Olá pessoal, o post de hoje vai ser sobre O que é adjetivo. Vamos abordar os diferentes tipos de adjetivos e suas respectivas regras.

O que é adjetivo?

 Adjetivo é toda palavra utilizada para dar características a um substantivo, ele indica qualidade, defeitos, estados ou condições. O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo sem interferir no sentido da frase.

O adjetivo é uma classe de palavra variável que pode se flexionar em relação ao gênero, número e grau. O adjetivo pode ser simples, composto, primitivo ou derivado.

Classificação dos adjetivos

  • Adjetivos primitivos

Esse tipo de adjetivo é aquele que é constituído por um radical que não possui acréscimo de afixos (sufixo e/ou prefixo). Exemplo: amarelo, fraco e errado.

  • Adjetivos derivados

São aqueles construídos a partir de outros radicais, tendo acréscimos de afixos derivacionais. Exemplo: avermelhado, reprovado e desconfortável.

  • Adjetivos pátrios

São aqueles referentes a continentes regiões, países, cidades, etc… Eles podem ser:

– Primitivos, exemplos: carioca, capixaba e potiguar…

– Derivados, exemplos: italiano, espanhol, acreano…

  • Adjetivos simples

São aqueles feitos de apenas um único radical, exemplos: triste, preguiçoso, grande, escuro, feliz…

  • Adjetivos composto

São aqueles formados por mais de um radical, exemplos: rosa-chiclete, verde-piscina, azul-celeste…

Classificações dos adjetivos quanto ao gênero, a semântica, a formação…

  • Quanto ao gênero

Nessa classificação são separadas em uniformes e biformes, sendo que, uniformes possuem a mesma forma nos dois gêneros. Exemplo: triste, pessimista, otimista, pobre, inútil, carioca… Podemos dizer então, que os adjetivos uniformes são aqueles terminados em a, e, l, m, r, s ou z.

Quanto aos biformes possuem formas distintas, isto é, um para o feminino e outro para o masculino, por exemplo: brasileiro/brasileira, interessado/interessada, cozido/cozida…

  • Quanto à semântica

A classificação semântica pode ou não variar de acordo com as características que exprime exemplo cor: (rosa, amarelo, branco…) Forma (triangulo, quadrado, prisma…), temperatura (fervente, frio, calor, quente…), intensidade, qualidade, defeito…

  • Flexão de número

Em um adjetivo composto por duas palavras, apenas o e segundo é invariável. Exemplo: Caixas vermelho-sangue.

Locução Adjetiva

A locução adjetiva é uma expressão formada por duas ou mais palavras e possuem um valor adjetivo.

Exemplos de locuções adjetivas:

Do abdômen= Abdominal

De abelha= Apícola

De anjo= angelical

De ano= Anual

De boca= Bucal ou oral

De leão= Leonino

De monge= Monacal

De ouro= Áureo

De lago= Lacustre

A maioria das locuções adjetivas é formada por preposições mais um substantivo, podem também ser formadas por preposição e advérbio. Existem ainda as locuções adjetivas que correspondem a adjetivos eruditos.

As locuções adjetivas, possuem a função de enriquecer o discurso, fazendo com que o texto fique mais dinâmico, mais poético e mais objetivo.

As locuções adjetivas não podem ser formadas por verbos, pois então acabariam se tornando orações.

Fim do Post sobre O que é adjetivo

Obrigada por ter acompanhado o post até aqui. Esse é o primeiro de uma nova leva de posts sobre conteúdo gramaticais. Espero que gostem.

Não deixe de comentar e dar sua opinião sobre os nossos posts.

Você também pode gostar de:

10 Atividades sobre Adjetivos

Vamos desenhar o nosso corpo para o verão? Super campanha para quem quer emagrecer por um preço digno de verão: 47,00 REAIS! Clique aqui! COMPRE AGORA: EBOOK + 6 BÔNUS + LISTA VIP do ZAP + LISTA VIP do FACE

A Dieta é composta por um e-book com instruções de reeducação alimentar, 6 bônus e uma Lista Vip de Transmissão no WhatsApp onde as meninas recebem dicas e instruções para seguir a dieta e Grupo VIP de Membros no Facebook onde são postadas as dúvidas, refeições e elas são motivadas, tudo isso para as meninas que comprarem.

O produto foi exatamente pensado em pessoas que não possuem muito tempo, estão insatisfeitas com o peso atual e desejam uma forma objetiva e pratica de seguirem uma reeducação alimentar para emagrecerem de forma saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.