Nó humano – Brincadeira cooperativa

As brincadeiras cooperativas, funcionam como reforço nos vínculos entre os alunos e professores, amigos, família… Elas são ótimas opções para a festa da família, ou mesmo para simplesmente se divertir na escola, ou até na rua. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Nó humano e outras brincadeiras cooperativas.

Nó humano

Para vocês extravasarem a vontade de brincar e competir

Brincadeiras Cooperativas

Quando falamos de jogos coletivos, é normal pensar automaticamente em atividades competitivas. Porém, é importante também desenvolver a noção de coletividade das crianças com brincadeiras cooperativas, cujo foco está em ajudar o próximo, e não competir. Sidnei Batista, professor especialista em Eneagrama e Jogos Cooperativos, afirma que a estrutura e a necessidade de cooperar com o grupo para vencer os desafios são as maiores características dos jogos cooperativos.

Nó humano – Brincadeiras cooperativas

Cooperação, união, obediência e esforços, podem ser medidos nessa brincadeira.

Recursos para as brincadeiras cooperativas: Nó humano

  • Público alvo: Crianças a partir de 7 anos
  • Recursos: nenhum
  • Objetivo: Diversão, e trabalhar a cooperação entre alunos

Passo a passo das brincadeiras cooperativas: Nó humano

  1. Os alunos deverão ser separados em grupos de 9 alunos, mais ou menos.
  2. O professor irá pedir, para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos.
  3. Nenhum aluno, poderá dar as mãos ao aluno do lado, e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa.
  4. Termina a atividade, quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.

Essa brincadeira serve, para o professor conhecer a nova turma, quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais pacatos,  e aqueles que que colaboram em tudo.

Fim da brincadeira Nó humano

Se você gostou das brincadeiras, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista de brincadeiras, e quer mais, temos diversas outras brincadeiras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Add Comment