Trouxemos aqui O Circo e mais de Charles Chaplin, como demonstração do que poderá ser feito.

Neste texto vamos apresentar quem foi e falar um pouco de cada um dos seus melhores filmes de Charles Chaplin!

O Circo

Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e iniciou sua carreira como mímico. Em 1913, durante uma de suas viagens pelo mundo, conheceu o cineasta Mack Sennett, em Nova York, que o contratou para estrelar seus filmes. Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais. De forma inteligente e engraçada. É muito subjetivo fazer a escolha de apenas 10 entre dezenas de obras que o grande mestre do humor Chaplin produziu, dirigiu e atuou. Há quem prefira os filmes que tocam pela emoção e os que preferem os mais engraçados. Fiz a seleção dos meus favoritos.

Charles Chaplin

É interessante observar que, embora as aparências possam variar durante o passar dos anos, os hábitos das pessoas, permanecem o mesmo! A prova disso, está nas comédias de Carlitos. Logo abaixo, veremos alguns dos principais filmes desse ícone, mas antes disso, você sabe quem foi Charles Chaplin?

Quem foi Charles Chaplin?

Charles Chaplin ou Charles Spencer Chaplin , é conhecido popularmente, como um ídolo do cinema mudo. Quase sempre seu personagem está associado a imagem do “Vagabundo”, homem com um pequeno bigode, chapéu, e uma caminhada engraçada.

Nosso artista nasceu em, Londres, Inglaterra, em 16 de abril de 1889, filho de Charles e Hannah (Hill) Chaplin, os pais eram músicos e se casaram em 22 de junho de 1885. Mas, alguns anos depois vieram a se separar.

Durante sua vida e carreira, Chaplin se envolveu em muitos escândalos. Sendo que, durante a I Guerra Mundial, sua fidelidade à Inglaterra, foi questionada. Muitos tinham Chaplin como um sujeito covarde e preguiçoso, o que na realidade não condiz com a realidade de alguém que consegue produzir tantos filmes.

O Circo –  Charles Chaplin

Para se preparar para esse filme, Chaplin praticou como andar na corda bamba por semanas, antes do início das filmagens. Ele realmente gravou a cena a 12 metros de altura, mas o negativo onde estava gravada foi perdido. Chaplin então rodou-a novamente mas, segundo o próprio, a cena não ficou tão boa quanto a original.

Sinopse do filme “o circo”

Carlitos, o vagabundo,se esconde em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que pretende explorá-lo.

Carlitos e o proprietário do circo acabam se desentendendo, mas a confusão realmente começa, quando o vagabundo arranja tempo, para se apaixonar pela acrobata, filha do proprietário.

Prêmios do filme  O circo

  • Ganhou o Prêmio honorário, em reconhecimento ao trabalho de Charles Chaplin como produtor, diretor, ator e roteirista no Oscar de 1929.

Curiosidades do filme  O circo

É o último filme totalmente mudo feito por Charles Chaplin. Ele ainda faria Luzes da Cidade (1931) e Tempos Modernos (1936), mas ambos possuíam música sincronizada na trilha sonora e efeitos sonoros.

Durante as filmagens Chaplin teve uma crise nervosa, devido a problemas pessoais que passava e também pelo fato de seu estúdio ter sido destruído por um incêndio.

Em 2010, foi lançado um disco de DVD extra no filme, com cenas que não foram ao ar na época. Uma dessas cenas fez muito sucesso, pois consiste em uma “mulher” com um sobretudo “segurando” algo no ouvido e conversando sozinha.

Nesse mesmo ano, o diretor independente George Clarke publicou um vídeo na internet sobre o fato. O vídeo já teve mais de 3 milhões de visualizações e o público acredita ser um viajante do futuro, falando ao celular.

Ficha técnica

Título: O Circo
Título Original: The Circus
Ano: 1928
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Nacionalidade: Estados Unido

Elenco do filme: O circo

harles Chaplin O vagabundo
Henry Bergman Um velho palhaço
Tiny Sandford Encarregado
Al Ernest Garcia O proprietário do circo
George Davis O mágico
Merna Kennedy A filha do proprietário do circo
Harry Crocker Rex
John Rand Assistente do encarregado / Palhaço
Steve Murphy O ladrão de carteiras

Motivos para ver o filme : O circo

Entre tantos motivos para assistir esse filme estão, além do fato de ser bastante engraçado, a lição que ele traz, é de que, oportunidades podem surgir mediante a perseguição. O vagabundo tenta se esconder no circo, e se transforma em artista. Vai se apresentar e encontra uma namorada…  Não deixe de ver e tirar suas conclusões, além de dar muitas risadas!

Fim de O Circo

Se você gostou, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

Charles Chaplin melhores filmes

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.