7 atividades sobre: O Império Persa 13

Império Persa, com toda sua pompa e garra, foi a primeira superpotência mundial, devido não apenas as suas muitas conquistas, mas como também o avanço que trouxeram com relação à cultura, aos meios de comunicação, escoltado sempre por seu invejável exercito.

Índice: hide

7 Atividades sobre o Império Persa

Os persas foram uma civilização que viviam em uma planície, onde hoje é o território do Iram, aproximadamente entre os anos 550 a 500 a.C. Eram  guerreiros, como bem nos informa suas produções artísticas.

Eles compartilharam com os povos medos sua cultura e sua língua. A maioria deles veio da região da Ásia Central e da Rússia, com o objetivo de achar terra fértil para o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.

Para que melhor nos iteremos sobre os persas e seus costumes, traremos 7 atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, onde os alunos se apropriarão melhor da cultura e crença desse povo.

Pintura ilustrando “Ciro o Grande”- O líder e fundador do Império persa

Resumo sobre: O Império Persa

Através de Ciro, que era um príncipe persa, realizou a dominação do Reino da região da Média e, assim, deu início à formação de um bem-sucedido reinado que durou cerca de vinte e cinco anos. Nesse período, este talentoso imperador também conquistou o reino da Lídia, a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor e a Babilônia.

A princípio, os persas eram dominados pelos medos. Essa situação se inverteria por volta de 550 a.C. Nessa época, sob o comando de Ciro, os persas dominaram os medos e passaram a controlar a região.

Os persas conquistaram ainda outros povos que viviam nas proximidades do planalto do Irã, impondo a todos a mesma administração. Eles acabaram por construir um vasto império. Seu território compreendia a Ásia Menor, a Mesopotâmia e uma parte da Ásia Central.

Esses domínios seriam ainda ampliados nos governos posteriores a Ciro: Cambises conquistou o Egito em 525 a.C.; Dario I dominou a Ásia até o vale do rio Indo e também uma pequena parte da Europa, onde se localizavam algumas colônias gregas.

Dario e depois seu sucessor, Xerxes, tentaram conquistar ainda a região da atual Grécia, mas fracassaram. Em 330 a.C., o Império Persa foi conquistado por Alexandre Magno, da Macedônia.

A formação do império persa

Ciro inaugurou o chamado império persa. Com o aumento da população, houve a necessidade da expansão geográfica.

Ciro, o Grande (560-530 a.C.), tornou-se rei dos medos e persas, após haver conquistado Ecbátana e destronado Astíages (555 a.C.). Conquistou também a Babilônia (539 a.C.). O império ia desde o Helesponto até as fronteiras da Índia.

Ciro não proibia as crenças nativas dos povos conquistados. Concedia alguma autonomia  para as classes altas, que governavam as regiões dominadas pelos persas, mas exigia, em troca, homens para seu exército, alimentos e metais preciosos. Ciro morreu em 529 a.C.

Cambises , filho e sucessor   de Ciro, iniciou uma difícil campanha militar contra o Egito, em 525 a.C., finalmente vencida pelos persas na batalha de Pelusa. Nessa época o império persa abrangia o mar Cáspio, o mar Negro, o Cáucaso, grande parte do Mediterrâneo oriental, os desertos da África e da Arábia, o golfo Pérsico e a Índia.

Cambise pretendia estender seus  domínios até Cartago, mas não conseguiu levar esse plano adiante por causa de violenta luta interna pelo poder.

A luta pelo poder prosseguiu após a morte de Cambises. Dario, parente distante de Cambises, aliou-se a fortes setores da nobreza, tomou o trono e iniciou uma nova era na história da Pérsia.

A organização do império

Os povos dominados pelos persas podiam conservar seus costumes, suas leis, sua religião e sua língua. Eram obrigados, porém, a pagar tributos e a servir o exército persa.

Dario procurou organizar o império dividindo-o em províncias e nomeando pessoas de sua confiança para governá-las. Para facilitar a comunicação entre as províncias, foram construídas diversas estradas, entre elas a Estrada Real. Com mais de 2 mil quilômetros de extensão, essa estrada ligava as cidades de Susa e Sardes. Por ela passavam os correios reais, o exército e as caravanas de mercados.

