O lobo e o cordeiro, é mais uma das histórias fabulosas de Esopo.  Portanto, como sempre ,traz verdades a serem aprendidas. Na presente história, uma realidade que ocorre em nossos dias, poderá ser retratada. Ela mostra como um pobre  cordeiro, o qual mata a sede perto de lobos, dificilmente ficará vivo diante de um ataque surpresa.

O lobo, sempre representa a maldade, portanto, ilustra o comportamento de gente cruel, que quer tomar conta de todo espaço, seja no trabalho, na vizinhança ou escola. Contudo, a presença de cordeiros ( pessoas puras) sempre será motivo, para irritar os lobos, os quais fazem de tudo para devorá-los.

O lobo e o cordeiro- Fábula de Esopo

Um lobo rodeava sempre a parte do campo, onde um pastor constantemente apascentava seu rebanho. Descia ao riacho, bebia água e observava se alguma ovelha se afastava do pastor.

Em uma manhã de sol fresca, o pastor havia levado seu rebanho para pastar. Um cordeiro em sua simplicidade, ficou para traz brincando no riacho, enquanto os os outros foram embora. O lobo, contudo, sagaz e maldoso, verificava ao longe o pobre cordeirinho.

Não mais suportando esperar, com sua estultícia foi até o animalzinho. Porém o cordeiro era simples, nunca havia lidado com lobos antes, portanto, para ele, todas as criaturas do campo eram boas.

Demostrando raiva o lobo se aproximou e sem um pingo de escrúpulo, afrontou ao cordeiro:

-Como você tem coragem de sujar a água que eu bebo, a minha água? – Não estou sujando a água que bebes! ( disse o cordeiro humildemente )

–  Veja a distancia que há entre nós, como poderia fazer tal coisa?

-Ainda tem coragem de me responder, ( respondeu rancoroso o lobo) Há seis meses atrás o seu pai fez o mesmo comigo!

– A seis meses atrás meu senhor, eu ão era nascido, portanto, não tenho culpa do que meu pai tenha feito.

–  Sim, você é culpado! Além de sujar a água, estragou todo meu pasto mastigando-o!

-Estas enganado meu senhor, eu ainda não tenho dentes, não poderia mastigar seu pasto!

O lobo foi se aproximando, e sem que o cordeirinho desse conta, pulou nele e o comeu!

Moral da história: Tentar evitar o mal, daquele que já decidiu cometê-lo é perda de tempo!

” Justificar-se com perversos é perder tempo e versos!”

Autor: Esopo – Adaptação: Eline Costa

O lobo e o cordeiro – Sobre o autor da fábula

Essa fábula é atribuída à Isopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.

Exercícios de leitura para fundamental I

  1. O que o cordeirinho estava fazendo sozinho perto do riacho ?
  2. Qual era a intenção do lobo, ao começar a implicar com o cordeirinho?
  3. O que significa a pala ” Escrúpulo” ?
  4. Faça uma pequena produção textual em seu caderno, contando uma história em que você ou um coleguinha, foi tratado por alguém com palavras groseiras.
  5. Faça um desenho ilustrando sua produção textual.

Proposta de atividade/dinâmica – o Lobo e o cordeiro

Nessa atividade o professor poderá realizar um teatrinho de fantoches, permitindo portanto, que as crianças mesmas, inventem as histórias, de acordo com o que lhes acontece.

Dê espaço para elas usarem a criatividade nas histórias, contudo, anote palavras importantes que poderão dizer. Perceba, quanta coisa acontece com as criança, que os adultos desconhecem.

 O lobo e o cordeiro

A história do lobo e o cordeiro, também poderá ser encontrada em vídeo Exposto logo abaixo). Uma oportunidade para reforçar a história narrada, o que será ótimo para crianças pequenas, e até para aquelas que possuem deficiência visual. Verifique:

Fim

Acredito que você tenha gostado da história do lobo e o cordeiro! É uma tentativa de alertar crianças inocentes, para que elas não se aproximem ou tentem dar respostas a pessoas mal intencionadas. Eles sempre estarão a procura de inocentes para devorar. Portanto, é bom Que sempre sejam espertos e não tentem se justificar com eles.

Se o lobo estiver por perto, corra para o mais distante que puder!  Não permita que conversas atravessadas te transformem em sanduíche ou salada!

Se as postagens estão lhe auxiliando com a turminha, visite outras fábulas, curta a página  e deixe seu comentário para nós. Estamos trabalhando com muito carinho para lhe trazer  material de apoio para suas atividades. Portanto, não deixe de sempre acessar o blog e nos fazer companhia!

Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.