O acordeão, no Brasil também chamado popularmente sanfona e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmónicas de madeira. É um instrumento de tecla.
Um instrumento de origem alemã, mas que na França foi aperfeiçoado em 1837 por C. Buffet. Segundo todos os tratados sobre o assunto, o acordeão nada mais é do que o aperfeiçoamento de diversos instrumentos do mesmo género, como o oeline de Eschenbach, o aerophone de Christian Dietz, a physarmónica de Hackel etc., tomando, desde esta data, sua forma definitiva e seus variados registos para mudança de intensidade e timbre do som.
A maioria dos acordeões tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro ‘master’ pressionado, ao tocar um Dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um Dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeão.
O acordeão possui palhetas, fixadas em pequenos suportes de madeira chamados de castelos. O som do acordeão é criado quando o ar que está no fole passa por pequenos tubos nos castelos que o direcionam até as palhetas, com a pressão do ar as palhetas vibram gerando o som. Quanto maior o tamanho da palheta, mais grave o som produzido. Quanto mais forte o ar é forçado para as palhetas, mais intenso é o som. O movimento do fole é controlado com o braço esquerdo.
Muitos tem o desejo de aprender pelo fato de ser um instrumento harmônico (toca mais de uma nota simultaneamente), é um instrumento rico, podendo fazer solo ou acompanhamentos harmônicos.
Elaboramos dicas para iniciantes:
Desde o início cuidar as Posturas: do corpo, braços, mãos e dedos. Lembre-se que os detalhes lhe farão diferença na execução final de uma música.
Fazer os estudos lentamente para que haja uma evolução gradativamente, sem criar tensões nas articulações.
Tocar com técnica e precisão os estudos, pois com a técnica conseguiremos expressar uma ótima sonoridade em nosso instrumento, por isso se você tem dúvidas nesta questão, procure um professor, pois o recomendado é sempre ter orientações para não cometer erros que poderão lhe fazer adquirir maus hábitos.
Ensaiar Diariamente os estudos de técnicas: Escalas, Arpejos, Acordes, e por fim estudos que façam evoluir até conseguir ter peso ideal em todos dedos das mãos, para que sua música seja transmitida da melhor forma possível, expressando com fidelidade a idéia do autor.
Também é importante a seleção de um bom instrumento. Com um bom acordeon os resultados serão mais satisfatórios, pois além da sonoridade que é o principal, também é bom observar a pressão do foles, a altura do teclado, e o funcionamento do mecanismo em geral.
O tempo que se aplica aos estudos também é muito importante, para um músico profissional, sabemos que diariamente deverá ser no mínimo 3 horas de estudo, mas se você não tem esse tempo, então tenha muito cuidado para não desperdiçá-lo, recomendo aplicar seu tempo de prática a estudos que lhe façam progredir, pois não adianta estudar horas e horas se não aplicar corretamente o estudo.
Há dois tipos de acordeon, o diatônico ou piano e o cromático, apresentando botões dos dois lados, sendo que no lado direito a disposição dos botões segue a ordem das escalas cromáticas. Além desses tipos, hoje existe o acordeon de baixo solto que é construído com o campo esquerdo do piano, sendo possível formar acordes mais sofisticados.
Foi um instrumento feito principalmente para a dança. No campo, os acordeonistas animavam bailes de aldeia em aldeia. Apesar de sua origem folclórica, o acordeon é capaz de executar qualquer estilo de música, como também música erudita e música de câmara que era muito comum nos anos 50.
O curso é voltado àqueles que desejam aprender ou se aprofundar nesse instrumento exercitando a leitura de pauta e de cifras. Durante o curso o aluno terá a capacidade de tocar vários estilos de acompanhamento e usar todos os recursos deste instrumento. Assim fará com que o aluno possa exercitar a mente, trazendo benefícios ao aluno nas aulas.
Prezados amigos, música não é somente sinônimo de “Dom Divino”, todos os seres humanos possuem as mesmas capacidades. No entanto, o que difere e destaca resume-se em apenas uma palavra: vontade. Assim, música é sinônimo de dedicação, de persistência, de disciplina, de consciência e de compromisso diário com o instrumento.
Nesse vídeo do canal Bruna Scopel, vai trazer algumas dicas de acordeon e música pra quem tá começando do zero!
Nesse vídeo do canal CURSOSEDON, vai trazer dicas para iniciantes do acordeon e sanfona.
Nesse vídeo do canal Estevão Ewald, vai ensinar a você estudar e organizar seus estudos para prender acordeon.
Nesse vídeo do canal Alan Corrêa, esse vídeo vai ensinar a tocar no acordeon a música telefone mudo.
Nesse vídeo do canal Aula de Sanfona Thiago Moraes, vai ensinar como tocar forro no acordeon, para você nordestino arretado.
Nese vídeo do canal Aula de Sanfona Thiago Moraes, vai trazer 5 musicas fáceis para tocar na sanfona.
Nesse vídeo do canal Bruna Scopel, vai trazer os baixos do acordeon, e trazendo dicas para você melhor se siar.
Nesse vídeo do canal profpedronunes, aprenda neste vídeo; Notas no teclado, abertura do fole, Baixo de Dó e Sol, além de exercícios para praticar.
Nesse vídeo do canal Daian Gobbi, vai trazer detalhadamente para você iniciante no acordeon a música “Minha Primeira Valsa”, de Mário Mascarenhas.
Nesse vídeo do canal Caricaturas Wander Caricaturas, o professor José Fortunato vai ensinar nessa aula o dedilhado em escala de Dó maior.
Abordamos hoje, aula de acordeon, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.
Um site voltado a música.
Deixe uma resposta