O leão e o elefante, mostra que mesmo personagens cheias de estilo e poderosas, tem lá escondido um medo terrível de algo para outros, poderá parecer insignificante. O medo que o leão nutria por galos, era popular em lendas greco-romanas.

Eles afirmavam,  que o galo emitia, uma substância dolorosa que ao cair nos olhos do leão fazia com que ele sentisse dores desesperadamente. Embora por algum motivo, esta substância não atingisse os olhos de outras criaturas da mesma forma

O leão e o elefante – Fábula de Esopo

O Leão, embora forte, belo e temido por todos, se encontrava insatisfeito com a maneira como havia sido criado. É certo que possuía dentes afiados em seu maxilar, portanto era perigoso, além de estar armado com fortes garras em seus pés. O Leão era imponente, e o mais poderoso de todos os animais.

No entanto, embora pudesse ser grande, havia algo dentro dele, que o incomodava: Ele possuía um enorme medo de galos!

O Leão envergonhado, não gostava de tocar no assunto, contudo, continuou lamentando a sua condição. Culpava-se por ser um covarde, chegando a ficar deprimido. Foi quando resmoendo pela tristeza, resolveu passear pela floresta. Ao longe avistou o robusto elefante em sua caminhada diária, e não perdendo tempo, aproximou-se e o saudou:

A grande lição

– Olá elefante, respirando ar fresco?

-Com uma trompa desse tamanho, já imaginou de quanto ar preciso?

– É meu amigo! Haja oxigênio para te manter hein! Mas, me diga uma coisa, você é feliz da forma que é? Possui um peso exagerado, e só de pisar faz um buraco.Não gostaria de ser elegante como a girafa ou gracioso como um Beija-flor?

– Por que me sentiria insatisfeito amigo? Todos possuímos traços que nos favorecem e outros que não! Bem apesar de ser muito avantajado, as vezes não posso entrar em todos os lugares, contudo, sou forte o suficiente, para não ficar esmagado debaixo de qualquer tronco desses, posso atravessar o rio e não me afogo…Tem muitas coisas boas que possuo, por qual motivo ficaria preso aos traços negativos?

-Então você não tem medo de nada?

– Não posso dizer tamanha mentira, meu caro leão! entretanto, você tem razão. Existe sim algo que me atormenta!

– Do quê um animal tão forte como você teria medo?

Enquanto eles conversavam, o elefante desesperadamente, balançava as enormes orelhas

– Meu amigo elefante, por que você tanto balança a orelha, por acaso sentes coceiras?

-Aí está a resposta, presado Leão! Sou forte e pesado, porquanto, esse zumbido tem me perturbado! Esse zumbido! Ai!

– O que foi?

– Se essa pequena abelha entrar em meus ouvidos, confesso rei da selva, eu estarei perdido!

O leão confortado, voltou para casa animado, porquanto percebeu que não era apenas ele o medroso. Afinal, que mal teria em ter medo do galo, se o enorme elefante morria de medo das abelhas? Portanto, continuaria a reinar na selva como sempre fazia.

Moral da história: Tamanho não é documento, pequenos incômodos trazem grandes tormentos!

  Autor da fábula: Esopo – Adaptação: Eline Costa

Quem foi Esopo?

Pouco se sabe sobre Esopo, alguns dizem que não existiu. A primeira alusão ao escritor foi feita por Heródoto, que comentou o fato de um contador de fábulas ter sido escravo.

Nascido de maneira suposta no século VI a.C. ou VII a.C., na Ásia Menor Portanto, Esopo foi um contador de histórias de desmedida cultura, o qual foi apanhado e levado para a Grécia para servir como escravo.

Esopo fez tanto sucesso na Grécia que o escultor Lisipes ergueu uma estátua em sua homenagem. O contador de fábulas teve um final de vida trágico, sendo condenado à morte por um crime que não cometeu.

O trabalho de Esopo ficou conhecido, devido o grego Demétrio de Falero ( 280 anos antes de Cristo) Ter reunido as histórias contadas. Também Planúdio, um monge bizantino, havia colecionado as histórias. (Fonte: Mundo Genial)

Exercício de leitura para o Fundamental l

  1. Quais são os personagens que participam dessa fábula?
  2. Escreva no caderno o que aprendeu com a história
  3. Anote as palavras do texto que você ainda não conhecia, procure seu significado no dicionário e anote no caderno
  4. Escreva as vantagens e desvantagens que o elefante possui
  5. A abelha é um pequeno inseto poderá ser esmagada a qualquer momento, no entanto, provoca tanto pavor! Escreva o que a abelha oferece de bom e o que apresenta de ruim
  6. De que o Leão tem medo? Você sabe o motivo?
  7. Escreva um pequeno relato, dizendo do que você tem medo, e por que tem medo?
  8. Coloque V ou F

(   )  O leão tem medo de cabras

(   ) O elefante  ama as abelhas e mosquitos

(   )  A Girafa causa pavor no elefante

(  )  O leão ficou revoltado com o elefante por ele ter medo de pequenas abelhas.

Vamos colorir?

 

Proposta de atividade/dinâmica – O leão e o elefante

Será muito interessante, ao aplicar essa dinâmica, que o professor converse com as crianças, sobre os medos que existem entre as pessoas. Elas sempre devem procurar buscar um meio de se livrar deles pois trazem atraso de vida. Nessa dinâmica sensacional, vamos virar animal!

  1. Coloque os participantes sentados em círculo.
  2. Cada um deve escolher o animal que quer ser, mas não deve contar a ninguém.
  3. Convide aluno por aluno, a fazer mimica
  4. Os colegas tentarão descobrir qual animal ele é.
  5. Logo depois de descobrir, vejam se alguém sabe de outro animal, objeto ou pessoa, o  animal imitado tem medo.

Final da fábula: O leão e o elefante

Gostou da fábula: O leão e o elefante? E para lhe dar uma dica super legal, nunca deixe que o medo atravessando seu caminho te intimide, porém, o enfrente com a cara e a coragem, caso contrário,não conseguirá ver a força que existe em você. Portanto, seja forte e não deixe o medo te vencer.

Temos outras fábulas maravilhosas e exercícios para compartilhar com você. Visite o blog, deixe seu comentário e sua curtida. Contamos com você!

Um abraço e até breve!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.