Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “O Processo de Alfabetização Brasileira” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais do ensino tradicional mostrando como pode ser aplicado na educação de crianças e jovens.

O Processo de Alfabetização Brasileira

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita.

Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos.

Evolução da Problemática da Alfabetização no Panorama Educacional Brasileira

No período que vai da queda do Estado Novo, em 1945, até a Revolução de 1964, quando se inaugurou um novo período autoritário, o sistema educacional brasileiro passou por mudanças significativas, destacando-se entre elas o surgimento, em 1951, da atual Fundação CAPES, que é a Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, a instalação do Conselho Federal de Educação, em 1961, campanhas e movimentos de alfabetização de adultos, além da expansão do ensino primário e superior. Na fase que precedeu a aprovação da LDB/61, ocorreu um admirável movimento em defesa da escola pública, universal e gratuita.

Imagem relacionada

A Constituição de 1988, promulgada após amplo movimento pela redemocratização do País, procurou introduzir inovações e compromissos, com destaque para a universalização do ensino fundamental e erradicação do analfabetismo.

Melhoras na alfabetização

A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.

Vídeo Sobre Evolução da Problemática da Alfabetização no Panorama Educacional Brasileira :

Quadro Teórico Analítico da Questão da Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos

Uma das causas do fracasso do MOBRAL no seu trabalho de alfabetização do jovem e do adulto brasileiros está relacionada aos recursos humanos: o despreparo dos monitores a quem era entregue a tarefa de alfabetizar.

Resultado de imagem para alfabetizacao

Tratava – se de pessoas não capacitadas para o trabalho em educação, que recebiam um“cursinho” de  treinamento de como aplicar o material didático fornecido pelo MOBRAL e ensinavam apenas a mecânica da escrita e da leitura, portanto, não alfabetizaram.

Princípios da Alfabetização

Os princípios básicos da alfabetizacão para muitos ler e escrever, mas para os educadores não significa só isso, indo bem mais além fazendo com que seja possível dar uma educacao com todo os fundamentos necessários.

Vídeo Sobre Quadro Teórico Analítico da Questão da Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos:

Aspectos Políticos e Ideológicos do Processo de Alfabetização

Para uma boa alfabetização precisa ser a utilização da escrita, em sala, correspondendo às formas pelas quais ela é utilizada verdadeiramente nas práticas sociais. Nesta perspectiva, assume-se que o ponto de partida e de chegada do processo de alfabetização escolar é o texto: trecho falado ou escrito, caracterizado pela unidade de sentido que se estabelece numa determinada situação discursiva.

Imagem relacionada

m oposição, o “Modelo Ideológico” admite a pluralidade das práticas letradas, valorizando o seu significado cultural e contexto de produção. Rompendo definitivamente com a divisão entre o “momento de aprender” e o “momento de fazer uso da aprendizagem”, os estudos lingüísticos propõem a articulação dinâmica e reversível entre “descobrir a escrita” (conhecimento de suas funções e formas de manifestação), “aprender a escrita” (compreensão das regras e modos de funcionamento) e “usar a escrita” (cultivo de suas práticas a partir de um referencial culturalmente significativo para o sujeito).

Práticas pedagógicas ideológicas

Práticas pedagógicas ideológicas podem estar presentes tanto no plano da consciência quanto do falseamento da realidade. A questão é saber: qual a concepção ideológica presente no processo pedagógico da alfabetização? concepção pedagógica da escola e concepção pedagógica do professor e o compromisso político, ideológico com o trabalho docente.

Vídeo Sobre Aspectos Políticos e Ideológicos do Processo de Alfabetização:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos deO Processo de Alfabetização Brasileira com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.