Religião Espírita

Religião Espírita não se restringe ao Kardecismo. Existem diversos seguimentos com regras, costumes e crenças diferenciadas, dentro da prática do espiritismo. Algumas são até mesmo, pouco conhecidas por não serem muito difundidas no Brasil.

Seguindo a série desenvolvida pela Demonstre sobre o estudo de crenças, religiões, deuses e panteões, trouxemos para você, ainda que de forma reduzida, algumas diferenças que existem entre algumas práticas da religião espírita ao redor do mundo. Lembrando que o espiritismo é muito antigo, e praticado por diversas culturas de diferentes formas.

Religião Espírita- Práticas e costumes

Há relatos antiquíssimos, das práticas espiritas. O ser humano sempre foi obcecado por explorar fenômenos desconhecidos. Tanto o desejo de alcançar o que lhe parece difícil, quanto a vontade de desvendar os mistérios do além, podem levar o individuo à prática espirita. Os egípcios, os caldeus e outros povos da antiguidade já praticavam o espiritismo.

Para dar uma pincelada a mais nesse assunto te convidamos a nos acompanhar na leitura, que irá te render um pouco de esclarecimento. Vamos então conhecer algumas dessas práticas.

Religião Espírita: Kardecista

Os  Kardecistas, são os espíritas seguidores dos escritos de Alan Kardec. Ela é vista por seus seguidores como a original religião espírita, sendo que outros seguimentos são espiritualistas.

Religião Espírita

Liderança

Seu fundador foi Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele era um educador, autor e tradutor francês que sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo, também denominado de Doutrina Espírita. Foi ele o autor do ” Evangelho segundo o Espiritismo”. No Brasil, seu fundador foi o dr. Adolfo Bezerra de Menezes.

Regras e Rituais

Naturalmente, esse grupo prioriza o lado cientifico, sem desprezar o lado filosófico e os assuntos referentes à conduta moral. Não são a maioria no Brasil como se poderia pensar, mas seus seguidores se apegam as regras deixadas por Alan Kardec, tentando decodificá-la.

Segundo Kardec existem 3 revelações: A primeira é o Judaísmo a qual está no Antigo Testamento e a segunda é o novo testamento, ambas da bíblia e a terceira é a dele próprio. Entre as principais regras do Kardecismo estão:

A evolução do espirito pela prática do conhecimento, o que resultará em aprimoramento.

A prática da caridade em busca da vida eterna e nova reencarnação satisfatória

O passe não é dado por um espírito encorporado, mas pela transmissão de energia de um medium.

Fazem a leitura do evangelho no lar

Usam a matemática para explicarem a reencarnação, pois para eles a terra é lugar de provas e purificações.

Os espíritos purificados ajudam na evolução dos demais.

Suas orações são parecidas com as da igreja católica, onde rezam o Pai Nosso e Ave Maria.

Os Kardecistas acreditam em Deus.

Não existe obrigatoriedade de frequentar o centro, a pessoa pode exercer o espiritismo sem sair de casa. Mas, os médiuns, geralmente vão até duas vezes por semana no centro.

A incorporação dos espíritos, para a conversa mediúnica, não acontece com todos os espiritas, apenas com aqueles que desenvolvem a mediunidade por meio de estudos e práticas.

Dogmas da religião espírita Kardecista

Deus é a  inteligência suprema do Universo, causa primária de todas as coisas;

O homem,  criado por Deus, deve amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo como a si  mesmo;

O homem, que se constitui de espírito,  perispírito e corpo material;

O espírito preexiste e sobrevive ao corpo, que lhe serve  apenas para a realização de experiências de natureza evolutiva, no mundo  material;

 O perispírito é um corpo espiritual, duplo do corpo  físico, e meio de ligação entre o espírito e o corpo;

 A morte é o processo de desencarnação do espírito, ou  seja, do seu desprendimento do corpo material, tornado imprestável pela doença,  pela velhice ou por um acidente;

 As encarnações do espírito são sucessivas e progressivas,  provindo dos reinos inferiores da natureza e prosseguindo através da evolução  moral e espiritual do ser, até os mais elevados estágios da perfeição;

  A lei da reencarnação  é  conseqüências  de causas da vida anterior, na seguinte.O que o homem é hoje o  resultado do que foi no passado.

Tríplice é também a natureza do Universo, que se constitui  de:•    Deus – causa  primária,•    Espírito –  princípio inteligente, e•    Matéria –  elemento passivo;

   Tudo o que existe no mundo  material provém do mundo espiritual e a ele retorna, no incessante processo da  evolução de todas as coisas;

 Os espíritos povoam o elemento espiritual, que circunda e  interpenetra o material, vivendo, portanto, ao nosso redor, de maneira  invisível para o sentido visual comum, mas perceptível pelo aprimoramento das  qualidades próprias de que o homem é dotado, e participam da vida humana,  influenciando-a para o mal ou para o bem.Existem outros dogmas que podem explicar a crença exposta.

Religião Espírita: Os Chiquistas

Abrange o espiritismo brasileiro ou  Chiquista. É a maioria das práticas exercidas no Brasil e em colônias de brasileiros no exterior, onde não existe  aprofundamento dos conhecimentos.

Religião espírita

Liderança

Chico Xavier é o seu maior líder e guru. Contrariam  pontos da doutrina de Kardec. As outras lideranças desse tipo de “espírita” também são considerados de “evolução máxima”, e são rotulados de “missionários”.

Regras e Rituais

Eles acreditam que estamos evoluindo rapidamente e que somos tutelados por espíritos considerados”superiores”, detentores dos segredos do universo. .

Acreditam em reencarnação.

