O lobo e as ovelhas

0

O lobo e as ovelhas mostra o perigo de confiar naqueles que sempre procuram nos destruir, mas de repente se apresentam como amigos. O amor e amizade, são construídos com o tempo e perseverança, e não nasce tão fácil de um momento para outro.

o lobo e as ovelhas- História Infantil

Por serem simples em demasia, as ovelhas acabaram acreditando em quem não devia, e dessa forma perderam a vida.Em terra de lobo, todo cuidado é pouco!

O lobo e as ovelhas- Fábula de Esopo

Uma alcateia de lobos, sempre tentava atacar um rebanho de ovelhas que pastavam em sua vizinhança. No entanto, as ovelhas possuíam cães que as guardavam, portanto, sempre que os lobos atacavam os cães as defendiam.

 

Certo dia, o chefe dos lobos, tentou fazer um acordo de paz com a líder das ovelhas. A proposta foi a seguinte:

– Sua excelência senhora ovelha líder, há tempos que estamos guerreando, uns contra os outros. Que tal fazermos as pazes e termos livre trânsito entre meus descendentes e o seus?

– Não me parece uma má ideia sr. presidente dos lobos! No entanto, que garantia terei de que poderemos viver em paz?

-Hora sra. Ovelha, tens minha palavra!  Contudo, para que fiques mais segura, lhe darei alguns filhotes meus, para que vivam em sua propriedade. Porém, terás que se desfazer, dos cães que lhes servem de segurança, me dando todos eles para que fiquem em meu espaço.

Sem pensar muito, a ovelha ansiosa pela paz, aceitou a proposta, fazendo acordo com o lobo.

 

Desta forma, os lobinhos foram morar com as ovelhas, e os cães de guarda não mais protegiam as ovelhas.

Passados alguns dias, os lobinhos começaram a uivar desesperadamente, sem contar até três, entraram no aprisco das ovelhas, usando como pretexto, que seus lobinhos estavam sendo maltratados. Como as ovelhas não tinham mais a proteção dos cães, pois os havia entregado aos lobos, estes as devoraram uma a uma!

Moral da história: Nunca entregue suas armas ao seu adversário, nem tão pouco confie nele!

Autor da fábula: O lobo e as ovelhas – Fábula de Esopo

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo. O sábio, ensinava verdades do mundo real se valendo das fábulas para ilustrar, no entanto, o acusaram até  que conseguiram o eliminar

.Exercício de leitura para o fundamental I

  1. Qual a lição que aprendemos com essa história?
  2. Por que os lobos exigiram que as ovelhas se livrassem dos cães?
  3. Dê o nome coletivo dos seguintes animais
  • Lobos
  • cães
  • ovelhas
  • abelhas
  • elefantes
  • passarinhos
  • flores

Proposta de atividade/dinâmica – O Lobo e as ovelhas

Uma super-dinâmica para agitar e divertir a galerinha! Tudo o que precisará é de espaço físico e uma venda para os olhos. Veja o vídeo abaixo e aproveite para se divertir!

Outra versão da fábula de Esopo- O  lobo e as ovelhas

Abaixo temos uma das versões mais próxima das originais sobre a fábula de Esopo, o lobo e as ovelhas, portanto ouçam como era contada!

https://www.youtube.com/watch?v=hY22FELhxzo

Fim

Gostou da fábula: O lobo e as ovelhas ? Uma história com final triste, mas, necessário para nos orienta, portanto, fique atento! Se desejar ler mais fábulas de Esopo, temos diversas outras no blog, portanto, não perca tempo! Mergulhe no mundo de sabedoria, o qual pode ser encontrado, nas lições de moral, que embora sejam histórias infantis, carregam um mundo verdades, das quais todos nós precisamos conhecer!

Um grande abraço, e até a próxima!