O cavalo e o burro, traz uma reflexão sobre algo que acontece em diversas camadas sociais. Não se pode pensar que apenas quem é abastado, se dá o luxo de humilhar a outros. Na verdade, o orgulho e a humildade poderão estar presentes tanto em ricos quanto em pobres.

Se fores humilde e bondoso, não necessitas temer a queda, pois já estás com os pés no chão. Porém ao procederes com soberba e arrogância, apenas pequeno tombo pode lhe dar  boa lição!

O cavalo e o burro – Fábula de Esopo

Um príncipe, resolveu sair com seu  cavalo, ricamente enfeitado de seda e ouro de muito valor. Com a clina escovada e ferraduras galantes, ia pelo caminho o cavalo se esnobando!

Ao pararem junto ao rio para que pudessem tomar água, o orgulhoso cavalo da realeza, chacoteava de um burro trabalhador, o qual carregado de legumes, mau podia se mover, para beber  água.

–  Não sei por que deixam esses burros em meu caminho! Como se não bastasse! Vá logo saindo da frente, animal inconveniente!Por que não me cedes o lugar para que eu passe?

O pobre Burro calou-se e suportou a ofensa.

Alguns dias depois, o Cavalo torceu uma pata e começou a mancar. O seu dono retirou-lhe por isso os ricos arreios e pôs-lhe uma albarda para servir como animal de carga.

O Burro encontrou-o então carregado de esterco, e disse-lhe:

— Onde vais, irmão? Onde está a tua soberba? Porque não pedes agora que me arrede, como fazias noutro tempo? Sente agora como é ter o peso nos ombros?

Humilhado com a cabeça baixa, o cavalo nada respondia, entretanto, uma grande lição aprendia!

Moral da história

Que ninguém despreze os pequenos e pobres,por se ver bem alimentado e bem vestido ou com honras e ofícios; porque se mudam as venturas e estados, e a soberba passada não serve mais que de vergonha e injúria presente.

Fabula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa

Quem foi Esopo?

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo,fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes,ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

O trabalho de Esopo,ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero (280 anos antes de Cristo), por quanto este teria reunido as histórias contadas pelo sábio. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias e as difundiu.Portanto, esse foi o motivo da fama. (Mundo Genial)

Exercício de leitura para o Fundamental l

 O cavalo e o burro

  1. O que você achou dessa fábula, o que ela te lembra?
  2. Escreva no caderno qual a lição que essa história ensina
  3. Por que o cavalo era tão vaidoso e desfazia do burro?
  4. Escreva com suas palavras o motivo do cavalo ter ficado pobre
  5. Escreva um pequeno relato, dizendo como as pessoas devem tratar umas as outras.

Vamos colorir?

Proposta de atividade/dinâmica – O cavalo e o burro

Telefone sem fio

Adequado para: Pequenos ou grandes grupos Faixa etária: Infância ou adolescentes Ambiente: Espaço fechado Material necessário: Nenhum Objetivo do jogo: Conseguir receber uma mensagem e transmiti-la

  1.  As crianças sentam-se em círculo,
  2. o professor diz uma palavra à primeira criança que deverá sussurrá-la ao companheiro que está à sua direita e assim sucessivamente.
  3. O último do círculo deverá pronunciar a palavra em voz alta quando, então, será verificado se a palavra final não foi distorcida.
  4. Variação: O jogo pode ser variado se, ao invés de palavras, a atividade for feita com frases.
  5. Use de preferencia palavras ou frases relacionadas à fabula.

Outra versão da fábula: O cavalo e o burro

FIM

Se você gostou da fábula de Esopo: O cavalo e o burro, poderá acessar outras semelhantes a essa. Basta acessar as páginas do Demonstre e encontrar muitas novidade preparadas para você. Nosso prazer é trazer sempre algo que lhe seja útil, na nobre tarefa de educar.

Fique sempre conosco, um abraço

Até breve!

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.