As populares e versáteis guitarras se originaram a partir de um instrumento musical de origem espanhola. A vihuela, como era denominada, se originou por meio de outros dois instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas e muito popular no Oriente Médio, e a “cozba”, um aparelho musical romano.
As guitarras elétricas surgiram em 1930, como uma modificação do próprio violão. Os primeiros modelos geravam um som muito suave e baixo, algo bem diferente do que conhecemos hoje em dia. Para ampliar a potência sonora do instrumento, no mesmo foram colocados captadores (espécies de minúsculos microfones). Isso gerou um pequeno problema, pois estes dispositivos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alteração sonora conhecida como feedback. Para solucionar tal problema, o famoso músico norte-americano Les Paul criou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos atualmente.
A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, durante as décadas de 50 e 60, período em que ganhou enorme espaço no mundo da música. Hoje em dia, estima-se que existam cerca de 50 milhões de guitarristas em todo o mundo.
O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas beliscadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 (embora também existam em diversos outros formatos), além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida.
Consideram como família das guitarras’ os ‘instrumentos de cordas beliscadas que têm a caixa em forma de “8”. Isso inclui instrumentos tais como:
As guitarras acústicas possuem um corpo oco feito em madeira. São utilizadas em diversos géneros da música, como o rock, bossa nova, country music, jazz, fado e estilos folk de diversos países. Também há versões específicas para a música clássica e para a música da Espanha (flamenco).
A aula de guitarra pode ser introduzida na aula de música, com isso vai estar incentivando alunos a seguirem a carreira de música, e além de trazer benefícios que vão trazer uma serie de benefícios aos alunos, fora da aula de música.
As guitarras, bem como a maior parte dos instrumentos de cordas, são construídas por um luthier. O músico que a executa é chamado guitarrista. No entanto, vídeos vao explicar um pouco mais a guitarra.
Nesse vídeo Renato Faleiro, vai ser abordado noções básicas pra quem está começando nesse universo da guitarra: Partes principais do instrumento, nomes das cordas, dois “power chords” e um ritmo básico pra aplicação dos acordes G e F.
Nesse vídeo do canal Cifra Club, O músico Maurício Fernandes fez uma aula especial sobre escala pentatônica e suas aplicações
Nesse vídeo do canal Eduardo Feldberg, vai ensinar NOTAS NATURAIS: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si – ACIDENTES: Sustenido e Bemol – INTERVALOS: Tom e Semitom – ENARMONIAS: Nomes diferentes para a mesma nota.
Nessa aula do canal Descomplicando a Música, você vai aprenda como tocar e utilizar todos os modos gregos na prática, em 3 diferentes aplicações na guitarra.
Nesse vídeo do canal Heitor Castro, vai trazer essa aula para iniciantes da guitarra com dicas e macetes para quem estar começando do zero.
Nesse vídeo do canal Cifra Club, vai trazer dicas para você tocar sua primeira música na guitarra.
Nesse vídeo do canal TV Cifras, vai ensinar você fazer arpejos e saltos de corda na guitarra neste tutorial completo com o instrutor Guga Stuart.
Nesse vídeo do canal Cordas e Músicas, o Prof. Carlos Lisboa, os cinco primeiros exercícios de técnica para guitarra! Nestes exercícios trabalharemos diversas técnicas como a pahetada alternada, mecânica, coordenação motora, resistência, sincronismo, velocidade e sweep.
Nesse vídeo do canal Tiago Maciel Music,traz essa aula básica, sobre acordes e ritmos bem fáceis.
Nesse vídeo do canal TV Cifras, vai ensinar a fazer os acordes em todas as posições na guitarra fazendo a pestana e alterando a posição dos dedos. Excelente tutorial para iniciantes com o instrutor João Vicente
Abordamos hoje, aula de guitarra, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.
Um site voltado a música.
Deixe uma resposta