraram por fim uma pequena cabana isolada no meio do deserto. Chegando à cabana, logo avistaram à porta uma simpática velhinha que lhes recebeu com um sorriso acolhedor.

Eles lhe explicaram a situação, mencionando a importância de sua viagem, e disseram que estavam perdidos havia algumas horas e não tinham nenhuma ideia de onde ir. Por fim perguntaram à senhora se ela saberia o caminho a seguir.

Infelizmente ela também não conhecia o caminho para Belém, mas como já era bem tarde da noite lhes convidou para passarem a noite em sua cabana e descansarem, assim no dia seguinte poderiam prosseguir a viagem à luz do dia, quando seria mais fácil encontrarem seu caminho. Eles aceitaram.

Na manhã seguinte os Três Reis Magos se despediram da velhinha muito agradecidos e lhe convidaram para juntar-se a eles na viagem, para poder também ter a honra de conhecer o menino Jesus. Mas ela recusou o convite, dizendo que estava muito atarefada e não poderia deixar a cabana.

Assim os Três Reis Magos continuaram sua viagem e por fim conseguiram se localizar e chegar a Belém.

Um pouco mais tarde a velhinha se arrependeu de não ter ido com os homens para conhecer Jesus. Por isso ela tentou segui-los mas nunca mais conseguiu encontrá-los.

Desde então ela continuou sua jornada sozinha, e parava em todas as casas pelo caminho para dar doces e presentes às crianças que nelas habitavam, na esperança de que alguma delas seja o predito menino Jesus.

Curiosidades de La Befana

festival2-744x337-7057665-7725920-6603268

 — Alguns estudiosos acreditam que a história de La Befana teve origem numa antiga tradição romana de sair e trocar presentes com outras pessoas.

— O fato de Befana ser uma velhinha pode representar a passagem do ano, ou seja, um ano velho sendo substituído por um novo ano.

— É tradição na Itália a celebração do festival de La Befana.

— A primeira vez que Befana é mencionada foi no século XIV.

— Segundo a tradição, as crianças que se comportaram bem durante o ano recebem doces e presentes, mas as que foram más recebem uma pedra de carvão.

O que é a Festa da Befana na Itália?

A u003cstrongu003eBefanau003c/strongu003e é uma personagem do folclore italiano, semelhante a Nicolau de Mira ou Pai Natal. A personagem pode ter-se originado em Roma, e depois estender-se como tradição por toda a Itália peninsular e em Ticino, parte italiana da Suíça.u003cbru003e

Em que ano foi descoberto a Itália?

18 de junho de 1946

Quem foi que descobriu a Itália?

O Henri Marie Beyle conhecido mais como stendhal foi enviado pelo exército como ajudante do general Michaud, em 1800 u003cstrongu003edescobriu a Itáliau003c/strongu003e

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20