Religião da Índia

Religião da Índia ou crença do povo indiano, é difícil de definir uma como primordial. Embora 80% deles se declarem seguidores do induísmo, a miscigenação religiosa é grande entre esse povo.

Considerado o segundo país mais populoso do mundo, é possível acreditar que também seja o país com maior variedade religiosa.

Religião da Índia : Quais são ?

As mais praticadas certamente são: o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o sikhismo, que embora sejam religiões originárias da Índia, não necessariamente são predominantes no país. Existe uma diversidade muito grande de crenças lá, o Zoroastrismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo também são praticados.

Religião da Índia

As filosofias orientais e as religiões da Índia têm semelhanças em seus crenças, nos modos de adoração e práticas associadas, sobretudo devido à sua história de origem comum e recíproca influência.

Religião da Índia: Quem adota ?

As crenças indianas estão espalhadas pelo mundo. Embora o induísmo tenha muita força no próprio país, tanto suas práticas, quanto as outras  filosofias adotados por  eles, se propagam com facilidade pelo planeta.

O que é o Jainismo?

O Jainismo nasceu antes da era cristã, junto ao rio Ganges. A palavra Jaina é um termo sânscrito que significa: seguidores dos mestres oniscientes, os quais são chamados de Jina, ou “vitoriosos”.São assim chamados porque tiveram a vitória sobre as paixões e os sentidos, se tornando possível chegar ao esclarecimento e a consequente libertação do ciclo de renascer.

indianos-300x150-6568015-4934296-1449365-6039406

Essa libertação é vista como um estado de bem-aventurança. Estes também fundaram uma comunidade de monges, monjas e homens e mulheres leigos.

Origem da Religião da índia – Jainismo

O Jainismo nasceu antes da era cristã, junto ao rio Ganges. A palavra Jaina é um termo sânscrito que significa: seguidores dos mestres oniscientes, os quais são chamados de Jina, ou “vitoriosos”.

São assim chamados, porque tiveram a vitória sobre as paixões e os sentidos. Alcançaram o esclarecimento, e a consequente libertação do ciclo de renascer.

Líder da Religião da índia – Jainismo

Em geral, Mahavira é conhecido como o fundador do Jainismo, porém é mais admissível vê-lo, como um divulgador dos ensinamentos de Parsva. A tradição diz que Mahavira, viveu 599-529 antes da era cristã, embora talvez tenha vivido um século depois.

mavira-300x169-8007078-4032463-4261143

Dogmas do Jainismo- Religião da Índia

A tradição religiosa do jainismo tem como centro os seres humanos e suas preocupações

Ensina que o universo é eterno e não possui criador.

Embora existam deuses, em um sistema de céus acima do mundo humano, estes deuses não têm influências sobre os assuntos dos seres mortais.

Seus deuses podem deixar de serem deuses e renascer.

jana-245x300-5816078-1084033-1729294-9999244

Os preceitos jainistas descrevem a realidade formando duas categorias:

Jiva (alma) que na sua forma original é marcada por qualidades de pleno conhecimento, bem-aventurança e energia

Não Jiva- átomos, qualidades de movimento, repouso e que juntos compõem o mundo material.

O jainismo, ensina um caminho espiritual, que permite que a alma fuja da influência do Karma. O castigo é atraído para a alma, devido as ações violentas.

Regras e rituais – Religião da índia – Jainismo

Quanto as regras e rituais utilizados pelo jainismo, não parecem exigir tanto esforço para serem realizados. Como observâncias mais comuns existem:

Samayika, que é um período de 48 minutos de reflexão, e ausência de qualquer atividade.

O interior dos templos, propicia locais para as imagens dos tirthankaras, que como símbolos da fruição do caminho jainista, podem ser venerados, mentalmente ou com oferendas materiais.

O festival que une todos os jainistas, é o Mahavir Jayanti, aniversário de Mahavira. Ele é celebrado entre o final de março e o início abril.

Qual a diferença entre budismo e jainismo?

O u003cstrongu003ejainismou003c/strongu003e acredita na transmigração das almas. O u003cstrongu003ebudismou003c/strongu003e não acredita na existência de almas, no entanto, também, crê na transmigração. O que transmigra de uma vida para outra não é a alma, mas o princípio causal da entidade ou ego que está sujeito às leis do carma e fica vinculado ao ciclo de nascimentos e mortes.

Qual o símbolo do jainismo?

O u003cstrongu003esímbolo do Jainismou003c/strongu003e é uma variação do Darmacakra. Nesse caso, a roda dharmica situa-se no interior da figura de uma mão. A mão é geralmente vista como u003cstrongu003esímbolou003c/strongu003e de sabedoria e de ensinamento. Logo, sendo o Darmacakra um u003cstrongu003esímbolou003c/strongu003e presente em muitas religiões dharmicas, é um u003cstrongu003esímbolou003c/strongu003e da sabedoria na sua religião.u003cbru003e

Quais são os princípios fundamentais do hinduísmo?

u003cstrongu003eAsu003c/strongu003e principais características do u003cstrongu003ehinduísmo sãou003c/strongu003e o respeito pela antiguidade e tradição; a confiança nos livros sagrados; a crença em Deus sob alguma forma e a sua adoração em algum aspeto; a persistência do sistema de castas, apesar da oposição vigorosa de alguns chefes e da sua existência ser negada pela constituição.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20