A riqueza para sustentar esse enorme império era fornecida por camponeses livres, que viviam em comunidades e pagavam impostos ao imperador. Havia também o trabalho escravo, mas a maioria dos trabalhadores não pertencia a essa categoria.

Principais características: O Império Persa

  • Exercito potente e bem cuidado
  • Tolerância aos costumes e crenças dos povos conquistados
  • Dava autonomia  para as classes altas, que governavam as regiões dominadas pelos persas
  • O sustento do império vinha dos camponeses livres, que pagavam imposto ao Governador.

No vídeo abaixo, teremos mais informações sobre esse magnífico império.

 

7 Atividades para sala de aula – O Império Persa

Nessas atividades desejamos nos apropriarmos um pouco mais da história desse reino que dominou o mundo por um vasto período de tempo. Então vamos lá?

1 -Atividade para sala de aula- Grandes  Reis -O império Persa

Ciro, foi dos grandes nomes que figuram os grandes reis da Pérsia. Ciro foi amado por muitos, até mesmo por alguns povos por ele dominados, pois tinha uma posição e forma de liderar mais humana, quando comparado com outros reis da antiguidade. Foi ele quem concedeu liberdade aos Hebreus quando se encontravam cativos em Babilônia.

Dentre eles tiveram outros importantes lideres, portanto, vamos falar sobre eles?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

  • Caderno
  • Lápis ou caneta
  • Internet ou livros

Passo a passo para a atividade : Grandes reis -O Império Persa

  1. Divida a sala em grupos
  2. Peça que os alunos pesquisem sobre os reis da Pérsia, dividindo cada rei para um grupo
  3. Eles deverão fazer um resumo sobre as principais características e conquistas de cada um dos grandes reis da Pérsia.
  4. Por exemplo: Quem foi Ciro, filho de quem, como chegou ao poder…
  5. Cada grupo apresentará sua pesquisa, mostrando imagens, feitos vitórias e derrotas do rei Persa pelo qual ficou responsável.

Essa é uma forma de memorizar de forma mais fácil as informações sobre os rendes reis Persas.

2 – Atividade para sala de aula- Pintura em telhas- O império Persa

O Império Persa valorizava as artes e a decoração, prova disso são os inúmeros achados arqueológicos com pinturas, cerâmicas e objetos encontrados por arqueólogos que  fazem confirmar a história de povos antigos.

Império Persa valorização artística e cultural

Portanto nessa atividade, vamos soltar a criatividade e realizar lindas pinturas em telhas. Desta forma, sentiremos um pouco do que as artes representavam para esse povo.

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • 1 telha colonial ou tigela de barro
  • Tinta acrílica ou guache ( cores variadas)
  • Pincel
  • Aventais
  • Removedor ( para limpar os pinceis)

Passo a passo para a atividade Pintura em telhas

  1. Peça que cada aluno traga de casa uma telha pequena
  2. Coloque proteção ( aventais para que não se sujem)
  3. Ajude-os a riscarem com lápis sobre a telha desenhando um mode de um desenho
  4. Em seguida deixem que soltem a criatividade e pintem a vontade.
  5. Convide-os a fazerem uma exposição de suas pinturas .

Pinturas foram e sempre serão importante para a humanidade.

3 -Atividade para sala de aula- O pombo correio- O Império Persa

Os persas foram responsáveis por criarem os correios e facilitarem a chegada das mensagens até seu destino. Uma das opções era o uso de pombos correios. Portanto, nesse link  você terá acesso a um texto que explicará como eles executam sua missão

Após ler o texto e assistir o vídeo, vamos para as atividades?

