Hoje nós vamos falar sobre o aluno na atualidade das escolas.  você já você já se perguntou quem é o aluno atual? Quais são seus reais interesses, motivações e necessidades? 

O aluno é um ser educacional cujas necessidades de aprendizado mudam com o passar do tempo conforme a sociedade passa a exigir novas habilidades e novas dinâmicas de convívio e interação.

A escola precisa se adaptar ao processo de mudança pelo qual passa a sociedade em que se insere,  caso contrário,  não será capaz de atender as necessidades educacionais dos alunos conforme elas mudam com o passar do tempo.

Vamos entender isso melhoras que dia.

O aluno e a escola na contemporaneidade

O aluno  é uma pessoa que transcende a esfera do ensino aprendizado pois se inserem em uma sociedade,  em  uma Cultura em um ambiente  familiar com dinâmica própria.

Quando o aluno está em sala de aula o professor não ver como que ele é:  estudante,  mas é preciso ter a compreensão de que há muito mais sobre aquela pessoa que influencia em sua aprendizagem do que apenas o papel que ele desempenha dentro da sala de aula no momento em que instalar.

Como muito bem já disse Paulo Freire,  a educação não é um processo neutro mas sim político, social e cultural, e quando entendemos isso,  pelo percebemos  o que o aluno deve ser o centro da vida escolar e das metodologias de ensino e não o contrário.

Por isso neste artigo vamos falar mais sobre o aluno e como ele deve  segurar no centro do processo de ensino-aprendizagem  para que suas necessidades educacionais sejam atingidas.

Acompanhe.

O  aluno e as metodologias de ensino

As metodologias de ensino são todas as ferramentas e processos pelos quais os professores transmitem conhecimentos, conteúdos e informações a seus alunos.

Girl with a big smile in a classroom Free Photo

Cada professor tem a sua própria metodologia de ensino que atua em consonância com seus conhecimentos, habilidades e também com os conteúdos que a sua disciplina precisa ministrar aos estudantes.

Mas, todo o  professor, independente da disciplina que ministra e de suas convicções pessoais, precisa buscar compreender uma figura como Central no seu processo de ensino: o aluno.

É imprescindível que o professor lá e fala o aluno esse pergunta Quem é esse indivíduo,  quais são os seus reais interesses,  suas  habilidades,  talentos e dificuldades,  compreendendo também qual o contexto social e cultural do qual este aluno provém.

Respostas dessas perguntas vão tornar a sua metodologia de ensino muito mais eficiente uma vez que vão ser planejadas com ferramentas e processos que atendam as necessidades reais do aluno e se adequarem ao seu contexto social e cultural.

Esse conhecimento também  vai permitir que o professor prepara hein melhor aluno para enfrentar Os desafios da sociedade atual,  garantindo que o indivíduo tenha uma maior autonomia em sua vida adulta posterior.

Confira  outro aspecto importantes  sobre a questão a seguir.

Porque é importante contextualizar as metodologias de ensino conforme as necessidades  que apresenta o aluno?

Uma metodologia que atenda as necessidades reais do Estudante vai fazer com que o processo de aprendizagem se torne mais eficaz  na medida em que vai fazer com que esse indivíduo desenvolva as suas próprias potencialidades, melhore as suas fraquezas educacionais,  supere  as suas  dificuldades de aprendizado e também adquira um maior interesse pelo estudo.

Como o professor deve atuar dentro de sala de aula para ter um bom convívio com o aluno?

É  indispensável que o professor atua dentro dos limites éticos de sua profissão,  tenha  uma boa capacidade de estabelecer o diálogo,  e conheça tanto os deveres quanto direitos do aluno.

Cute girl standing in studio dreaming Free Photo

Tudo isso vai favorecer o processo de ensino-aprendizagem na medida em que vai aproximar o aluno do professor de uma forma mais humana e respeitosa tornando relação aluno e professor mais produtiva e saudável.

O aluno:  desafios do indivíduo na era da informação

A sociedade atual é uma sociedade informatizada onde o uso da tecnologia é parte do dia a dia e as linguagens digitais têm se tornado cada vez mais proeminentes na vida diária de todos.

Teacher correcting mistakes in pupil's notebook Free Photo

Como consequência os alunos já dentro um ambiente escolar em inseridas no meio tecnológico e muito interessados por questões que envolvem dispositivos como smartphones, videogames e computadores.  

É uma realidade que os docentes não podem ignorar e que vai influir no processo de ensino-aprendizagem de uma forma ou de outra.

Estas questões tornam crucial que o docente obtenha um bom preparo para lidar com o aluno contemporâneo em sua Formação de Professores.

A questão da tecnologia e das modificações que ela traz sobre a vida humana,  como  as  redes  sociais  e o uso cotidiano de aplicativos como WhatsApp, precisam ser entendidas pelos professores para que eles possam lidar com tudo isso em sala de aula.

Todo professor precisa saber que ele não vai transmitir apenas os conteúdos relacionados a sua disciplina,  pois o aluno  é um indivíduo com personalidade e interesses próprios,  que já  chega  no ambiente escolar com uma bagagem cultural única,  ela  vai Influenciar o processo de aprendizagem que o docente ou não.

Portanto,  conhecer de  forma  mais detalhada o universo no qual vive o aluno vai permitir que o professor formou e metodologias de ensino mais certeiras para atrair a atenção deste aluno e envolvê-lo de forma mais dinâmica nas atividades escolares.

Portanto,  quando nós perguntamos quem é o aluno contemporâneo,  temos um entendimento de que estamos falando de um indivíduo ouvindo de diferentes contextos sociais culturais e familiares,  que pode ter as mais variadas crenças,  inclinações pessoais e dificuldades, e que  está inserido em um contexto de profunda influência das novas tecnologias da informação.

Confira outras questões importantes sobre o tema a seguir.

Por que o professor precisa encontrar maneiras envolver o aluno de forma mais ativa nas atividades escolares?

Os docentes devem compreender que a escola mudou muito. Apenas algumas décadas atrás,  autoridade escolar era  o principal foco da sala de aula e o professor não era questionado, o aluno tinha obrigação de aprender gostasse ou não ou.

Girl in library Free Photo

Mas, hoje em dia as coisas não são mais assim e nem todo estudante quer ser um aluno exemplar, no entanto, é imprescindível que todo indivíduo aprenda as habilidades ensinadas no espaço escolar, pois elas farão falta em seu futuro. É dever do professor criar metodologias que possam atrair até mesmo que os alunos mais interessados para que o aprendizado se concretizasse.

Como trabalhar melhor a questão das novas tecnologias e sua influência sobre o aluno em sala de aula?

O professor precisa inserir o aluno em um processo de Letramento digital para  que ele aprenda a usar de uma forma Consciente e crítica as novas tecnologias, aprenda os cuidados pessoais no ambiente online, por exemplo,  cuidados sobre as informações que divulga nas redes sociais,  e também aprenda a usar a tecnologia como fator positivo para promover estudos e aspectos profissionais da sua vida futura em sociedade.

O aluno:  um ser em constante transformação social 

O aluno nunca é um ser estático,  é sempre um indivíduo inserido em um tempo, em uma sociedade, em uma cultura,  e precisa ter entendido pelos professores em toda a complexidade que o abarca.

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte para a gente o que você achou nos comentários e até a próxima!