O cachorro e sua sombra, sem dúvidas, traz uma lição de moral para todos nós. Não se pode querer tudo de uma só vez!Portanto, nunca é demais ficarmos apercebidos, e cuidar bem do que já possuímos, sem ambição, para não sofrermos grande decepção.

Se o cachorro, não ambicionasse o que  “supostamente” pertencia ao outro ( que na imaginação do cão era outo cachorro ) não teria perdido o que ele já possuía. Portanto, cuidar do que é nosso é indispensável!

O cachorro e sua sombra – Fábula de Esopo

Um cão carregava vaidosamente, seu generoso pedaço de carne na boca, quando vai passando a beira do rio. Olhando bem para baixo, vê  refletido no chão um cão, com um pedaço de carne, maior do que o seu. Arregalando bem os olhos e espantado, ele pensa consigo!

– Que camarada atrevido! Como ousa querer um pedaço de carne maior que o meu? Isso não pode ser assim, o melhor, tem que ser meu!

Com esse entendimento, ele começou a perseguir a própria sombra, até que distraído,  atirou-se na água. Porém, nada encontrou, pois perseguia, nada mais do que o próprio reflexo.

Deixando cair o pedaço de  carne, que afinal de contas, já estava garantido para sua refeição, decepcionado o cão aprendeu a lição!   ” Moral da História: Quem tudo quer, fica sem nada!

Autor: Esopo  –   Adaptação: Elaine Costa

Sobre o autor da fábula: O cachorro e sua sombra – Esopo

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.

Exercício de leitura para o fundamental I- O cachorro e sua sombra

A sombra é um espaço escuro que surge pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um certo espaço, atrás de qualquer objeto, que esteja  bloqueando uma fonte de luz à sua frente. … Sabe-se que existem dois tipos de sombras: a sombra própria e a sombra projetada.

Abaixo temos exemplos de sombras projetadas. Observe bem as imagens, e depois faça o que se pede:

1- Observe as sombras dos gatos. Escreva  o que há de diferente entre os dois grupos, você pode dizer?

——————————-

 

 

 

 

 

 

 

2 – Você consegue identificar a cada animal por sua sombra? Então vamos lá, nomeie a cada um deles.

 

Proposta de atividade/dinâmica : O cachorro e sua sombra

O professor poderá improvisar e contar histórias infantis, utilizando uma luminária,  cortinas para  escurecer a sala e formar os animais com as mãos. Ou então construir o teatro de sombras, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Para essa segunda opção, embora seja mais fácil,no entanto, exigirá mais habilidades, por parte do professor, ou da criança que irá representar os animais.

  1.  Cubra as janelas com cortinas ou papel, como se fossem assistir um vídeo
  2. você pode usar uma  caixa de papelão ou outro utensilio e um celular ou iluminaria para provocar a sombra. Pronto!  Agora é só usar a criatividade e contar histórias, ou se preferir, deixe que os alunos mesmos, contem suas historinhas.

Outra versão da fábula de Esopo: O cachorro e sua sombra

Fim

Vocês gostaram da fábula O cachorro e sua sombra? As fábulas de Esopo são mensagens simples, mas, carregadas de preciosas lições. Quantas pessoas ao verem o reflexo de algo que parece ser maior do que aquilo que ela possui, não resiste e corre atrás!

Enfim, no desejo de tudo possuir , se esquece de cuidar, do que já lhe está garantido, e acaba ficando sem nada. Que possamos aprender muito com essa lição. Se quer conhecer mais fábulas como essas e exercícios para o fundamental 1, é só visitar nossas outas fábulas você vai amar!  Temos também na demonstre, diversas outras atividades fantásticas, é só conferir

Um abraço e até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.