in , , ,

O casamento do sol

O casamento do sol 3

O casamento do sol é uma fábula de Esopo que certamente nos deixa uma reflexão muito grande sobre como tudo funciona perfeitamente no universo. Qualquer alteração poderá ser um desastre para a humanidade, portanto, precisamos ser gratos, pelo verão intenso, sabendo que seu calor não deverá passar dos limites.

O casamento do sol 1O casamento do sol 2

O casamento do sol -História Infantil

A história infantil em foco nos deixa um ensinamento, de que os excessos poderão nos trazer muitos males. Portanto, enquanto a natureza seguir seu curso naturalmente estaremos seguros! Outra lição a ser aprendida, é que algumas vezes, alguém precisa se sacrificar, para que outros sejam felizes.

O casamento do sol 3

O casamento do sol-Fábula de Esopo

O sol andava solitário no céu! Todos os dias acordava e sozinho precisava brilhar lá de cima! Angustiado com a solidão, pediu a Júpiter, que lhe concedesse uma esposa, para que lhe fizesse companhia durante sua longa jornada de trabalho.

O casamento do sol 4

O casamento do sol 5O casamento do sol 6

No entanto, os fenômenos da natureza ficaram sabendo desse pedido. Logo, se reuniram e foram todos à casa de Júpiter para protestarem:

-Júpiter, gostaríamos de lhe fazer um pedido

– Pois que o façam, e julgarei se devo atendê-lo ou não!

O casamento do sol 7O casamento do sol 8

-Ficamos sabendo que o Sol deseja se casar, mas, isso não vai dar certo!

– Por qual motivo se atribulam?

-É que, nos períodos de verão, o sol já brilha com uma intensidade, que causa bastante exaustidão! Alguns rios se secam, há lugares que se transformam em deserto, e o calor entre os humanos, em alguns lugares do planeta é difícil de ser suportado! ( Disse a chuva chorando!)

O casamento do sol 9

-As vezes tento com meu sopro, amenizar o calor, contudo, é impossível! A intensidade dos rios solares é intensa, chegando a desmaiar muitas pessoas ( Falou dona Brisa) .

O casamento do sol 10

– Se atenderes o pedido do Sol, e assim lhe concederes uma esposa, certamente eles reproduzirão. Com diversos “soizinhos”, o mundo ficará insuportável, e toda natureza e homens sucumbirão!

O casamento do sol 11O casamento do sol 12

O casamento do sol 13O casamento do sol 14O casamento do sol 15O casamento do sol 16

 

Eu, como vento que sou, responsável por trazer as nuvens da chuva, e abastecer  humanidade com refrigério, controlando sempre minha filha brisa, ficarei desolado!

O casamento do sol 17

Ao soprar, não conseguirei equilíbrio, e colaborarei para que se espalhe a queimada provocada pelos diversos sois. Isso, me tirará a paz e a felicidade, as quais desejo para toda humanidade!

A sentença de Júpiter

Júpiter analisando a situação, não teve escolha, decidiu logo  a sentença! Em nova audiência com o sol, que ansioso aguardava a autorização para o casório, ouviu todo aquele relatório!

O casamento do sol 7O casamento do sol 19

– Sinto muito sr. Sol, entendo sua solidão, mas se multiplicares, o mundo acabará em insolação! A vida na terra não será possível, e até você se tornará inútil! Portanto, deverás permanecer sozinho, e naturalmente percorrer o seu caminho! Somente desta forma será um bem para a humanidade e toda a natureza!

O casamento do sol 20

O sol por algum tempo, ficou entristecido, mas viu que era justo tudo o que foi decidido!  Não deveria se casar, para não se multiplicar, permaneceria sozinho e seguiria seu caminho!

Voltando gentilmente ao seu lugar, novamente  colocou-se a brilhar! Olhava lá de cima os meninos que sorridente corriam e brincavam! A felicidade da terra e seus habitantes, dependiam bastante de seu calor e equilíbrio.

O casamento do sol 21

O casamento do sol 22

Moral da história:

“Por vezes, a felicidade de muitos está condicionada ao sacrifício de um único ser!”

Fábula de Esopo – Adaptação Elaine Costa

Sobre Esopo autor da Fábula: O casamento do sol

Esopo, é conhecido como um contador de fábulas que fora escravo, o mesmo, encantava a todos com suas sábias narrações.  Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esse escritor fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu, mas suas fábulas ao mundo inteiro se estenderam.

 Exercícios de leitura para fundamental I: O casamento do sol

  1. Escreva em seu caderno, qual o motivo que levou o sol a desejar se casar?
  2. Quais são os fenômenos da natureza, você os conhece?
  3. O que aconteceria se no mundo não houvesse o vento, a brisa e a chuva?
  4. Esses fenômenos funcionariam da mesma forma sem estarem associados ao sol?
  5. O que acha que aconteceria com o mundo se tivéssemos mais de um sol no céu?
  6. Façam um lindo desenho de um dia ensolarado

Proposta de atividade/dinâmica: O casamento do sol

No vídeo abaixo assistam os benefícios do sol para nossa saúde e a vida na terra. Após assistirem vamos à uma divertida dinâmica?

Pega pega com o sol

  1. Escolha uma criança para ser o sol
  2. reúnam todas as crianças para o rodearem
  3. A medida que o sol se aproximar de uma criança  ela deve reagir como se sentiria com o calor do sol.
  4. Se ele se aproximar muito a criança deve correr e não deixar que ele esbarre nela
  5. Atenção! A criança que deixar o sol lhe pegar, ficará queimada e terá que ser isolada, portanto, corram!
  6. Continuem a brincadeira até que o sol consiga queimar a todos, ou então desista por ficar cansado.

A intenção dessa brincadeira, é fazer com que todas as crianças entendam que precisamos do sol na medida certa, não demasiadamente e nem ficarmos completamente sem contato com ele. O sol é essencial para a vida na terra, contudo, precisa estar na medida certa!

Outra versão da Fábula de Esopo: O casamento do sol

https://www.youtube.com/watch?v=NbCjQd1lba8

Fim

Gostou da fábula de Esopo: o casamento do sol ? Se  quer ler outras histórias infantis como essa, ou conhecer outras pérolas da Demonstre, viste o blog! Esse blog está entre os mais incríveis da internet. Nele você encontra uma relação de textos exercícios e dinâmicas que tornarão suas aulas incríveis! Não perca essa oportunidade!

Um grande abraço e até breve! Nosso prazer é deixar você feliz!

10 Sites de Roupas Baratas 11

10 Sites de Roupas Baratas

Vídeo: Atividades sobre bullying e preconceito - tipos de preconceito

Vídeo: Atividades sobre bullying e preconceito – tipos de preconceito