Priorizam a fé religiosa, utilizando uma miscelânea de  Catolicismo medieval (crença seguida por Xavier).

A prática das boas obras é fundamental para aprimoramento espiritual

Mediunidade, ou crença na comunicação entre mundo físico e espiritual

Espirito não é preso ao corpo humano, sendo desencarnado pode viajar sozinho pelo mundo.

Dogmas da religião espírita Chiquista

Não admitem que seus dogmas e mestres sejam contestados. São altamente religiosos e acreditam no mundo espiritual como uma gigantesca igreja.

Acredita-se que o estado em que nos encontramos se baseia no princípio inteligente do universo de forma individualizada “vestindo um corpo humano”, se conectando a ele por meio de um perispírito.

O chamado perispírito funciona como uma cobertura ou uma aura que envolve o espírito, assim como a cobertura do gérmen de um fruto; e é essa cobertura que transmite a vontade do espírito ao corpo físico.

O  espiritismo de Chico, é livre de rituais institucionalizados como o batismo, por exemplo e que ainda aceita a possibilidade de existência de vida inteligente no universo além da Terra.

Religião Espírita: Ramatisistas

Ramatis teria sido um Guru hindu que teria vivido a séculos atrás, cujo nome, lembra a cidade de Ramadi próxima a Bagdá ou ao fóssil que foi achado na Etiópia, que recebeu o nome Ramadis Kadaba ou seja “Raiz” no idioma Afar.

Religião espírita

Liderança

Pode-se atribuir à Hercílio Maes a liderança e o nome dessa religião, que é bem parecida com o hinduísmo. atribuído ao espírito que lhe orientava, o qual lhe apareceu pela primeira vez em 1955 no livro: “A Vida no Planeta Marte e os Discos Voadores”. Para alguns adeptos, Ramatís É um espírito provindo de outras latitudes siderais (Sirius), já tendo reencarnado no planeta Marte.

Regras e Rituais

Os seguidores e simpatizantes dessa crença, se consideram “espíritas”, porém quanto a alguns estudiosos do ramo consideram  Ramatisismo como uma seita religiosa a parte e não uma religião espírita.

Eles acreditam no Cristo Planetário

São vegetarianos

Possuem  ligações com o gnosticismo e esoterismo.

Aproximando-se da  Umbanda e, em certos aspectos, do hinduismo

Comunicam-se telepaticamente

Usam a psicografia.

Dogmas da religião espírita:  Ramatisistas

A evolução dos espíritos

A limpeza da mente

Meditação para desobstruir ideias.

Divaldo Franco, apesar de não pertencer a esta doutrina, é simpatizante e principal difusor de suas ideias e as enxertou no Espiritismo brasileiro.

Religião Espírita: Científico ou espírita laico

 Parecido com o Espiritismo original, ele reforça  caráter científico da doutrina, recusando qualquer tipo de enxerto e se mantendo fiel aos pontos originais da doutrina.

Religião espírita

Liderança

Atribui-se a Alan Kardec a criação, mas, no Brasil é Bezerra de Meneses quem  fundou e se tornou a liderança principal dessa crença.

Regras e Rituais

Estudam os fenômenos mediúnicos e paranormais

Para tudo exige comprovação rigorosa, por meio de pesquisas detalhadas, que resultem informações minuciosas.

Estudam tudo o que está alheio ao mundo material que conhecemos

Fazem uso da trans comunicação Instrumental ou TCI

Dogmas da religião espírita : Espiritismo Científico

Há quem diga que na verdade este é o Espiritismo original codificado por Kardec.

O lado cientifico é mais considerado do que o religioso

Crenças e estudos voltados para entender os fenômenos espirituais

Neste tipo, o lado religioso é desprezado, com ênfase maior nas pesquisas cientificas sobre tudo que está alheio ao mundo material que conhecemos.

Religião Espírita: Ateísta

.Essa linha  não depende de uma divindade ou individualidade para controlá-lo.

Religião espírita

Liderança

Por serem ateus, não há uma liderança  a que se faça atribuições

Regras e Rituais

Suas bases são lançadas em pesquisas e verificações, não há rituais que o prendam, a não ser da dedicação extremada aos estudos.

Dogmas da religião espírita : Espiritismo ateísta

Alguns creem que o que acontece de sobrenatural na verdade é feito por espíritos (que são as pessoas, sem os corpos) ou pela sucessão de fatos naturais.

Acreditam que no futuro, a Física encontrará explicações para fenômenos que hoje são estranhos.

Não reconhecem a Deus como ser supremo, mas dizem: “inteligência suprema” e “causa primária”

Não se referem a uma divindade ou individualidade e sim a um conjunto de leis biológicas, químicas e físicas.

Rejeitam completamente a religiosidade de algumas releituras da doutrina. Só aceitam aquilo que pode ser provado, reprovando uma fé cega sem vestígios.

O que acreditam os espíritas?

O u003cstrongu003eespírita acreditau003c/strongu003e que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença u003cstrongu003eespíritau003c/strongu003e.

Como funciona um Centro Espírita?

Um u003cstrongu003ecentro espíritau003c/strongu003e é uma entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina u003cstrongu003eEspíritau003c/strongu003e, codificada nas obras básicas de Allan Kardec, motivo pelo qual muitos definem os u003cstrongu003eespíritasu003c/strongu003e como Kardecistas.

Qual o número de espíritas no Brasil?

O u003cstrongu003eespiritismo temu003c/strongu003e 3,8 milhões de fiéis autodeclarados, segundo o IBGE, e 30 milhões de simpatizantes, segundo a Federação u003cstrongu003eEspíritau003c/strongu003e Brasileira.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20