O que é Atletismo


O que é Atletismo? Conheça tudo sobre esse esporte e aprenda de uma vez por todas como praticar e como começar a treinar.

Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade corrida, lançamentos e saltos. Trata-se de uma prova de resistência muito importante.

O que é Atletismo? Conheça tudo sobre esse esporte
O que é Atletismo? Conheça tudo sobre esse esporte

É o principal esporte olímpico, conforme expressa a frase que circula nesse meio: Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.

As provas de atletismo são realizadas em estádios, no campo, em montanha e na rua. A pista de atletismo oficial deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma medindo 1,22 m de largura. O atletismo pode ser realizado em que locais para sua competição? Com base no texto acima. 

O que é Atletismo?

O Atletismo teve sua primeira participação nos jogos pan-americanos em 1955. A modalidade conta a história esportiva do homem no Planeta. Chamado de esporte base, sua prática serve de referência ás demais modalidades e corresponde aos movimentos naturais do ser humano – correr, saltar, lançar.

Atualmente, o Atletismo conta com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética.

Nesse esporte existe uma completa e total supremacia norte-americana. A diferença chega a ser tão grande que existe um grupo considerado o segundo lugar. São eles Canadá, Cuba, Jamaica, além de outros países caribenhos, como Trinidad e Tobago, que esporadicamente contam com talentos do esporte.

O Brasil, que já ganhou 37 medalhas de ouro na modalidade, também está incluído nesse grupo secundário. A prioridade dos atletas brasileiros ao Pan e a vantagem de competir em casa devem ajudá-los a obter uma performance melhor do que em 2003, em Santo Domingo, onde ganharam cinco medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. As competições acontecerão no Estádio João Havelange (campo e pista) e Parque do Flamengo (maratona e marcha atlética).

O Brasil e o Atletismo

Em sua história no esporte, o Brasil conseguiu expressivos resultados internacionais. Tem o maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas (juntamente com o iatismo) e em Jogos Pan-Americanos. Além disso, na América do Sul, as seleções nacionais mantêm, desde 1974, absoluta hegemonia.

Itapevi promove a 1ª edição do Festival de Atletismo Inclusivo
O que é Atletismo? Conheça tudo sobre esse esporte

As primeiras vitórias individuais brasileiras em Sul-Americanos foram conseguidas no Campeonato realizado em Buenos Aires, Argentina, em 1931, por Sylvio de Magalhães Padilha, nos 400 metros com barreiras, e Joaquim Duque da Silva no lançamento do dardo. Já o primeiro título por equipes do Brasil foi conquistado em 1937, em São Paulo.

As Provas

As corridas são, de certa forma, a expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista estratégia e técnica implícita para praticá-la, a corrida requer basicamente um bom condicionamento físico do atleta.

Considerando a distância, as corridas dividem-se em curta (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros, média distância (800 metros e 1500 metros); e longa distância (5000 metros ou mais). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de barreiras colocadas no percurso.

Nas corridas de tiro rápido a explosão muscular na largada é determinante no resultado. Por isso é que existe um posicionamento especial (os pés apoiados sobre o bloco de largada, fixado na pista, e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão). As queimadas dos atletas (quando eles saem antes do tiro de largada são frequentes).

Se um competidor sai antes do tiro 3 vezes está desclassificada. Já nas provas mais longas a largada não tem um papel decisivo e, por isso, os atletas costumam sair para a corrida em pé. A Maratona é uma corrida que segundo a história do esporte, Filípides, um soldado grego teria percorrido, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas.

O nome Maratona foi dado, pois esse trecho percorrido era entre a planície de maratona (local da batalha) e Atenas. A prova envolve uma grande resistência física. O atleta tem que percorrer um percurso estabelecido em 42 km e 195 metros.

Os arremessos e lançamentos envolvem o arremesso de peso, lançamentos de martelo, disco e dardo. São feitos de áreas limitadas. A partir dessa marca é contada a distância do arremesso e dos lançamentos. Normalmente as competições envolvem várias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas.

atletismo nos jogos olímpicos tóquio 2020 1024x535 1
O que é Atletismo? Conheça tudo sobre esse esporte

O arremesso de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7.26 kg para os homens e 4 kg para as mulheres. O martelo é similiar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir momento linear à esfera e assim atingir uma distância maior.

Já o disco é um pouco mais leve, pesando 1 kg para as mulheres e 2 kg para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens. As provas de salto são dividas em salto vertical (salto em altura e com vara) e horizontal (salto em distância e o triplo). No salto em distância e triplo os atletas tomam impulso em uma pequena pista até a área demarcada, indicando o limite máximo de corrida antes do salto.

O objetivo é saltar a maior distância possível (ou seja o mais longe que conseguir). É importante destacar que vale o ponto de aterrissagem mais próximo à marca de salto. Por exemplo, se depois de cair o atleta apoiar a mão num ponto qualquer da caixa de areia, anterior ao local onde caiu, será marcada a distância até esse ponto.

Já o salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal. O atleta estabelece uma altura que julga ser possível pular e tem algumas chances para ultrapassá-la. Se conseguir, deve elevar a barra alguns centímetros, e tem novas tentativas. Gradualmente chega a seu limite, e não consegue ultrapassar a altura que será sua marca. O salto com vara tem o mesmo embasamento.

Existem também as modalidades combinadas. O Decatlo é uma prova masculina que envolve 10 modalidades diferentes, realizadas em dois dias de prova. No primeiro dia o atleta participa dos 100 e 400 metros rasos, salto em distância, em altura e arremesso do peso. Já no segundo dia são feitas as provas de 110 metros sobre barreiras, lançamento de disco e de dardo, salto com vara e 1.500 metros rasos.

atletismo 5 8244460
O que é Atletismo? Conheça tudo sobre esse esporte

Já o Heptatlo é a prova feminina. Ela engloba sete modalidades, realizadas em dois dias. No primeiro, as atletas realizam as provas de 100 metros sobre barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200 metros rasos e, no segundo, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos.

FAQ sobre atletismo

O atletismo é uma coisa que sempre tem mudanças e inovações, nesta parte do artigo vamos responder algumas perguntas para que que você tenha noção das perguntas mais frequentes em relação a esse tema.

Quais o benefícios de ser um atleta?

Você pode ter certeza que é só benefícios ser um atleta, além de ser uma coisa que vai beneficiar seu corpo e alma, dependendo do seu foco e empenho você pode até viver disso.

Como ser um atleta?

Muitos atletas treinam desde pequenos para seguir esse caminho, eles sabem o que querem e dedicam grande parte da sua vida para seguir por esse sonho, mas essa não é a unica maneira de se tornar um atleta, muito jovens talentosos são descobertos por acaso e se dão bem nesse ramo.

Atletas são valorizados?

Depende, temos que reconhecer que sem fama e destaque muitos atletas passam por muitos sufoco que poderiam ser evitados se esses atletas tivessem o minimo de apoio, alguns são sortudos e conseguem ser vistos pela mídia e se dão muito bem.

Quanto tempo leva para uma pessoa se tornar um atleta?

Isso é muito relativo pois tecnicamente você é um atleta se está praticando um esporte, mas você se torna um atleta profissional quando começar a se dedicar muito a isso e passa a receber.

O que é Atletismo e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre o que é atletismo e quer continuar aprendendo com nossas dicas em diferentes disciplinas e temas, aproveite para ler mais de nossos artigos e se informe, encontre atividades, dicas e sugestões para uma aula melhor.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *