O homem, seu filho e o burro, é uma fabula, a qual mostra muito bem, que não importa o que você faça, sempre encontrará alguém que o critique. Exitem indivíduos de plantão, os quais  colocarão defeitos em suas atitudes, por isso, busque fazer aquilo que te pareça ser correto, e não se preocupe tanto em agradar gregos e troianos!

Vamos pegar uma carona com uma frase de Shakespeare: ” Tú te tornas eternamente  responsável por aquilo que cativas!”  Então, vamos à fabula, e bom aprendizado!

O homem, seu filho e o burro – Fábula de Esopo

Um homem ia com o filho levar um burro para vender no mercado. Precisavam andar depressa, antes que começasse a chover. No entanto, ao passar por uma rua, um cidadão logo indagou:

– Você está bem da cabeça amigo? Deve estar faltando um parafuso, para puxar um burro estrada afora, sem nada no lombo, enquanto você e seu filho, caminham a pé!

Diante da conversa, o homem montou o filho no burro, e os três continuaram seu caminho, até que outro sujeito, de longe gritou:

– Rapazinho preguiçoso, que vergonha deixar o seu pobre pai, um velho andar a pé enquanto vai montado!

O homem então colocou o filho no chão,  e montou ele mesmo. Passaram duas mulheres e uma disse para a outra:

– Olhe só que sujeito egoísta! Vai no burro e o filhinho a pé, coitado…

Ouvindo aquilo, o homem fez o menino montar no burro na frente dele. O primeiro viajante que apareceu na estrada perguntou ao homem:

Esse burro é seu?

O homem disse que sim. O outro continuou:

– Pois não parece, pelo jeito como o senhor trata o bicho. Ora, o senhor é que devia carregar o burro em lugar de fazer com que ele carregasse duas pessoas.

No mesmo instante, o homem amarrou as pernas do burro em um pedaço de pau, e com seu filho  carregou o animal para o mercado. Quando lá chegaram, todo mundo riu tanto que o homem, enfurecido, jogou o burro no rio, pegou o filho pelo braço e voltou para casa.

Moral: “Quem quer agradar todo mundo no fim não agrada ninguém”.

Do livro: Fábulas de Esopo

Quem foi Esopo

Pouco se sabe sobre Esopo, alguns dizem que não existiu. A primeira alusão ao escritor foi feita por Heródoto, que comentou o fato de um contador de fábulas ter sido escravo.  

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia, para servir como escravo.

Esopo fez tanto sucesso na Grécia, que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas, teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

descoberto, Esopo recebeu uma punição fatal: foi atirado de um rochedo.

O trabalho de Esopo ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero (280 anos antes de Cristo), por quanto este teria reunido as histórias contadas pelo sábio. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias e as difundiu. (Fonte: Mundo Genial)

Exercício de leitura para o Fundamental l – O homem, seu filho e o burro

  1. O que você achou dessa fábula, o que ela ensina?
  2. Em sua opinião, o que o homem deveria fazer com seu burrinho?
  3. Circule no texto, os verbos que estão no infinitivo e os copie no caderno.
  4.  O que quer dizer: Faltar um parafuso na cabeça ?

Proposta de atividade/dinâmica:

homem, seu filho e o burro

  1. Uma das crianças deverá esconder um objeto, enquanto as outras estão de costas e com olhos fechados.
  2. Quando ela contar até dez, as crianças abrirão os olhos e procurarão o objeto escondido.
  3. Quando estiver bem longe do objeto procurado, se diz: que está gelado, frio;
  4. quanto mais se aproxima dele se diz: está esquentando, pegando fogo,
  5. Quando alguém encontra diz que queimou!!!

Outra versão da fábula: O homem, seu filho e o burro

A brincadeira é  adequada para: Grandes ou pequenos grupos Faixa etária: Infância ou adolescentes Ambiente: Espaço fechado ou aberto.

Existem pessoas que contam essa história, de forma diferente. Portanto, confira abaixo outra versão da história: “O homem seu filho e o burro!”

Fim da fábula: O homem, seu filho e o burro

Acredito que tenham gostado da fábula: O homem,seu filho e o burro.Portanto, espero que você tire  proveito para sua vida diária. Há outras histórias infantis interessantes no site, para você se divertir bastante, e aprender o quanto puder.

Um grande abraço, e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.