O que é Arte?

0
778
O que é Arte? 1

Você sabe o que é Arte? Começamos uma nova série com uma responsabilidade fora do comum, que é a apresentar e conceituar dúvidas constantes no dia a dia escolar e cotidiano do aluno e professor.

O que é Arte?

Costumamos associar a palavra “arte” a algumas formas de expressão bem conhecidas, como a pintura, as esculturas, etc. Entretanto, a arte é um campo muito mais vasto, onde o artista tem a possibilidade de se expressar de diversas maneiras. Sendo uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções, a arte pode estar representada de diversas maneiras, entre elas: a pintura plástica, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a música, a arquitetura, etc. Podemos definir a arte como um reflexo da cultura e da história, através dos valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.

Podemos datar o início da arte a partir do período em que o ser humano começou a representar seu habitat nas paredes da cavernas através de pinturas rupestres.

A partir de então, a arte criou várias formas, sendo adequada de acordo com os costumes de cada comunidade

[image]

Tipos de Arte

São diversos os segmentos da Arte, entre eles: artes plásticas, artes visuais, artes cênicas, etc. Vejamos a seguir o que cada uma dessas áreas caracteriza.

Artes Plásticas/Artes Visuais

Chamadas também de “belas-artes”, são formas de expressão que utilizam a manipulação de materiais para a construção de formas e imagens.

Artes Cênicas

É o campo das artes que envolve a representação. Tem diversas formas, sendo uma das mais antigas o Teatro. Podemos considerar a Dança e a Música também como categorias que integram as Artes Cênicas.

O que é arte e Relação com o ambiente escolas

É importante abordar Arte em sala de aula, pois coloca os estudantes em contato com seu lado emocional e expressivo, algo que não é frequentemente estimulado nas escolas, tornando-os aptos a desenvolver habilidades, expressar sensações e a colocar em prática o lado racional.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

O que é Arte: Pontos Positivos e Negativos

Pontos Positivos da Arte

  • O aluno entrará em contato com o seu lado emocional e afetivo, estimulando-o a trabalhar suas habilidades e a expressar seus sentimentos de maneira artística
  • É uma forma de quebrar o estereótipo de que algumas pessoas nascem com determinadas habilidades e outras não, visto que é possível para qualquer pessoa criar uma pintura, tocar algum instrumento e dançar!
  • Colabora com a integração dos alunos em sala de aula, tornando o processo de ambientação escolar mais divertido para os discentes

Pontos Negativos da Arte

  • Ainda é difícil reconhecer a Arte como uma disciplina a ser dada em sala de aula, devido a origem jesuíta da educação escolar no Brasil. Desde sempre colonizados de maneira a pensar como essencial ao aprendizado apenas aquilo diretamente ligado a uma lógica cartesiana
  • É necessário um docente preparado para instigar os educandos a gostar da disciplina, o que pode ser um desafio na educação básica, já que os profissionais da educação costumam se voltar com mais frequência para disciplinas corriqueiramente vistas como mais “científicas”.

Proposta de aula para trabalhar a Arte em sala de aula:

Tema: Arte

Objetivos sobre a aula de Arte:

Objetivos gerais da aula sobre Arte:

Propor o ensino de Arte no ambiente escolar, de modo que os discentes sintam-se interessados pelo tema.

Objetivos específicos da aula sobre Arte:

Estimular o campo da expressão emocional e racional através de atividades lúdicas, de modo a quebrar estereótipos e a integrar melhor os estudantes com o ambiente escolar.

Objetivos sobre a aula de Arte:

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=rUqxPOI7J8Y

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=4vmCKXojoeI

Texto 1: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola.html

Texto 2: http://brasilescola.uol.com.br/artes/arte.htm

Metodologia sobre a aula de Arte:

É possível desenvolver atividades lúdicas para que os estudantes produzam conteúdos artísticos, como pinturas, peças teatrais, ao mesmo tempo em que possam contextualizar com os conhecimentos teóricos repassados em sala de aula, compreendendo melhor o surgimento e as modificações ocorridos ao longo do tempo no campo artístico.

Avaliação:

Pode-se estabelecer como método de avaliação atividades artísticas e exercícios que estejam relacionados com as temáticas abordadas teoricamente.

Referências:

Filmes sobre Arte

Crescendo, The Power of Music

Trabalhando com a ideia de que a música pode ser um instrumento de promoção social, este documentário americano acompanha duas crianças da Filadélfia e uma em Nova York que têm suas vidas transformadas após integrarem um programa de Educação musical gratuito intitulado “El Sistema”. Com origem na Venezuela, o programa também foi implementado nos Estados Unidos.

Orgulho e Preconceito

O clássico da escritora britânica Jane Austen (1775-1817) foi publicado pela primeira vez em 1813 e adaptado para as telonas pelo diretor Joe Wright. Em um contexto bucólico, o filme retrata os anseios e aventuras da protagonista Elizabeth Bennet, cuja mãe têm entre seus maiores desejos garantir um bom casamento para suas cinco filhas. No entanto, o espírito aventureiro de Elizabeth não aceita qualquer proposta de casamento. Por meio de suas personagens criados há mais de 200 anos, Austen transmite sutilmente alguns dos principais ideais feministas, como a noção de igualdade e a conscientização sobre a ideia de inferioridade sobre as mulheres na sociedade.

Questionário

1 – Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.

b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.

c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.

d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

2 – A arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres:

a) o retrato das famílias, feito de forma realista, com o uso de carvão.

b) a descrição de cenas relacionadas com a vida política da pólis.

c) a descrição das trocas comercias intercontinentais.

d) a descrição de cenas de caça, rituais e símbolos cosmológicos.

e) o retrato das personalidades da tribo.

Respostas

1 – c, 2 – d.

Fontes

Exercícios InfoEscola, link: http://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-arte-rupestre.htm#questao-1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.