O que é Religião?

Você sabe o que é Religião? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

Tarefa difícil é a de definir um conceito tão abrangente como o conceito de “religião”. Para compreender o significado dele, precisamos primeiramente nos desvencilhar de qualquer concepção individual relacionada a religião. Sem esse exercício, é possível que não seja uma tarefa simples compreender a diversidade de religiões existentes hoje no mundo.

De forma resumida e mais compreensível, podemos pensar o conceito de religião como um conjunto de crenças, símbolos e rituais/cerimônias que fazem parte da cultura de um povo. Ou seja, tende a variar dependendo do grupo que se está inserido.

O que é Religião

De um aspecto social, a religião é um fator de grande influência nas dinâmicas dos seus respectivos grupos, afetando a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com o meio ambiente. Em comunidades mais tradicionais, podemos até dizer que a religião é a base para a formação dessas sociedades, haja vista a importância que esta possui para os seus praticantes.

A Religião e o Mundo

O que é Religião

Podemos dizer que boa parte dos conflitos mundiais são motivados por intolerância religiosa. Esta, seria a dificuldade de aceitação de um indivíduo ou grupo que não tenha as mesmas crenças. Na atualidade, podemos apontar uma infinidade de religiões existentes ao redor do mundo, entretanto, vamos nos ater àquelas que possuem um maior número de praticantes e explicar, resumidamente, como surgiram.

Religião – Budista:

É uma religião baseada nos ensinamentos deixados por

Siddhartha Gautama, o Buda Sakyamuni. Buda significa aquele que despertou da ignorancia e Sakyamuni significa o sabio do clã sakya.

As crenças básicas são evitar as ações não virtuosas, fazer o bem e dominar a própria mente.

Dois termos muito usados por outras religiões que nasceu no Budismo é o carma e o nirvana. O carma  é considerada pelos budistas a lei do retorno, onde toda ação trará consequências, se suas ações são positivas terá consequências positivas ações negativas terá consequências negativas.

O Nirvana é a condição de extrema paz e iluminação, onde se termina a necessidade de reencarnar, o ego, as paixões, tudo acaba quando se entra em um estado de nirvana e isso torna a pessoa um Buda.

Religião – Cristianismo:

Cristianismo é um conjunto de religiões que tem como base a crença nos ensinamentos de Jesus, o filho de Deus.

Esta religião monoteísta surgiu como um derivado do judaísmo; é a maior religião do mundo, 30% dos religiosos no mundo seguem está forma de adoração. Seguem como base de ensino o que está registrado na biblia que é chamada pelos fieis de escrituras sagradas.

Sendo esta composta por histórias do povo judeu, os primeiros passos do cristianismo, e uma previsão do fim do mundo como conhecemos, em um evento chamado de Armagedon.

O cristianismo não pode ser descrito como uma religião única por possuir varias ramificações que tem formas diferentes de adorar a Deus.

Religião – Islamismo:

Criada por Maomé, principal líder, se trata de uma religião monoteísta construída com base no seu livro sagrado, o Corão. Possui cerca de 1 bilhão de adeptos, e a cada ano só aumenta o número.

É uma crença muito difundida na Ásia e na África, entretanto, possui também muitos adeptos em países da Europa e das Américas.

Religião – Judaísmo:

Com início na Palestina, por volta de XVII a.C., se trata de uma religião monoteísta onde seu patriarca é Abraão. Conta com 14 milhões de adeptos no mundo, sendo que este foram duramente perseguidos pelo Nazismo ao longo da Segunda Guerra Mundial.

FIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20