O galo e a pérola

0

O galo e a pérola é uma riquíssima lição, a qual mostra que, pelo menos três coisas podem nos acontecer na vida:Ao depararmos com valiosas oportunidades, podemos não ter consciência do valor da joia encontrada,portanto,a deixamos no mesmo lugar, ou pode ser que, reconheçamos a preciosidade imediatamente, e logo  nos apropriamos dela, mudando nossa situação.

O Galo e a pérola

A terceira opção é: Embora reconheçamos o valor do que está diante de nós, nos acomodarmos e deixarmos para outro desfrutar da sorte que avistamos, pelo medo de tentar e não conseguir.

Não discernirmos a oportunidade que está diante de nós, portanto, deixar a preguiça n os impedir de resolver certas situações, pode nos privar de oportunidades que mudariam para sempre nossas vidas, portanto, veja na história a seguir:

O Galo e a pérola – Fábula de Esopo

Um galo gracioso passeava naturalmente pelo quintal em uma linda manhã de sol!  Enquanto observava as galinhas que ciscavam, outras que botavam, e todo movimento do quintal, encheu-se de alegria por ter nascido um novo dia, portanto, começou a cantar!

– Cocorocó! Acordem para a vida pessoal! Todo dia é novo e nem um dia é igual!

– Que felicidade é essa Galo Garibaldi? Dormiu bem essa noite hein? Nessa animação toda… Até contagia (Disse a velha galinha Karina)

– Pois é dona Karina, onde o galo canta janta!  Deixa-me trabalhar, pois ficar parado não adianta!

E assim, Garibaldi seguiu seu caminho, ciscando aqui e ali, até que foi até uma porção de milho, a qual o senhor Antônio, dono da granja, havia lançado para as aves se alimentarem. De repente…

– Vejam só moçada! Olha o que encontrei! É uma linda pedra, e brilha muito exposta ao sol!

– Uau! O que fará com ela Garibaldi?  ( perguntou-lhe o pintinho  Tiau)

– Bom, se pelo menos ela tivesse diante de um joalheiro! Ele saberia muito bem o que fazer, mas a mim? De que essa beldade irá valer?

Dizendo isso o galo deu as costas à linda pérola, deixando-a  ali jogada ao quintal, enquanto se distraia catando os grãos de milho, junto às galinhas com as quais se divertia!

Moral da história: “O galo não conhece o valor das pérolas, se o soubesse nunca mais ciscaria terra!”

A oportunidade pode surgir em nossas vidas, e se não tivermos sabedoria suficiente para discerni-la, nada irá mudar!

Fábula de Esopo – Adaptação: Elaine Costa

Sobre Esopo autor da Fábula: O Galo e a pérola

Pouco se sabe sobre Esopo. No entanto, a primeira alusão ao escritor foi feita por Heródoto, que comentou o fato de um contador de fábulas ter sido escravo.

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, contudo, foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. No entanto, o contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu. Contudo, suas lições ficaram na história.

Exercícios de leitura para fundamental I- O Galo e a pérola

  1. O que você achou dessa fábula, o que ela nos ensina?
  2. O que o Galo poderia fazer com a pérola?
  3. Se fosse você quem encontrasse o tesouro, o que faria?
  4. Você já perdeu alguma oportunidade de se dar bem na vida? Qual foi, escreva em seu caderno.

5 Se você ganhasse uma boa quantia em dinheiro para abrir um negocio ou aplicar em um investimento, o que você faria?

Veja qual palavra abaixo é sinônimo de “Gracioso”

  1. ( ) Airoso
  2. ( )Garboso
  3. ( )Galante
  4. ( )Donairoso
  5. ( )Todas as alternativas são sinônimos da palavra

Proposta de atividade/dinâmica: O Galo e a pérola

O nosso antigo parceiro de brincadeira: O chicotinho queimado é uma boa opção para nossa dinâmica de hoje, vamos lá?

Outra versão da história em vídeo: O Galo e a pérola

Embora já tenha lido a versão escrita, contudo, aqui vai a versão em vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=GWmW3ZdWQbM

Fim

Que tal essa fabulosa fábula de Esopo: O galo e a pérola? Por mais incrível que seja, por diversas vezes, uma valiosa oportunidade chega para nossas vidas, contudo a deixamos escapar, trocando por momentos de prazer ciscando milho. Mas, se aproveitássemos a oportunidade de lançar mão do tesouro, poderíamos fazer muito mais.

Que essa fábula possa nos servir de Lição!  Se você gostou da fábula, quer ler outra como essa, ou que ver as pérolas da Demonstre, viste o blog! Esse é uns dois blogs mais incríveis que existe com relação à material para sua aula se tornar incrível! Não perca essa oportunidade!

Um grande abraço e até breve! Nosso prazer é ajudar você!