in

Na aula de olhos vendados – Atividades para educação especial e inclusão social

Na aula de olhos vendados - Atividades para educação especial e inclusão social

Que tal algumas atividades para educação especial e inclusão social? As atividades sobre cidadania e inclusão social  trazem para você professor, ideias que irão levar a garotada, a se colocar, no lugar do coleguinha deficiente. Propomos dinâmicas, que os farão experimentar, como  é estar presente em uma sala de aula onde não se ouve, não se pode ver nada. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Na aula de olhos vendados e outras Atividades para educação especial e inclusão social.

Eles irão sentir, como é estar em uma quadra e não ter como correr atrás da bola, como incluir o coleguinha com autismo ou que tenha dificuldades de socialização nas brincadeiras, além de incentivar o respeito aos emigrantes e combater o racismo. Você poderá conferir como fazer isso no post:

Na aula de olhos vendados

Trabalhar a inclusão de pessoas com deficiência em crianças e jovens é uma das formas mais eficazes de criar adultos sensíveis e preparados para lidar com essa realidade na escola, nas ruas e no mercado de trabalho.

Atividades para educação especial e inclusão social

Trabalhando a cidadania e a inclusão social com os alunos do ensino fundamental em sala de aula.

Na aula de olhos vendados – Atividades para educação especial e inclusão social

A proposta dessa atividade é fazer com que as crianças se coloquem no lugar do coleguinha deficiente visual. Embora, para uma criança que nasce cega o mundo é bem diferente, aqueles que perderam a visão após já conhecerem o mundo, como ele é, as dificuldades e sofrimentos são maiores.

Recursos para atividade sobre cidadania e inclusão social: Na sala de aula com olhos vendados

  • Vendas para os olhos

Passo a passo da atividade sobre cidadania e inclusão: Na sala de aula com olhos vendado

  1. Converse com a turma primeiro sobre as dificuldades que uma criança cega tem para estar presente em uma sala onde todos conseguem ver.
  2. Proponha a eles uma dinâmica, onde será escolhido dois ou três colegas de cada vez, os quais deverão permanecer com os olhos vendados pelo menos durante 15 minutos durante a aula.
  3. Explique que não poderão ficar dispersos , pois deverão relatar o que foi dito na aula.
  4. Após os 15 minutos, coloque a venda em outra criança para também sentir o mesmo e peça que elas produzam um texto, falando sobre  a experiência ao se colocarem no lugar de um deficiente visual.

Essa é uma forma de sentirem  por alguns minutos, o que um colega sente em toda sua vida. Poderá promover um aprendizado na prática, de algo que apenas com teoria é bem mais difícil.

Fim da atividade Na aula de olhos vendados

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Atividades para educação especial

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

Pescaria - Brincadeiras de festa Junina

Pescaria – Brincadeiras de festa Junina

Criação de brinquedo de pareamento - Atividades para educação especial e inclusão social

Criação de brinquedo de pareamento – Atividades para educação especial e inclusão social