Você sabe o que é Amor? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Amor?

Quando ouvimos a palavra “amor”, imaginamos logo o que vemos nos filmes: um par romântico bastante apaixonado, destinados a ficarem juntos e serem felizes para sempre… Mas, afinal, o que é o amor? Sabemos dizer como nos sentimos quando sentimos “amor” dentro de nós, provavelmente todas as pessoas já sentiram em algum ponto de suas vidas, mas dificilmente paramos para avaliar o que é o conceito de amor.

Pegando diversos estudos nas ciências sociais, temos o “amor” como uma construção social baseada na experiência individual e coletiva daquilo que é ideal. Amamos aquilo que faz bem, que traz felicidade e uma infinidade de outras sensações de acordo com o que nós entendemos assim. Biologicamente falando, o amor é uma reação química do cérebro onde são liberadas endorfinas que fazem com que tenhamos a sensação de bem estar, felicidade e segurança em algo ou alguém. Com isso, já podemos perceber que o “amor” não é um conceito único, mas sim, diversas coisas que denominamos culturalmente e socialmente dessa maneira.

Amor Verdadeiro?

Ouvimos bastante a palavra “amor verdadeiro”, não é? Seguindo essa linha de raciocínio, existiria algum tipo de amor que não fosse verdadeiro? Esse questionamento é muito amplamente discutido, pois se o que definimos por “amor” é uma sensação de bem estar e afeto que algo ou alguém nos propicia, o sentido da palavra, no caso, se dá por uma construção que nós fazemos acerca do outro. Nunca, de fato, temos a certeza de que recebemos um “amor verdadeiro”, só podemos afirmar a veracidade de um sentimento que vem de nós. Mas é certo que o “amor” é um conjunto de sentimentos belos e que devem ser cultivados, pois torna laços afetivos mais sólidos e as pessoas mais felizes! Tendo em vista isso, importa saber se é verdadeiro ou melhor vivê-lo enquanto existe?

O que é Amor e sua Relação com o ambiente escolar

Tendo em vista que os jovens têm um contato muito intenso com essa temática, vale a pena trazer outras perspectivas sobre o assunto para a sala de aula, de modo que os estudantes possam debater suas concepções sobre o conceito e juntos, construir um senso crítico acerca do que é e como se constrói o “amor”. É interessante também para desromantizar certos ideais socialmente construídos sobre “amor” que acabam por mascarar formas de abuso e violências de gênero.

O que é Amor: Pontos Positivos x Pontos Negativos

Pontos Positivos sobre falar de Amor:

  • Tentar estabelecer uma discussão sobre o que é o amor
  • Debate sobre uma temática que já é de conhecimento dos estudantes
  • Possibilidade de desconstrução de conceitos que distorcem a visão saudável de “amor”

Pontos Negativos sobre falar de Amor:

  • O educador provavelmente irá se deparar com vários pontos de vista sobre a temática, inclusive muitas voltadas para uma visão tóxica e totalmente distorcida do “amor”, culmimando muitas vezes em violências, abusos, machismos, etc. Primeiramente, é necessário que este compreenda que a maneira como o aluno lida com o tema tem uma influência muito forte com o seu ambiente social e cultural, então, muito do que ele pensa e faz é apenas um espelho daquilo que faz parte do seu cotidiano. Em seguida, é possível mostrar uma forma diferente de concepção do assunto, para que o aluno busque refletir sobre isso.

Proposta de aula para trabalhar Amor em sala de aula:

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Tema:

Amor

Objetivos sobre a aula de Amor:

Objetivos Gerais sobre a aula de Amor:

Estabelecer uma discussão acerca de como o “amor” se apresenta e como se dá sua construção social e cultural.

Objetivos Específicos sobre a aula de Amor:

Buscar um debate saudável entre alunos, como forma de enriquecimento no campo do saber, e também como uma ferramenta para a desconstrução de estereótipos negativos acerca do conceito de “amor”.

Conteúdo sobre a aula de Amor:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=SEAS-k1YDD0

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=BvglVobcsU4

Texto: http://www.hypeness.com.br/2014/06/o-que-e-o-amor-segundo-criancas-de-4-a-8-anos/

Metodologia sobre a aula de Amor:

No caso dessa temática, é interessante estabelecer um debate em sala de aula, para que cada aluno dê seu ponto de vista sobre o que ele pensa ser o “amor”. Nesse caso, é válido também trazer atividades educativas para que cada um possa pensar onde encontramos amor, o que ele nos faz sentir, quais os tipos de amor, o que é amor verdadeiro, etc. Para isso, é possível separar a turma em equipes e, ao final do trabalho, cada grupo apresentar o resultado da atividade.

Referências

Filmes sobre Amor

Cidade dos Anjos, 1998.

O filme conta a história de Seth, um anjo que vaga por Los Angeles invisível aos humanos. Quando o fim de um indivíduo se aproxima, ele se torna visível e age como seu companheiro de viagem para o além. A descoberta do sofrimento da cirurgiã Maggie o inspira a abrir mão de sua imortalidade e viver na Terra com a jovem.

500 dias com ela, 2009.

Um romântico escritor se surpreende quando sua namorada Summer termina o namoro repentinamente. Com isso, ele relembra vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar descobrir onde seu caso de amor se perdeu e vai redescobrindo suas verdadeiras paixões.

Livros sobre Amor

Romeu e Julieta

Autor: William Shakespeare

Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.

Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos.

Autor: Zygmunt Bauman

Neste livro, o autor investiga de que forma as relações parecem tornar-se cada vez mais ‘flexíveis’, gerando níveis de insegurança maiores. Segundo Bauman, a prioridade a relacionamentos em ‘redes’, as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade – e frequentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual -, faz com que as pessoas não saibam mais manter laços a longo prazo. Esta obra procura alertar que não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada.

Eis aqui algumas questões para serem realizadas em sala de aula, durante o debate sobre o que é o amor:

  • O que é o amor?
  • O que é amar?
  • O que é o amor verdadeiro?
  • Qual a importância do amor e do afeto?
  • Existe relação entre Amor e Ódio?

Fontes

Obvious Magazine, link: http://lounge.obviousmag.org/sobre_linhas_entre_espacos/2014/09/afinal-o-que-e-o-amor.html

Psicologia Explica, link: https://www.psicologiaexplica.com.br/o-que-e-o-amor/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.