Os 5 Seres Mitológicos Japoneses Mais Conhecidos

O Japão é um país da Ásia composto por um arquipélago situado no Oceano Pacífico. Também chamado de “Terra do Sol nascente”, esse país é conhecido por ter cultura e costumes muito característicos. Sua capital é Tóquio e é considerado um país extremamente ligado à tecnologia, contudo, diversos traços culturais antigos ainda permanecem vivos até os dias de hoje.

Dentre as crenças e mitos tradicionais japoneses estão diversos seres mitológicos japoneses cujas histórias e lendas são transmitidas através de gerações. Kami, youkai, yurei são apenas alguns das diversas criaturas e entidades mitológicas que podem ser encontradas nessa cultura.

Kami – Seres Mitológicos Japoneses

O termo Kami é utilizado para representar divindades na língua japonesa. Existem três tipos principais de Kami: Os Kami ligados a forças da natureza, os Kami ligados a fecundidade, crescimento e os Kami derivados de seres humanos que tiveram feitos extraordinários em vida, muitas vezes imperadores e heróis.

Seres Mitológicos Japoneses

Acredita-se que os Kami estão próximos aos seres humanos e podem atender às suas orações, influenciando nos acontecimentos. Porém, nem todos os Kami são bons. Existem Kamis maus também. E por esse motivo o Kami não pode ser entendido apenas como deuses pacificos, mas sim como entidades. Eles não são perfeitos nem onipotentes. São exemplos de Kami, Amaterasu (Deusa do Sol) e Susanoo (Deus do Mar e das tempestades).

Youkai – Seres Mitológicos Japoneses

Os Youkai são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, entendidas ocidentalmente como demônios. Eles podem ser humanos com características especiais, animais ou seres fantásticos, que tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual.

Os 5 seres mitológicos japoneses mais conhecidos

O termo Youkai, pode ser utilizado para designar qualquer tipo de monstro ou criatura sobrenatural, portanto alguns dos seres apresentados a seguir podem ser considerados uma subclassificação dos Youkai.

No mais, os Youkais são divididos em diversos gêneros: Kitsune (raposas de muitas caudas), kappa (tartarugas), Baku (devorador de sonhos). kodama (espíritos guardiões da floresta), Yuki-onna (mulher da neve), Tanuki (cão-guaxinim), Tsukumogami (espíritos encantados de artefatos), oni (demônios e ogros) e Tengu (alados), dentre muitos outros.

Tasukomogami – Seres Mitológicos Japoneses

Tsukumogamis são considerados seres mitológicos japoneses sobrenaturais. Acredita-se que ao atingir seu aniversário de 100 anos qualquer objeto pode se tornar um Tsukumogami. Eles podem adquirir algumas características humanas ou animalescas, tais como rostos expressivos e garras ou dentes afiados.

xlarge-4461642-5019586-9513578

Eles não são vistos como espíritos malignos, pois em sua maioria são inofensivos. Gostam de pregar peças e vingar-se de quem os jogou fora. Um fato curioso é o de que itens modernos tais como celulares não podem se tornar Tsukumogamis devido à eletricidade que corre pelo aparelho, porém não há como se ter certeza visto que tais itens ainda não completaram 100 anos de idade.

Um dos Tsukumogamis mais conhecidos é o Kasa-obake, um guarda-chuva animado que normalmente é representado com um único olho e uma língua grande e vermelha.

Yurei – Seres Mitológicos Japoneses

Yurei é o termo utilizado para designar os espíritos ou seres fantasmagóricos. O japão é repleto de histórias de fantasmas e eu me atrevo a dizer que eles possuem alguns dos mitos mais horripilantes do mundo.

yurei-2849289-3632279-7272604

Na cultura japonesa acredita-se que se uma pessoa não receber um funeral apropriado, principalmente nos casos de assassinato e suicídio; a alma da pessoas será transformada em um fantasma.

Normalmente um forte sentimento, de vingança, ódio ou inveja, pode ocasionar a prisão do yurei à Terra. Alguns dos Yurei conhecidos do Japão são: Teke Teke (moça tímida que foi cortada ao meio por um trem ao se assustar com um inseto que colocaram em seu ombro), Shirime (o homem com o olho no lugar do ânus) e Oiwa (envenenada pelo marido para que este pudesse se casar com um mulher rica).

Ryu – Seres Mitológicos Japoneses

Os dragões são criaturas presentes em várias mitologias ao redor do mundo. Na mitologia japonesa, no entanto, os dragões são vistos como seres divinos. Eles são comumente confundidos com os dragões chineses, mas sua aparência e sua representação são, na verdade, bastante distintos.

shrine-3804095_1920-8947935-7562818-1098349

Existem 6 dragões mais conhecidos da mitologia japonesa. São eles: Ryujin (Kami que vive no oceano), Mizuchi (kami antigo que habita os rios), Kiyohime (filha de nobres que se transformou em dragão devido a uma desilusão amorosa), Kuniyoshi e Otohime (filhas de Ryujin) e Nureonna (um dragão-fantasma que aparece em alguns mitos japoneses).

Quem é Amaterasu?

Ela u003cstrongu003eéu003c/strongu003e a deusa do sol, mas também do universo. O nome u003cstrongu003eAmaterasu éu003c/strongu003e derivado de Amateru que significa u0022que brilha no céu.u0022 

Qual é a religião do Japão?

Xintoísmo e Budismo

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20