Nomes de bruxas

As bruxas são um dos maiores ícones das histórias infantis, nestas sempre são retratadas como pessoas más, de aspecto feio, dotadas de poderes fantásticos que utilizam para manipular as forças naturais e prejudicar pessoas a quem não desejem o bem, transformando-as em animais ou lançando feitiços corrigíveis.

Bruxas não são todas iguais

Entretanto, há versões mais obscuras sobre estes seres enigmáticos, que afirmam que elas seriam servas do demônio, que fariam pactos com ele em troca de algum benefício, como o ganho de poderes mágicos, por exemplo.

Geralmente as bruxas eram solitárias e viviam nas florestas, cercadas de hábitos, animais e acessórios que eram associados à prática da magia, como amuletos, gatos pretos, pássaros noturnos, ervas, poções mágicas e etc.

Origem dos nomes das bruxas

A vida de uma bruxa era sempre envolta em muitos mistérios e seus nomes costumavam refletir e exaltar suas práticas e habilidades.

Alguns destes nomes não representavam o nome de batismo real da então bruxa, mas eram adotados como um trunfo para representar o elo de ligação entre a feiticeira e a magia, e já eram suficientes para envolvê-la numa aura de mistério e medo.

Os nomes das bruxas geralmente dizem respeito a figuras mitológicas ligadas à magia, deusas de várias religiões, elementos da natureza como flores nobres e pedras preciosas, por exemplo, e mesmo figuras reais da história que eram reconhecidas como sendo bruxas.

Confira agora alguns dos nomes mais famosos e mais misteriosos das principais bruxas conhecidas e se inspire para o próximo dia das bruxas.

Morgana – Nomes de bruxas famosas

Ela aparece na lenda do rei Arthur como sendo sua meia-irmã, ora retratada como uma fada, ora como uma ambiciosa e poderosa feiticeira que queria destronar o rei e se fazer rainha de Camelot.

Nomes de bruxas

É um nome com origem no antigo galês que significa “rodeada de mar”, ou nascida do mar”.

Cercado por um ar de mistério e encanto, é um nome que carrega muita força, por isso uma bruxa com este nome é sempre muito temida.

Pandora – Nomes de bruxas famosas

Figura pertencente à mitologia grega, Pandora foi uma mulher mortal a quem Zeus confiou uma caixa onde havia confinado todos os males do mundo, solicitando, contudo, que a mesma jamais fosse aberta.

Nomes de bruxas

Pandora contrariou a Zeus e abriu a caixa, liberando todos os males lá guardados.

Pandora seria uma bruxa que traria o mal para onde quer que fosse.

Agatha – Nomes de bruxas famosas

Agatha Southeil viveu em Yorshire, Inglaterra, no século XV, era uma jovem órfã desprezada e ridicularizada pela população local, acusada de possuir uma moral duvidosa e conduta incomum para aquela sociedade.

Nomes de bruxas

Devido a este péssimo status e ao fato de ter dado à luz uma criança feia que se dizia ser filha do próprio diabo, era amplamente considerada uma bruxa.

A variante Ágata descreve a pedra preciosa de mesmo nome associada ao poder de cura, equilíbrio físico e mental.

Cassandra – Nomes de bruxas famosas

Também pertencente à mitologia grega, Cassandra era irmã de Páris e Heitor, sendo assim uma princesa de Tróia.

Era sacerdotisa do deus Apolo que havia lhe concedido o dom de profecias, por meio do qual ela soube do destino cruel que aguardava seu reino.

Nomes de bruxas

Tentou avisar, mas foi considerada louca pois havia se desentendido com o deus Apolo que lançou-lhe um feitiço por meio do qual ninguém passaria a acreditar em suas premonições.

Significa “a que brilha sobre os homens” ou ainda “a que protege os homens”.

Também é um nome forte para uma bruxa.

Évora – Nomes de bruxas famosas

Évora é o nome de uma cidade histórica de Portugal, onde supostamente teria vivido uma bruxa muito famosa que por este nome ficou conhecida. Teria sido ela um dos mestres do então feiticeiro Cipriano, que mais tarde se converteria ao cristianismo, São Cipriano.

Nomes de bruxas

Évora significa cruzada, cruzamento, por isso esta bruxa era associada aos feitiços deixados em encruzilhadas, que são locais de pactos maléficos.

Valquíria – Nomes de bruxas famosas

Valquírias seriam os nomes de espíritos femininos que conduziam de volta ao lar os guerreiros derrotados ou mortos de batalhas para a Valhala, morada de Odin, de acordo com a mitologia nórdica.

Nomes de bruxas

Significa literalmente “a que escolhe os mortos”. Nas descrições aparecem usando armaduras e montando cavalos, conduzindo o deus nórdico à vitória nas batalhas.

Lilith – Nomes de bruxas famosas

Uma das origens vem do antigo povo sumério, onde representaria a deusa da sexualidade, sendo um espírito tipicamente noturno, significando literalmente “a noturna”.

Já nos escritos judaicos Lilith aparece como a primeira mulher de Adão, no Éden.

Nomes de bruxas

Ela havia se recusado a aceitar a condição de submissão da mulher e por isto foi expulsa do paraíso, tendo a partir daí se tornado uma criatura maléfica.

Mãe de todas as bruxas e criaturas da noite, sendo simbolizada inclusive por animais noturnos como a coruja, por exemplo.

O que é, afinal, uma bruxa?

Mulher que tem fama de se utilizar de supostas forças sobrenaturais para causar malefícios, perscrutar o futuro e fazer sortilégios; feiticeira.

O que é sabbat?

Festivais sazonais, em honra ao Deus, comemorativos da Roda do Ano.

Pra que serve o Caldeirão?

Instrumento mágico, normalmente utilizado para concocção de poções ou infusões, para a queima de substâncias ou como representação do princípio feminino. Neste último caso, alguns bruxos usam um caldeirão de três pés, representando as três faces da Deusa.

veja mais aqui.

Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20