Religião hindu

Religião hindu ou hinduísmo, engloba uma série de costumes, veneração e práticas. Suas escrituras ou livro de fé, trazem assuntos como: filosofia, teologia e mitologia.

Embora seja uma religião considerada indiana, existe no mundo inteiro, seguidores da crença hinduísta. É sobre alguns detalhes referentes a essa religião, que desejamos compartilhar com você a seguir.

Religião hindu ou hinduísmo – Origem e práticas

Ela surgiu aproximadamente 1500 anos antes de Cristo. A religião hinduísta foi instituída pelos invasores arianos da Índia. Os escritos védicos antigos, traziam o registro de  um universo cercado de águas o que os levou a crer que o mundo nasceu de um caos. 

Religião hindu

Suas divisões sociais eram explicadas nos Vedas, acreditavam que: da cabeça do deus primordial apareceram os brâmanes (casta social dominante), dos braços saíram os guerreiros, das pernas os produtores e dos pés os servos, que não eram considerados homens.

O que é a religião hindu ou hinduísmo?

A religião hinduísta, praticada principalmente por indianos, partem de uma fé politeísta.

Atualmente, no sistema religioso hinduísta, existe uma série de ramificações, que suscitaram crenças e práticas diferentes, assim como há muitos deuses e muitas seitas de diversos atributos.

Quem adota a religião hindu ou hinduísmo?

A religião hindu ou induísmo é a religião atualmente predominante na Índia  com pouco mais de oitenta por cento da população professando essa fé. Contudo existem simpatizantes espalhados pelo planeta.

Religião hindu

É uma religião que não possui fundador. É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos de tradições e denominações.

Se ajuntarem o hinduístas, descobrirão a terceira maior religião, depois do Cristianismo e Islamismo, com aproximadamente um bilhão de fiéis, dos quais cerca de 905 milhões vivem na índia, no Nepal e outros países.

Liderança da religião hindu ou hinduísmo

Gandhi ou melhor dizendo, “Mohandas Karamchand Gandh” é considerado um líder importante entre os hinduístas.

Religião hindu

Embora a religião hinduísta não possua referencias a um fundador,  Gandhi é sem dúvidas um marco na religião. Ele liderou o movimento de independência para a índia, considerado por seus seguidores um verdadeiro pacifista.

Regras e rituais da religião hindu ou hinduísmo

Os códigos sagrados do Hinduísmo são: os Vedas, consistindo em escrituras que incluem canções, hinos, dizeres e ensinamentos.

O Smriti, escrituras tradicionais que incluem o Ramayana, o Mahabarata, e o Bhagavadgita

O Hinduísmo tem sua ostentação no que seria o modo adequado do viver (dharma).

Os cultos hinduístas ocorrem tanto em templos e congregações como podem ser feitos nas casas

A cerimônia mais realizada é relativa à oração ou seja: “Puja”.

A palavra “Om”, simula a vibração original, uma vibração que transcende o início, o meio e o fim de todas as coisas, acoplando-se desta maneira, à imagem da própria divindade.

Banhar-se no rio Ganges para purificação dos pecados, é um ritual bastante conhecido pelos hindus.

Religião hindu

Quais os dogmas da religião hindu ou hinduísmo

Acreditam que a criação do mundo surgiu a partir da organização de uma força divina, partindo de um caos preexistente.

 O hinduísmo engloba o bramanismo, isto é, a crença na “Alma Universal”, Brâman; num sentido mais específico, se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas da Índia.

O hinduísmo é visto por seus seguidores, como um estado de espírito, uma atitude mental dentro de sua simbologia, socialmente desmembrada.

Não exigem veneração em conjunto ou formalidades eclesiásticas, ou de congregação, como ocorrem com outras religiões. 

Alguns deuses da religião hindu ou hinduísmo

Dentre algumas da divindades adoradas pelos hindus, estão: Brahma; Shiva; Ganga e Indra dentre outros, cada qual com seu poder e suas habilidades.

A vaca e elefante  também são animais sagrados para os hindus, podendo até ter maiores privilégios que os homens.

O que é Hinduísmo e em que eles acreditam?

O u003cstrongu003ehinduísmou003c/strongu003e é a terceira religião com o maior número de praticantes, a maioria na Índia. Seus ensinamentos influenciam bastante a organização da sociedade indiana. Os seguidores do u003cstrongu003ehinduísmo acreditamu003c/strongu003e em vários deuses e na reencarnação.

Quais são as principais crenças do hinduísmo?

Seu sistema de u003cstrongu003ecrençasu003c/strongu003e engloba práticas religiosas, espirituais e filosóficas. Os seguidores do u003cstrongu003eHinduísmou003c/strongu003e acreditam em reencarnação, em predestinação, confiam em guias espirituais e persistem no sistema de castas. … As divindades cultuadas pelos hindus u003cstrongu003esãou003c/strongu003e as representações corporais do deus supremo, Brâman.

O que é o hinduísmo e qual a sua origem?

O u003cstrongu003ehinduísmou003c/strongu003e é conhecido como uma das religiões mais antigas da humanidade, tendo u003cstrongu003eorigemu003c/strongu003e na pré-história. Foi, entretanto, no período pré-clássico, que os Vedas foram escritos pelos invasores arianos, instituindo um conjunto de crenças mais uniforme e formando o u003cstrongu003eHinduísmou003c/strongu003e Védico.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20