Dinâmica O indivíduo

0

Trouxemos aqui O indivíduo e outras Dinâmica para trabalhar valores, como demonstração do que poderá ser feito.

Você já parou para pensar em como uma dinâmica para trabalhar valores em sala de aula pode ser significativa para passar um conceito, um olhar e vencer o bulling e o preconceito no espaço escolar?

O indivíduo

Cada vez mais temos que ensinar valores aos nossos alunos. Atitudes simples, que costumavam vir de seus lares parecem ter se perdido no tempo. Apesar de darmos exemplos como professores, conversarmos, orientarmos e fazermos tudo o que está ao nosso alcance para que os alunos realmente internalizem esses valores, apenas atitudes na escola não parecem surtir efeitos em alguns casos. Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve estudar a fundo, pois os mesmos devem estar presentes nas relações cotidianas da instituição.
Para isso, é importante que a equipe de professores da escola se reúna a fim de discutir quais as formas de trabalhar esses valores, pois não podem ficar no senso comum, mas voltando-se para a internalização dos conceitos e práticas dos mesmos.
Um trabalho pode ser totalmente perdido se não existem bons exemplos das pessoas que compõem a estrutura da escola.
Devemos lembrar que uma das formas mais eficientes de ensinar é através do exemplo, dos bons exemplos, que são observados pelos alunos durante as aulas.

Dinâmica para trabalhar valores

Pois é, dinâmicas são excelentes para tratar não somente de brainstorms de aprendizagem, mas ensinar valores, por isso reservamos esse momento para apresentar 10 Dinâmicas para trabalhar valores em sala de aula:

O indivíduo – Dinâmica para trabalhar valores

Nossa construção individual no mundo deve-se ao convívio com as mais diversas pessoas e a dinâmica “o individuo” vai trazer a tona situações para refletirmos. Todos os traços de nossa personalidade, cada construção é reflexo de exemplos. Assim, nossas ações também geram influência sobre os indivíduos que nos cercam. A questão é o que temos a oferecer. Devemos, em algum momento, tomar ciência de que nossas ações geram reflexos.

Recursos para dinâmica o indivíduo

  • folha de sulfite
  • giz de cera

Execução para dinâmica o indivíduo

  1. coloque os participantes em círculo
  2. peça para que cada participante coloque um elemento no rosto: boca, olhos, nariz. conforme a folha for passando
  3. quando terminar peça que contemplem o rosto e diga quais sentimentos ele desperta

Lembre aos participantes que cada um de nós somos construção do mundo que vivemos e fazemos parte dessa construção, todos aqueles que já passaram por nossas vidas, aproveite para questionar qual valor cada um dos participantes tem deixado na vida reflexão somos a construção de cada pessoa que já passou pela nossa vida pois todo aquele que cruza nosso caminho deixa algo

Fim da dinâmica O indivíduo

Se você gostou da dinâmica, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Dinâmicas para trabalhar valores

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!