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Texto ( acesse o link acima)
  • Caneta
  • Caderno

Passo a passo para a atividade – O pombo correio- Império Persa

  1. Cada aluno deverá escrever duas mensagens
  2. Uma será para um colega da sala, outro será o desejo de algo bom, para um colega desconhecido
  3. Escreva os bilhete e dobre-os para que ninguém os leia, contudo, escreva o nome da pessoa para quem o bilhete se destina do lado de fora. Porém o bilhete com a mensagem desejando algo bom ficará sem nome
  4. Após todos terminarem de escrever, fiquem de pé façam uma roda
  5. vá passando os dois  bilhetes dobrados sem abri-los de mão em mão.
  6. Atenção para que ninguém fique com o bilhete que está escrito seu próprio nome.
  7. Quando o professor der o sinal, um dos alunos sairá de seu lugar e rodeará o circulo, até encontrar o colega que tem o nome do bilhete que está em suas mãos e entregá-lo.
  8. Quando esse colega receber o bilhete com seu nome, o lerá e guardará para si, contudo, ele deverá entregar na mão do pombo correio ( colega que levou a mensagem) o o bilhete desejando coisas boas, e o pombo voltará para seu lugar no círculo.
  9. Esse colega que recebeu o bilhete então sairá e rodeará igualmente o círculo e fará igual ao colega anterior, entregando o bilhete ao seu destinatário e recebendo do colega o bilhete com bons votos, e então voltará ao seu lugar…
  10. Façam assim até que todos os bilhetes cheguem ao destinatário, e cada um fique com um bilhete de bons votos.
  11. No final, se cada um desejar ler sua mensagem ou votos recebidos, fique a vontade, porém, quem não quiserem, não o obrigue.
  12. Atenção pombinhos! Não vá diretamente ao colega, rode uma vez o circulo, para simular o pombo, em busca de seu destino.

Objetivo da dinâmica

Essa dinâmica irá trabalhar a comunicação entre a turma, além da motivação, por meio dos bons votos. Na antiguidade os reis estavam acostumados a enviarem também mensagens de saudação, quando queriam fazer uma aliança de paz. Assim como mensagens de ameaças e avisos de ataques eram conduzidos pelos correios persas.

4 -Atividade para sala de aula- Os elefantes de guerra-Império Persa

Os elefantes são animais interessantes, e parecem não terem noção de seu tamanho e força. Por algum motivo os persas tinham esses fofos animais como aliados de guerra, portanto, vamos saber mais sobre eles?

Idade

A partir  de 12 anos

Material necessário

  • Internet
  • Caneta e caderno

Passo a passo para a atividade : Os elefantes de guerra

  1. Os alunos deverão fazer um trabalho, com uma capa bem bonita com fotos e dados em forma de texto, falando tudo o que descobriram sobre os elefantes.
  2. Pesquise o lugar onde os elefantes nascem e sobrevivem com maior segurança
  3. Busque um pouco de informação sobre como procedem os domadores de elefantes. Eles maltratam os animais?
  4. Até quantos anos um elefante poderá viver?
  5. Em quais lugares do mundo o elefante é adorado e por que?
  6. Por que algumas pessoas colocam imagens de elefantes diante de um altar?
  7. Por qual motivo alguns se referem as pessoas com deficit de memória, dizendo que possuem memória de elefante?

Saber sobre os animais e sua preservação nos torna defensores da natureza e da vida em nosso planeta.

5 – Atividade para sala de aula- Dinheiro Persa ou Dárico – Império Persa

Sabia que foram os persas, os primeiros a cunharem moedas de valor para todos os povos? Pois bem, esse dinheiro era o Dárico e foi muito influente no mundo.

Império Persa e seu poder econômico

Idade

A partir de 10 anos

Material necessário

  • Moedas antigas
  • Imagens de moedas antigas

Passo a passo para a atividade : Dinheiro Persa ou Dárico

  1. Convide a turminha a procurar com parentes e amigos colecionadores, moedas antigas
  2. Traga para a escola
  3. Imprima também fotos de Dárico e de outros dinheiros antigos
  4. Compare os valores das moedas e veja como o dinheiro sofre valorização ou desvalorização com o passar do tempo.

Essa atividade dará ao aluno noção de valores financeiros. O professor poderá também aproveitar e ensinar para os alunos a melhor forma de crianças e adolescentes começarem a  investir .

6 – Atividade para sala de aula – O tapete Persa- O Império persa

Já observou que quase todos os músicos colocam um tapete persa no palco para apresentação de seus shows? Por que isso? É para evitar mal olhado? Para dar sorte? Qual a razão?

Império Persa e a criação artística

Talvez muitos fiquem curiosos, mas, o criativo tapete dos persas, tem mil e uma utilidade! Vamos conhecer algumas?

Idade

A partir de 12 anos

Material necessário

Passo a passo para a atividade : O tapete Persa – O império Persa

  1. Após acessar o link, você terá diversas explicações com respeito ao tapete persa.
  2. Produza um texto comentando o que achou da reportagem.
  3. Coloque nele as coisas mais interessantes que viu no texto

O tapete persa é fantástico! E muito criativo quem o criou. Agora dá para entender por que as histórias antigas tem sempre um tapete voador?

7- Atividade para sala de aula- Lenda persa- Império Persa

 

Idade

A partir de 9 anos

Material necessário

  • Texto com a história

Passo a passo para a atividade Lenda Persa- Império Persa

  1. A literatura persa procura trazer  quase sempre reflexão sobre o valor do trabalho e a perseverança.
  2. No texto dos dois servos, existe uma forte lição de perseverança no trabalho
  3. Nessa atividade, o professor convidará os alunos para fazer a leitura da história
  4. Abra uma roda, e permita que haja uma conversa sobre, se devemos acreditar em algo que ainda não vemos. E não desanimarmos diante das dificuldades.
  5. Abaixo teremos o texto

Lenda persa -os dois servos

Há uma lenda persa que fala a respeito de um rei que carecia muito de um servidor. Dois homens se apresentaram e o rei os contratou por um salário fixo.

Depois de alimentados, voltaram à presença do soberano para ouvirem a respeito de suas tarefas…A primeira ordem foi que cada um pegasse uma cesta, colocando-a ao lado do poço. Iriam, alternadamente, tirando a água do poço e despejando-a dentro da cesta. No final do dia, o Rei, pessoalmente, iria apreciar o trabalho deles.

Depois de cinco ou seis baldes de água tirados e jogados na cesta, um dos contratados falou:
– Afinal, qual é o valor deste serviço? Quando lançamos a água dentro da cesta, ela se escoa imediatamente!

O outro, entretanto, respondeu:
– O rei certamente conhece a utilidade do nosso trabalho. Ele sabe o valor dele, do contrário não teria nos contratado.

– Pois não vou gastar as minhas energias na execução de uma tarefa assim. Dizendo isso, deixou de lado seu balde e partiu.
O outro homem, pacientemente, continuou o trabalho. O poço continha muita água, mas, sem desanimar, ele foi repetindo a operação até que conseguiu esgotá-lo.

Olhando atentamente para o seu fundo forrado de lodo, ele viu que havia lá um objeto, que brilhava intensamente. Era um valioso anel de diamantes!… e pensou: O meu esforço teve sua utilidade. Foi útil e necessário!

A perseverança terá recompensa – O império Persa

Na hora marcada, chegou o rei e lá encontrou um dos contratados fiel às suas ordens. E sua recompensa foi grande.

Muitas vezes, ao longo da vida, deparamos com tarefas penosas para serem realizadas e caminhos difíceis a serem palmilhados.

Somos, por vezes, tentados a pensar que o sacrifício não compensa e uma forte tendência de abandonar tudo e tomar novo rumo tenta apoderar-se de nós.

Entretanto, quando dominamos o desânimo e nos enchemos de coragem para chegar ao fim da responsabilidade, sempre descobrimos uma compensação e nos levantamos prontos para um novo embate.

O desânimo tem sido a arma mais poderosa que o inimigo usa para nos desviar do plano e do caminho traçado por Deus para a nossa vida ( lenda Persa)

Império Persa e suas conquistas

Fim

Espero que tenha gostado das atividades sobre o Império Persa. Caso desejar conhecer mais sobre os povos antigos, siga o link , e encontre  mais atividades como essa. Nosso prazer é ajudar a construir conhecimento.

Um grande abraço e até breve!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.