O Brasil é um país da América do Sul conhecido por sua diversidade cultural. Devido a sua vasta extensão territorial e seu processo de colonização, o país resultou em um aglomerado de diversas culturas, valores e crenças distintos.
Dentre as principais crenças do povo brasileiro estão os ritos, costumes e lendas folclóricas que encantam e surpreendem a todos. Muitas dessas crenças são derivadas de sua população nativa: Os índios.
O curupira, o saci e a mula sem cabeça são exemplos de seres fantásticos provenientes dessa rica cultura.
O boitatá é um monstro gigantesco protetor das matas. A origem dessa lenda é incerta, podendo ser derivada dos portugueses ou dos índios tupi-guarani, mas independente da origem, o boitatá com certeza está entre os seres mitológicos brasileiros mais assustadores.
Diz a lenda que se trata de uma grande serpente de fogo que protege as florestas e os animais que vivem nela das pessoas que realizam queimadas.
É dito ainda que aquele que olhar diretamente nos olhos do boitatá ficará cego e enlouquecerá.
A lenda do boto é um mito folclórico que tinha o objetivo inicial de justificar a gravidez de uma jovem solteira.
Diz a lenda que, nas noites de festa, o boto cor-de-rosa sai dos rios e transforma-se em um lindo jovem de roupas brancas, com o objetivo de seduzir as jovens solteiras da festa. Ele convence as mulheres a irem até o rio e leva-as até o fundo das águas, onde as engravida. Na manhã seguinte o jovem volta a transformar-se em boto e a mulher passa a carregar um filho seu.
A Caipora é uma entidade muito conhecida no folclore brasileiro. Às vezes representada como homem e às vezes como mulher, trata-se de um defensor da natureza.
Diz a lenda que a Caipora é uma entidade que defende as florestas e tudo que nela existe. Ela é muito veloz, tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto e pode emitir um som estridente que causa arrepios a todos que o escutam. Um cachimbo é uma oferenda recomendada para conseguir entrar em uma floresta com permissão da caipora. É dito ainda que ele costuma andar montado em um porco-do-mato e segurando uma vara.
É um dos seres mitológicos brasileiros que mais assusta as criancinhas. Sua lenda tem origem portuguesa, mas ao chegar ao Brasil foi transmitida e modificada para se adaptar a realidade do país.
Diz a lenda que a Cuca é uma bruxa de velha com aspectos de jacaré que rouba crianças que desobedecem seus pais. Ela dorme uma noite a cada 7 anos e daí vem a expressão: “Se você não dormir a Cuca vai te pegar!”
Muitas vezes confundido com a Caipora, o Curupira também é um dos seres mitológicos brasileiros e suas lendas são transmitidas até hoje.
Diz a lenda que o curupira é um anão de cabelos vermelhos e pés ao contrário que, assim como a caipora, protege as florestas. Acreditava-se que o curupira aterrorizava e matava aqueles que entravam na floresta para caçar ou derrubar árvores. É dito ainda que ele adora receber fumo e cachaça e costuma atormentar os caçadores com um assovio contínuo.
Também conhecida como Mão D’água, Iara é criatura fantástica brasileira de origem indígena.
Diz a lenda que Iara, ou Uiara, é uma sereia com longos cabelos negros que quando canta atrai os homens que a escutam, fazendo com que fiquem hipnotizados por sua beleza e encanto e, como consequência, se afoguem nas águas.
É uma lenda brasileira que tinha o objetivo de intimidar mulheres que cogitavam se relacionar com homens da igreja.
Diz a lenda que a mula sem cabeça é o fantasma de uma mulher que foi amaldiçoada por ter uma relação com um padre. Como punição ela teria sido condenada a se transformar em uma mula sem cabeça que tem fogo saindo do pescoço nas noites de quinta-feira.
O saci é um personagem de do folclore brasileiro de origem indígena. Algumas regiões do brasil, no entanto, passaram a vê-lo com base na mitologia africana.
Diz a lenda que o saci é um jovem negro de uma perna só que adora fazer pequenas travessuras ou assustar viajantes noturnos. Costuma fazer tranças nos cabelos de animais e atrapalhar afazeres domésticos. Na cabeça ele leva uma carapuça que lhe concede poderes mágicos.
O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra-grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Boitatáu003cbru003eCobra-grande ou Boiuna.u003cbru003eCurupira.u003cbru003eMacaxeira.u003cbru003eMapinguari.u003cbru003eCorpo-seco.u003cbru003eLobisomem.u003cbru003eMula sem cabeça.
Veja mais aqui.
Deixe uma resposta