Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “O Desenvolvimento Humano” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais dos métodos para uma novo ensino, mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

O Desenvolvimento Humano

O desenvolvimento humano, como bem sublinhou Amartya Sen, tem as suas origens no pensamento clássico e, em particular, nas ideias de Aristóteles, que acreditava que alcançar a plenitude do florescimento das capacidades humanas é o sentido e fim de todo desenvolvimento.

O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplo, pois, ademais de considerar os aspectos relativos à economia e os ingressos, integra aspectos como a qualidade de vida, bem-estar individual e social e felicidade, inspirado no artigo 22 e seguintes da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

Introdução às ciências psicológicas

Uma mesma condição une a humanidade de “ontem” (origens), e a atual. Essa condição se refere ao fato que desde o início dos tempos, o gênero humano obedecera a critérios psicológicos e sociológicos, mesmo que esses fatores não fossem perceptíveis, ou seja, a ciência propriamente dita ainda não havia surgido.

Imagem relacionada

O que havia nesta época era um conhecimento do cotidiano, classificado como senso comum. Muito do senso comum usado na Antiguidade permanece até hoje presente em nossos atos e pensamentos.

A construção do conhecimento psicológico

O que esta introdução pretende, portanto, é mostrar que a Psicologia, a exemplo do que ocorreu com as demais ciências, teve como berço os conhecimentos filosóficos que buscavam, ao longo dos séculos, explicar os fenômenos do universo e a própria natureza humana. Essas explicações deram origem aos principais eixos epistemológicos que embasam, uns mais outros menos, as várias teorias psicológicas da atualidade. Os primórdios da construção do conhecimento sobre o psiquismo humano datam de época tão remota que coincidem com as primeiras manifestações do homem em tentar compreender o meio circundante, meio definido pelas coordenadas de espaço e tempo.

Vídeo Sobre introdução às ciências psicológicas:

Perspectivas teóricas em Psicologia do Desenvolvimento

As perspectivas racionalista e empirista do conhecimento, subjacentes às teorias citadas, floresceram nos séculos XVII e XVIII; ambas preocupadas com o problema do conhecimento e concordantes em que o homem não conhece diretamente as coisas, mas o conhecimento das coisas, a saber, as impressões que os objetos exercem sobre ele mesmo: sobre o seu intelecto (racionalismo) e sobre seus órgãos de sentido (empirismo).

Resultado de imagem para desenvolvimento humano

O problema fundamental para os filósofos é, nesse momento, explicar o mundo através de sua representação ou através do pensamento. Para isto. o conhecimento do pensamento humano, de como surge, de como se desenvolve e de como se relaciona com o mundo dos objetos, torna-se o ponto central dos sistemas filosóficos.

Psicologia do desenvolvimento humano

O conhecimento humano enraíza-se nos fatos e acontecimentos do mundo e, por isto, jamais pode atingir a verdade de maneira absoluta e definitiva, como pretendiam os racionalistas. Negam a intuição intelectual e colocam o conhecimento humano na dependência do plano sensível ou empírico. Desta maneira, na explicação da formação da mente humana, consideravam que todo conhecimento, lodo pensamento e todas as ideias são formados a partir das estimulações ambientais, ou seja, de fora para dentro. As sensações são o efeito subjetivo dos objetos do mundo exterior sobre os nossos órgãos de sentido.

Vídeo Sobre Perspectivas teóricas em Psicologia do Desenvolvimento:

Teorias psicológicas dos processos do desenvolvimento humano

A psicologia do desenvolvimento é responsável pelo estudo do ser humano ao longo de todas as suas fases de vida. Ela estuda como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda durante a fase de crescimento.

Resultado de imagem para desenvolvimento humano

É uma disciplina interessante que traz uma multiplicidade de conhecimentos para o campo da psicologia aplicada e, por essa razão, para compreendê-la e não se perder no meio do caminho, descreveremos as seis principais teorias sobre o desenvolvimento humano.

Teorias psicodinâmicas: Sigmund Freud e Erik Erikson

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que se formou em 1881, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.

A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. Cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é essencial que se sobreponha a positiva.

Vídeo Sobre Teorias psicológicas dos processos do desenvolvimento humano:

AVISOS!

AVISO 1:

Série nova no canal, com vídeos super legais sobre diferentes materiais encontrados no Museu Câmara Cascudo.

Neste primeiro vídeo Mary explica o que é icnologia e suas variações: Paleoicnologia e Neoicnologia, mostrando a importância dos rastros para ciência.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a crise no sistema prisional brasileiro?

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 2:

Que tal um vídeo com 10 dinâmicas para fazer com o ensino fundamental II? São dinâmicas incríveis para trabalhar com esses pré e adolescentes que precisão de uma atenção toda especial!

Pensamos em algumas dinâmicas efetivas para desenvolver trabalho em equipe nas escolas e outros espaços:

Papo Sério! Como fazer um horário escolar justo!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

AVISO 3:

PRECISAMOS DO SEU APOIO!!

CONTAS PARA DOAÇÃO

NUBANK: Banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Agência: 0001 Conta: 1583623-5 CPF: 008.290.814-10

BB: Maryane C Ferreira Banco 001 – AG: 1668-3 Conta: 32.061-7 CPF: 086.173.344-44

CAIXA: Operação: 0013 AG: 0035 Conta: 00220259-2 CPF: 008.290.814-10 PARA

BOLETO, REQUISITAR POR E-MAIL OU ZAP: [email protected]/84999583848

Confira as entrevistas com poetas que realizamos neste projeto do Demonstre:

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

Teorias interacionistas

É uma terceira corrente que leva em consideração fator orgânico e ambiental, isto é, aspectos objetivos e subjetivos na determinação do desenvolvimento do sujeito. Os interacionistas acreditam numa complexa combinação de influências que podem favorecer o processo de aprendizagem.

