in , , , , ,

O pai e seus filhos brigões

O pai e seus filhos brigões 4

O pai e seus filhos brigões, mostra muito bem como é importante a união para se tornar invencível. Quanto mais sozinhos ficamos, os riscos são maiores de sermos vencidos pelas circunstancias.

Afinal, como diz o velho ditado popular ” A união faz a força”! Porque então não nos unirmos para ver o bem e o progresso de todos?

O pai e seus filhos brigões 1

O pai e seus filhos brigões – fábula de Esopo

Certo pai de família, contava com muitos filhos, os quais estavam sempre  brigando entre eles.  Não suportando mais ter que separá-los todos os dias devido aos desentendimentos, o sábio pai, decidiu aplicar-lhes um exemplo de moral bem prático, com a finalidade de mostrá-los o quanto a união é importante.

O pai e seus filhos brigões 2O pai e seus filhos brigões 3

Pediu para que eles lhe trouxessem um feixe de bambus. Assim sendo, colocou aquele feixe de bambus nas mãos de cada um deles, e ordenou que fosse quebrado ao meio. Mas, nenhum deles conseguiu quebra-lo.

 

Separadamente, cada um tentou com todas suas forças, mas sem sucesso. Após todos tentarem, ele separou daquele feixe apenas uma vara, e colocando nas mãos dos rapazes, um após o outro, lhes deu o exemplo  como eram quebradas com facilidade, quando se tornavam simples varetas isoladas.

O pai e seus filhos brigões 4

O pai disse aos filhos:

“observem meus filhos, se vocês  permanecerem unidos em um mesmo objetivo, se ajudando mutuamente diante das dificuldades da vida, por certo serão invencíveis, contudo, se agirem isoladamente, por certo poderão ser destruídos.

Moral da história ” A união faz a força”!    Fábula de Esopo – Adaptação Elaine Costa

Sobre Esopo, o autor da fábula: O pai e seus filhos brigões

Essa fábula é atribuída à Esopo, um sábio e velho escravo da Grécia antiga, que educava o povo por meio de suas histórias e fabulas. Ele viveu no 6º século antes de Cristo.

O pai e seus filhos brigões 5

Exercício de leitura para o fundamental I- O pai e seus filhos brigões

  1. Qual a lição que aprendemos com essa história
  2. Circule os adjetivos encontrados no texto
  3. Qual seria a intenção verdadeira do pai?
  4. Por qual motivo o pai juntou a varas e os mandou quebra-las ?
  5. Em sua opinião a desunião dentro de casa faz bem?
  6. Que outro final essa fábula poderia ter? Vamos escreve-la de outro jeito?

Proposta de atividade/dinâmica – O pai e seus filho brigões

Veja que o problema  dos personagens da fábula, estava na briga constante.  Todos nós possuímos limites em diversos aspectos. Mas precisamos entender que brigar com os irmãos não  serve para nada, concorda?

A dinâmica de hoje é simples e animada, vamos brincar de foguinho?

  1. Basta que duas pessoas segurem as extremidades da corda
  2. As crianças deverão fazer fila para pular.
  3. Quem estiver tocando a corda começa de forma lenta e vai acelerando até que a criança que estiver pulando erre e dê oportunidade para o próximo da fila.

Fim

Gostou da fábula: O pai e seus filhos brigões?  Se desejar ler outras fábulas de Esopo, temos diversas no blog, portanto, não perca tempo! Mergulhe no mundo da leitura e conhecimento, o qual pode ser encontrado, nas lições de moral, que embora sejam histórias infantis, carregam um mundo verdades, das quais todos nós precisamos conhecer!

Um super abraço, e até a próxima!

salmo 127 1

salmo 127

Vídeo: Como aprender inglês

Vídeo: Como aprender inglês