Religião budista

Religião budista ou budismo, como simplesmente é retratada, ainda que conhecida como uma religião de origem oriental. Contudo, ela está se expandindo, e tem encontrado simpatizantes e seguidores, em toda parte do mundo.

Os budistas acreditam que o objetivo principal da vida é o de alcançar a iluminação. Fundada por Siddhartha Guatama ( Buda) aproximadamente 600 anos antes de Cristo, ela espalha seus ensinos buscando levar os seus seguidores ao equilíbrio, eliminando o sofrimento, e aprendendo a encontrar a paz interior.

Religião budista

Religião budista o que é – Breve história

Como toda crença, a religião budista ou budismo nasceu junto com seu fundador: Siddhartha Guatama , um nobre da realeza indiana, portanto há muitos anos atrás.

Conta  a história que, ele foi protegido durante sua infância, para não ter contato, com as misérias e sofrimentos, que existiam no mundo. Porém,  um dia, quando já estava adulto, deparou-se com três fatos, que lhe eram desconhecidos até aquele momento. O jovem ao caminhar viu um homem velho,  um doente e uma pessoa morta. Tal encontro levou-o à reflexão.

Ainda abalado, algo novamente lhe chamou a atenção. Estava triste, no entanto, ao ter contato com um monge que meditava, observou a serenidade que existia em sua face. Percebeu que, ainda que aquele homem, não possuía luxo ou riqueza, ele possuía paz. Portanto, foi aí que ele decidiu ir em busca da iluminação por meio da austeridade.

Não encontrando algo que lhe respondesse as dúvidas, embora estivesse triste, sentou-se debaixo de uma árvore para meditar. Entretanto, dali não se levantou, até alcançar a iluminação. Após alcança-la, passou a ensinar os seus discípulos por todo o mundo.

Liderança – Fundadores e principais  lideranças

A fundação da religião budista ou budismo é atribuída a Siddhartha Guatama ( Buda).No entanto, os grandes líderes budistas tibetanos é atribuído o nome de ” Dalai Lama”. Eles são tratados como Sua Majestade ou Sua Santidade.

Religião budista

Regras e Rituais da religião budista

As preces não consistem em pedir algo, mas, tranquilizar o espirito

As ofertas no templo são feitas com velas, flores e incenso

Doam comida e roupas, principalmente aos monges que sobrevivem com doações.

Os monges não podem possuir nada de valor, nem serem ligados a ben materiais.

Seus mortos podem ser cremados ou enterrados

A vida é um fluxo continuo.

Após a morte de um Dalai Lama, eles investigam onde e em quem será o próximo renascimento de seu líder.

Dogmas da religião budista ou budismo

Não acreditam em um Deus único

Acreditam em Carma (ética de causa e efeito)

Maya (natureza criativa e mágica da ilusão)

Samsara (o ciclo de reencarnação)

Religião budista

Pode-se dizer que Buda após sua renuncia pelo luxo e experiência com a meditação deixou alguns ensinos, dentre  os quais, alguns se nomeiam como:

As Quatro Verdades Nobres:

Viver é sofrer

O sofrimento é causado pelo desejo ou apego

Uma pessoa pode eliminar o sofrimento ao eliminar todos os apegos e desejos

Essa façanha poderá ser alcançada, seguindo o caminho das oito vias nobres.

O caminho das oito vias nobres são desejados e praticados por muitos de seus seguidores ao redor do mundo, mais especificamente por praticantes da religião budista ou budismo, tendo grande impacto pela dedicação dos monges budistas orientais.

O caminho das oito vias nobres: A pessoa precisa obter:

Entendimento correto

Pensamento correto

Palavra correta

Ação correta

Modo correto de existência ( se tornado um monge)

Esforço correto ( Direcionar corretamente as energias)

Atenção correta ( Meditação)

Concentração correta ( Foco)

Quais são aos ramos da religião budista ou budismo?

Assim como as demais religiões, também no budismo, existem as correntes que exercem ou deixam de exercer alguns costumes, adotando ou deixando de lado alguma das filosofias.

Ramo da religião budista ou budismo: Theravada – a escola clássica

É considerada a vertente mais conservadora do budismo. Essa linha é fiel aos ensinos transmitido por Buda, mantendo-se devotados às suas lições por mais de dois mil anos. É a escola mais antiga do budismo,  e seu nome significa “doutrina dos anciões”.

Religião budista

Todos os textos usados por seus adeptos são escritos em pali, o idioma usado pelo mestre em seus discursos e ensinamentos. Para os Theravadins, somente indivíduos “dignos” e “puros”, ou seja, aqueles cujas mentes estejam livres de perversão, são capazes de atingir o nirvana.

 Tais ensinos são difundidos, principalmente, no Sri Lanka, Myanmar, Camboja, Tailândia e Laos.

Ramo da religião budista ou budismo: Mahayana, a primeira vertente

Para adaptar o budismo às novas necessidades do homem moderno, surgiu  a escola Mahayana. Ela é conhecida por se cuidar do próximo. Seu maior objetivo é a salvação da humanidade. Seu nome significa “grande veículo”. Ao oposto das escolas conservadoras, na Mahayana acredita-se que podem existir vários Budas (seres iluminados) ao mesmo tempo. Hoje em dia, a vertente apresenta duas subdivisões:

Escola Zen, que dá extraordinária importância à prática meditativa

Escola Terra Pura, cuja prática de devoção é encaminhada ao Buda da Luz Infinita.

As duas são populares no extremo oriente, em países como China, Coréia e Japão.

Ramo da religião budista ou budismo: Vajrayana

Ela deriva do budismo Mahayana,  e sua  essência  é o reconhecimento de que todo e qualquer ser humano pode  se tornar um Buda  e entrar em comunhão total com a perfeição que há na natureza. Seu nome quer dizer “Veículo do Diamante”, mas essa vertente também é conhecida como Tantrayana (Veículo do Tantra) e Mantrayana (Veículo do Mantra).

Religião budista

Ela é bastante  difundida no Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e norte da Índia, possui diversas subdivisões, entre elas o budismo tibetano, que ainda é dividido em quatro escolas:

Nyingma (A Escola Antiga)

Kagyu (Transmissão Oral)

Gelug (Terra de Cor Cinza) 

Sakya (Virtuosos).

 Para os verdadeiros seguidores do Budismo, essa religião é uma filosofia de moralidade e ética, encapsulada em uma vida de renúncia do próprio ego. Uma pessoa pode apelar a inúmeros”Budas em formação” ou Budas Gautama se tornando mais tarde como um de muitos budas.

monge-300x200-5728440-9494725-2115886

Qual o significado da religião budista?

u003cstrongu003eBudismou003c/strongu003e é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o u003cstrongu003eBudau003c/strongu003e. A filosofia u003cstrongu003ebudistau003c/strongu003e é guiada pelos ensinamentos de u003cstrongu003eBudau003c/strongu003e, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação.

O que é Deus para o budismo?

Para o u003cstrongu003eBudismou003c/strongu003e, a ideia de um u003cstrongu003edeusu003c/strongu003e pessoal agindo como criador absoluto e transcendente é contraditória com os ensinamentos, bem como a ideia de que existe um substrato material divino.

Buda é uma divindade?

Siddhartha Gautama, o Buda, é um homem comum e não um deus. … O u003cstrongu003eBudismou003c/strongu003e é considerado a quinta maior religião do mundo em número de seguidores.

veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20