Imagem relacionada

O ser humano não é compreendido como ser passivo, mas, ao contrário, assume um papel ativo, utilizando-se dos objetos e de suas significações para conhecer, aprender e consecutivamente, se desenvolver. Nesta abordagem, aprendizagem e desenvolvimento se inter-relacionam, se misturam e se completam, proporcionando ao indivíduo a responsabilidade de sua aprendizagem.

 Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon

Jean William Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.

Lev Semyonovich Vygotsky, foi um psicólogo, proponente da Psicologia cultural-histórica. Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

Henri Wallon Nascimento 15 de junho de 1879 Paris, França Morte 1 de dezembro de 1962 (83 anos) Paris, França Nacionalidade França Francês Ocupação Filósofo, médico, psicólogo e político Henri Paul Hyacinthe Wallon (França, 15 de junho de 1879 – 1 de dezembro de 1962) foi um filósofo, médico, psicólogo e político francês. Foi neto do político francês Henri-Alexandre Wallon.

Vídeo Sobre Teorias interacionistas:

Aspectos psicossociais do ciclo vital

O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. Este ciclo desenvolve-se através de um processo de socialização e de endoculturação, mediante os quais, em contacto com outros seres humanos e através da educação.

Resultado de imagem para ciclo vital

Uma criança passa de um modo gradual por diferentes idades e status, como ser capaz e consciente nas formas de uma cultura, até enfrentar a morte como a conclusão de sua existência pessoal. Os indivíduos passam por diferentes etapas do ciclo de vida: a infância, a juventude, a maturidade, a velhice.

infância, adolescência, idade adulta e velhice

importância da idade ou do grupo deidades sempre foi elementar para a identificação social, juntamente com o sexo. Ao contrário deste, a idade vai-se modificando ao longo do tempo e é essa modificação, concretizada em ciclos de vida, que determina estatutos e funções diferentes para os indivíduos.

Vídeo Sobre Aspectos psicossociais do ciclo vital:

Processos de constituição do sujeito

O princípio da origem social das funções psíquicas (Vygotsky, 1984; Leontiev, 1978), pressuposto básico da corrente histórico-cultural de psicologia, representa uma inversão de rumo na teoria psicológica. Contrapondo-se às diferentes versões do biologismo e do naturalismo em psicologia, ela sustenta a natureza social-cultural do homem cujo desenvolvimento implica a apropriação das características humanas e da produção cultural dos homens.

Imagem relacionada

Consequentemente, o ser humano não é nem obra da natureza, nem produto da ação modeladora do meio e nem o resultado de qualquer processo interativo adaptativo do “tipo organismo-meio”, onde a natureza polimorfa do meio desencadearia no organismo processos internos de construção de estruturas ou funções virtualmente presentes nele em forma germinal. Ele é uma “produção social” na qual participa na condição de sujeito.

Vídeo Sobre Processos de constituição do sujeito:

O Processo de Individuação

Jung entendia a individuação como um processo que significava tornar-se um ser único, alcançar uma singularidade profunda, tornando-nos o nosso próprio Si-mesmo (1984).

Imagem relacionada

Este processo ocorreria a partir do meio da vida, quando o homem, já tendo construído sua vida de relações de modo satisfatório, volta-se mais para seu mundo interno, em busca de resgatar aquilo que foi abandonado e ficou à margem da realização do ego em sociedade.

 Carl G. Jung

Jung trabalhou primordialmente com pessoas nesta faixa etária, da segunda metade da vida e coloca a individuação dentro desta perspectiva- o encontro com o mistério, o insondável, a morte e a espiritualidade – a busca do significado da vida.  No entanto, o pensamento junguiano floresceu enquanto ele vivia e após a sua morte, de modo a termos uma psicologia junguiana do desenvolvimento (que ainda está sendo construída) e que aparece nas contribuições de Neumann, Fordham, Edinger e entre nós, Carlos Byington, entre outros autores.

Vídeo Sobre O Processo de Individuação:

Problematização do sujeito

As teorias sobre o saber, o poder e o sujeito romperam com as concepções modernas destes termos, motivo pelo qual é considerado por certos autores, contrariando a própria opinião de si mesmo, um pós-moderno.

Resultado de imagem para Formas de subjetivação

Os primeiros trabalhos (História da Loucura, O Nascimento da Clínica, As Palavras e as Coisas, A Arqueologia do Saber) seguem uma linha pós-estruturalista, o que não impede que seja considerado geralmente como um estruturalista devido a obras posteriores como Vigiar e Punir e a História da Sexualidade.

Michel Foucault

Foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo, crítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984 (ano da sua morte). Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.

Vídeo Sobre Problematização do sujeito:

Formas de subjetivação na atualidade

Estratégias que vinculadas ao processo de psicopatologização da existência humana, de medicalização e de banalização da prescrição de psicofármacos seriam determinantes para todos aqueles que se mostrassem insatisfeitos com sua condição subjetiva.

Resultado de imagem para Formas de subjetivação

O homem contemporâneo submetido às estratégias medicalizantes, enclausurado pelos mecanismos da psicofarmacologia que promete curá-lo da própria condição humana e anestesiado pelos efeitos dos psicofármacos estaria cada vez mais sujeito ao processo de mitigação de seu próprio desejo.

Joel Birman

Nascido em Vitória, Espírito Santo, descendente de imigrantes judeus romenos. Ele se formou em medicina na década de 1970 e efetuou sua pós-graduação em São Paulo e Paris. Birman escreveu vários livros no Brasil e na França sobre psicanálise. Atualmente ele é professor de Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Medicina Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Vídeo Sobre Formas de subjetivação na atualidade:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de O Desenvolvimento Humano com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.